domingo, 21 de janeiro de 2018

Resenha:Tartarugas Até Lá Embaixo


Livro:Tartarugas Até Lá Embaixo
Autor:John Green
Páginas:256
Editora:Intrínseca
Tradução:Ana Rodrigues


Sinopse

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.



Oi gente!Tudo certinho com vocês?Espero que o domingo de vocês tenha sido tranquilo,aproveitando para recarregar as baterias pra iniciar bem a semana.
Vamos com mais uma resenha?Falei pra vocês que um dos objetivos do blog esse ano é ter mais resenhas e até agora pelo menos tenho conseguido cumprir isso.
O livro escolhido de hoje é um que foi lançado em Outubro do ano passado,causou um rebuliço no mundo booktube e na blogosfera.Depois de tanto tempo ausente,finalmente John Green nos presenteia com um livro inédito:Tartarugas Até Lá Embaixo,publicado pela editora Intrínseca.



Aza Holmes é uma jovem que procura lidar com o TOC da melhor maneira possível.Ela vai à escola,e cada dia é uma batalha a ser enfrentada dentro da sua mente.
Eis que surge uma situação que faz com que ela tenha que sair um pouco da vida que leva:o bilionário Russell Pickett está desaparecido e uma recompensa está sendo oferecida para quem conseguir encontrá-lo.Em busca da recompensa,a amiga de Aza,Daisy,consegue convencê-la a partir em busca do bilionário.
Para começar,as meninas vão ter que começar por onde podem conseguir alguma fonte de informação:Davis,filho do bilionário e amigo de Aza.
A partir daí,começa uma jornada através do desconhecido,onde alguns segredos serão descobertos,um sentimento pode aparecer,mas acima disso:uma viagem através da mente de Aza



"Mas eu estava começando a entender que a vida é uma história que contam sobre nós,não uma história que escolhemos contar."



Certamente que primeiro de tudo precisamos falar de Aza Holmes.Acredito que através dela podemos ver muito do John Green (ele também tem TOC).O emocional para criação do personagem nesse caso foi muito intenso,porque com certeza John Green quis contar um pouco dele mesmo pelos olhos da Aza,como ele lida com as situações no dia a dia,como é conviver com ele mesmo,como se sentir preso da própria mente em muitas situações.....e de fato ele conseguiu mostrar,se não tudo obviamente,pelo menos um panorama geral da situação,nos aproximando aos poucos da personagem.
A escrita do John está melhor aqui do que nos outros livros.Esse tempo parado com certeza fez muito bem.Lógico que algumas coisas me incomodaram.Uma delas foi a história em si.No quesito emoção,empatia,desenvolvimento do personagem,descrições o autor foi impecável,mas no geral temos uma história um tanto quanto parada.Isso não me incomodou o tempo todo,mas em algumas partes foi algo um tanto quanto cansativo,mas foram poucas partes.



"O verdadeiro terror não é ter medo,é não ter escolha senão senti-lo."



Outra coisa que me incomodou foi o início de um romance.Não é por ter um romance na história,é só que não me convenceu em nenhum momento.Aliás no contexto geral não vi necessidade de ter um romance,poderia ter focado mais na parte da amizade.
O relacionamento entre Davis e o pai é algo que vamos vendo,não é dos melhores.Mesmo assim ele precisa saber o que aconteceu com o pai,principalmente para poder contar a verdade a seu irmãozinho.(um dos melhores personagens do livro!)



"Os adultos pensam que sabem controlar o poder,mas na realidade é o poder que acaba controlando os adultos."



A parte do mistério foi bem desenvolvida,com cenas de descobertas bem interessantes,diálogos bem construídos e leves.
As peças do quebra cabeça estão todas espalhadas e até certo ponto confusas,mas o autor vai montando junto conosco cada peça desse mistério.Na verdade lá no fundo a gente sabe o que aconteceu ou pelo menos desconfia,mas entender o porquê é o grande questionamento desse suspense.
Nessa jornada em busca do bilionário,a relação entre os personagens é estreitada,dando a oportunidade dos personagens se conhecerem melhor.E nessa busca,vamos conhecendo mais a fundo um pouco da Aza e como funciona o TOC na sua vida.É como ela mesma define,é uma espiral que vai descendo,descendo.....



"A vida é uma sequência de escolhas entre incertezas."



Outro detalhe interessante é ver como as pessoas ao redor de Aza reagem com o TOC.O autor consegue dar o panorama dos dois lados,o que achei bem bacana.E a empatia que temos com os personagens é inacreditável!Dá vontade de entrar no livro e conversar com a Aza,aconselhar e entender ainda mais por tudo o que ela passa.
Por mais que a história seja intensamente emocional,nossa personagem principal em momento algum se faz de fraca,pelo contrário,ela tenta viver sua vida da melhor maneira possível,com seus sonhos e aspirações.E aí vem a grande mensagem do autor:é possível conviver com o TOC,não é porque você tem que precisa desistir dos seus sonhos.
Tenho vários amigos que possuem a doença,então sei um pouco de perto o que é passar por essa situação e não é nada fácil.Muitas situações dentro do livro consegui inclusive reconhecer,o que me tocou bastante.



"Somos tanto o fogo,quanto a água que o extingue.Somos o narrador,o protagonista e o coadjuvante.O contador da história e a história em si.Somos alguma coisa de alguém,mas também o nosso eu."



No geral,foi um livro bem legal,bem tocante e que coroa a volta do nosso querido João Verde kkkkkkkkk
Não foi meu livro preferido dele,mas está entre os três.Meu preferido continua sendo Quem É Você Alasca? mesmo com aquele final haahhahahahhaha
Pude comprovar aqui porque Tartarugas Até Lá Embaixo conseguiu tantos elogios e tantas resenhas positivas.De fato é uma leitura que chama muito a atenção e nos conecta demais com a trama.
Quem ainda não teve a oportunidade de ler nada do John Green,fica aí uma dica para começar!



"A gente escolhe os nossos finais e os nossos começos.Podemos escolher a moldura,sabe?A gente pode até não decidir o que aparece na foto,mas a moldura é a gente que decide."




E aí gente,gostaram da resenha?Fico muito feliz em comentar de um livro do nosso querido João Verde depois de tanto tempo de ausência dele.
Esperamos que ele não demore tanto a trazer o próximo livro kkkkkkkkkkk
Só um recado agora:TOC é sério,muitas vezes a pessoa não consegue passar por isso sozinha,precisando do apoio dos amigos e às vezes até acompanhamento psicológico.
Se conhecem alguém que tenha TOC,procurem entender mais sobre,não julguem e sim ajudem!
Galerinha por hoje então é só,não esqueçam de comentar o que achararam,se já leram,se querem ler,o que acharam do retorno do autor.....
Vou indo nessa então,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!
Ótima semana pra vocês!

9 comentários:

DIVAGANDO PALAVRAS disse...

Oi Cláudio.
Ótima resenha, este livro está na minha lista de desejados, mas gostei que você pontuou os pontos positivos e principalmente os negativos.
Quem sabe consigo fazer essa leitura em breve e conferir a volta do João Verde ops John Green.
Beijos

Divagando Palavras
www.divagandopalavras.com

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Fiquei sabendo que o João Verde tem TOC quando ele estava divulgando esse livro. Deve ser uma situação bem estressante, no mínimo.
Gente, não sei por que insistem em romances nos livros YA. Existem também amizade entre homem e mulher tá minha gente.
Beijos
Balaio de Babados

Jessica Andrade disse...

Oi Cláudio.

Estou querendo muito ler esse livro do John pois muitas pessoas falaram bem dele. Não são todas as histórias dele que me agradam, mas não custa tentar com esse rsrs.
Adorei a resenha.
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Siiiiim sou fã confessa do João Verde e estou roendo as unhas de ansiedade para ler esse livro.
Fiquei instigada na época do lançamento pelo fato de ser "autobiográfico" no sentido do TOC gente eu que me acho meio estressada com esse negócio de deixar o gás aberto :/ imagine ter o psicológico afetado constantemente???
Gostei bastante de vc falar sobre os aspectos negativos tb.
Parabéns pela sinceridade é isso que cria identificação, coerência e credibilidade.
Por isso que estou sempre por aqui, sei que posso confiar.
Excelente semana pra ti
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Aline!
Obrigado :)
É uma leitura que vale muito a pena ser feita,mas tem os seus altos e baixos,não podia deixar de falar sobre eles.
Espero que goste do livro,depois me diz o que achou :D
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Acho que tinha ouvido falar muito tempo atrás,mas por alto que ele tinha OC,mas só depois que ele lanço esse livro que isso foi mais divulgado.Muito estressante,é complicado pra quem vê de fora,fico imaginando pra quem passa pela situação.
Não é?Uma história de amizade bem contada cai muito bem nos livros YA,sou muito a favor dos autores do gênero explorarem mais esse lado nos livros.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Jessica!
Vale muito a pena.Sei que muitas pessoas tem uma relação de amor e ódio com o autor,mas pelo menos aqui ele conseguiu cativar o leitor e nos fazer ter mais empatia com os personagens.
Espero que goste!
Obrigado :)
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
hahahahahahahah
Não digo que sou fã,mas gosto bastante dele,mesmo ele tendo escrito O Teorema Katherine kkkkkkkkkkk
Acho que esse lado autobiográfico deu uma carga emocional e empática bem bacana pra história.
Deve ser uma situação mega estressante,não consigo imaginar lidar com isso a cada instante.
Ahhhhh obrigado,você é uma querida e sempre muito bem vinda aqui!
Procuro sempre abordar os dois lados em uma resenha.Mesmo numa resenha negativa eu gosto de falar dos pontos positivos também,acho muito importante pra dar uma ideia geral do livro :)
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Hi!
Thanks dear.
I follow you too! :D

Postar um comentário