sábado, 17 de fevereiro de 2018

Resenha: Turma da Mônica Jovem:Uma Viagem Inesperada


Livro:Uma Viagem Inesperada
Autoras:Babi Dewet,Melina Souza,Carol Christo e Pam Gonçalves
Editora:Nemo
Páginas:336



Sinopse

Pergunta: O que pode acontecer numa viagem inesperada? Resposta: Tudo. As personagens da Turma da Mônica Jovem estão reunidas, pela primeira vez, em um livro de contos. Mônica, Magali, Marina e Denise embarcam em aventuras inéditas, cada uma com um destino especial. Mônica parte rumo à Coreia do Sul, em um tour inesquecível, repleta de k-pop, cores e aventuras. Magali tem seus planos virados de cabeça para baixo e acaba em Paraty, onde gastronomia e novas amizades se misturam. Marina desenvolve um novo lado artístico em Londres – com direito a chá, saudades e encontros e desencontros. E Denise, por ter se metido numa encrenca, é mandada de castigo para um acampamento na Serra Catarinense. Prepare as suas malas e acompanhe as garotas em viagens pelo Brasil e o mundo, com romances, confusões e aventuras.



Oi pessoal!Como vocês estão?Espero que muito bem,que tenham tido um sábado maravilhoso.E como prometi colocar algumas resenhas em dia,quero conversar com vocês sobre um livro que já tem um tempinho que li,mas fui adiando a resenha dele,mas agora não tem jeito:hoje é dia de falarmos sobre a turminha mais querida do Brasil,dessa vez na visão de 4 autoras fantásticas:Turma da Mônica Jovem:Uma Viagem Inesperada,das autoras Babi Dewet,Carol Christo,Melina Souza e Pam Gonçalves.


São quatro contos escritos por elas,cada um na visão de uma personagem feminina da Turma da Mônica e claro,todos eles se passando em uma viagem inesquecível que irá aquecer nossos corações e nos fazer voltar alguns anos no tempo.
Preparados?






Uma Aventura Na Coreia do Sul
Babi Dewet


Primeiro conto é da minha querida Babi Dewet e ela irá escrever sobre a Mônica.
Já imaginaram a Mônica na Coreia do Sul?Pois é exatamente isso que veremos nesse conto.
Em uma aposta com Cebolinha,ela se inscreve em um concurso da rádio local,já que perdeu a aposta.E os dois vencedores desse concurso irão ganhar uma viagem para Seul.E não é que a nossa dentucinha acaba ganhando o concurso?
Nervosa,com muito medo do que espera por ela na Coreia,ela se arrisca.Por lá ela irá conhecer pessoas bacanas,costumes do local,se aventurar pelo mundo do K-Pop,sofrer com a dificuldade do idioma,mas acima de tudo:aprender mais sobre ela mesma.
O que será que a nossa dentucinha irá aprontar por lá?











Um Menu de Surpresas
Carol Christo


Aqui temos Carol Christo escrevendo um conto sobre a comilona mais famosa dos quadrinhos,Magali.
Como fato sabido,ela é namorada do Quinzinho até hoje e os dois são muito apaixonados.As férias chegam e ela já tem tudo esquematizado para passar os dias com o seu amor.Ela só não contava com uma coisa:sua tia está doente e seus pais resolvem passar uns dias com ela pra ajudar no que fosse preciso.
De maneira alguma seu pais vão deixar Magali sozinha em casa,então é claro que vão levá-la junto,jogando um balde de água fria em seus planos.
Contrariada,ela está determinada a ficar o máximo de tempo possível dentro de casa,mas é claro que seus pais não vão deixar assim tão fácil.
Sendo assim,ela acaba se vendo obrigada a sair para explorar a cidade de Paraty,onde irá conhecer pessoas legais,que vão fazer seus dias melhores ali e quem sabe,alguém irá mexer com o coração dela?Nossa Magali com certeza terá muito em que pensar e algumas escolhas a fazer....












Londres Para Leigos
Melina Souza


A querida da Mel nos mostra um pouquinho sobre a Marina,um dos personagens que mais gosto da turminha.
Ela acaba ganhando um super presente dos pais:um curso de fotografia em Londres.Lógico que ter uma oportunidade dessas é maravilhosa,mas ela vai ficar com saudades do Franjinha,sem falar que ela vai estar em um país completamente desconhecido,mas espera que o curso possa contribuir na sua maior paixão que é o desenho.
Ela se vê meio perdida na aula,no meio de tantas pessoas experientes no assunto e ela leiga.Para piorar,o professor já lança o projeto final e ela não tem ideia de como vai fazer.
Mas não é o que o imprevisível vai atuar na sua vida?
Algumas pessoas vão ajudá-la a ver Londres de uma maneira diferente,a sentir o local,o clima,a paixão dentro dela mesma.Pode ser que um tal Peter mexa com ela de uma maneira inesperada.
Como conciliar seus sentimentos,a saudade de Franjinha com a pressão de conseguir fazer um bom trabalho para apresentar totalmente fora da sua zona de conforto?










Férias Na Serra Catarinense
Pam Gonçalves


E pra finalizar,temos o último conto,que é o da Pam Gonçalves escrevendo sobre a Denise.
Quem conhece mais a personagem,sabe que ela moda,tecnologia e redes sociais.Celular é item obrigatório pra ela.Só que ela acaba exagerando e esquece de colocar o celular no silencioso ou até mesmo desligá-lo durante a aula.Resultado:ele acaba tocando no meio da aula.
Como forma de "castigo",seus pais resolvem mandar ela para o sítio da sua tia,que também funciona como colônia de férias.
Sinal de celular por lá?Esquece.
Internet?Nem conte com isso.
Por lá ela acaba conhecendo Douglas,um jovem que não perde a oportunidade de implicar com ela,principalmente pelo seu total mal humor pela falta de tecnologia na cidade.
Através dele,Denise acaba sabendo que sua tia está com sérios problemas no sítio.Tudo isso porque as crianças estão preferindo outra colônia de férias ali perto,deixando sua tia com um problema nas mãos.
Determinada a ajudar,Denise vai precisar usar sua criatividade para ajudar a tia e vai precisar da ajuda de Douglas para isso.Juntos,eles vão trabalhar pesado para tornar o sítio mais atrativo. 
Será que desse auxílio podemos esperar rolar algum sentimento?
De repente o sítio não parece ser um lugar tão ruim assim.....





Bem gente,vou falar agora minhas opiniões gerais sobre o livro.Amo a Turma da Mônica,mas não tinha me aventurado ainda nas histórias da Turma da Mônica Jovem.Acho que eu preferia ficar com a imagem dos personagens como crianças mesmo.
Só que o lançamento desse livro veio pra derrubar isso em mim,muito pelo fato de ter duas autoras que amo muito:Babi Dewet e Pam Gonçalves.
E logo no primeiro conto já fui conquistado.Que coisa mais incrível acompanhar os personagens depois de tanto tempo e nessa fase mais jovem,repleta de descobertas.
Desbravar novos mundos,descobrir um pouco mais de si mesmo,enfrentar desafios,tomar decisões importantes,assumir responsabilidades.....são algumas coisas que encontramos aqui e que os nossos personagens vão descobrir ao longo das histórias.


É muito interessante descobrir junto com a turminha costumes de outros países e até mesmo de cidades dentro do nosso país.Explorar a cultura e aprender mais é sempre importante.
Cada autora tem um pouco de si em cada conto,mas sem tem uma que com certeza podemos ver no seu conto cada detalhe da sua escrita foi a Babi Dewet.Quem acompanha o trabalho da autora,sabe que ela é mega fã de K-Pop e suas histórias têm sempre uma ligação muito forte com a música.E no seu conto não foi diferente,só que dessa vez ela explorou bem mais a cultura coreana.


Foi meu primeiro contato com a escrita da Carol e da Mel.E fiquei muito feliz com o que vi no conto delas.São escritas muito delicadas,com muita leveza,principalmente o da Mel que me conquistou pela simplicidade e pelas lições durante a história.Sem falar que se passa em Londres.
Minha grande preocupação e medo quando iniciei essa leitura era comparar a escrita das autoras com a do Mauricio,achei que seria inevitável.Mas em nenhum momento fiz essa comparação.A leitura flui tão bem,com histórias tão envolventes,tão lindas e com muita personalidade,que a gente esquece que são personagens criados pelo Mauricio,parece que foram criados por cada autora.Elas tem muito mérito nisso.
Outro detalhe interessante é que são contos muito bem amarrados,com início,meio e fim,sem necessidade de colocar detalhes a mais ou deixaram de incluir alguma coisa,são muito fechadinhos mesmo.



Ver questões que nos parecem tão familiares,como o primeiro amor,a necessidade de se estar com o (a) namorado (a) a todo o momento,momentos de transição nos remetem ao nosso tempo de adolescência.E esse sentimento nostálgico foi tão presente e gostoso ao longo da leitura que é impossível não se reconhecer em algumas situações e terminar a leitura com um suspiro de nostalgia e com o coração repleto de lembranças.Ver os nossos personagens passando por essas questões nos torna ainda mais íntimos deles.


Achei muito bacana que por mais que as autoras tenham colocado suas personalidades nas histórias,nenhuma delas descaracterizou os personagens originais.A gente consegue enxergar perfeitamente a Mônica,a Magali do jeito que elas são,só que mais velhas,mas bem reconhecíveis.Isso foi maravilhoso,porque elas poderiam ter ido para um caminho onde os leitores não reconhecessem os personagens originais e acho que aí não ficaria bacana.


A diagramação do livro está bem confortável,uma fonte muito boa,com ilustrações ao longo do livro,mas acho que elas poderiam ser coloridas.Mesmo assim elas são lindas!
Realmente as autoras conseguiram nos fazer embarcar em uma viagem inesquecível;uma viagem repleta de lembranças,aprendizados,descobertas,amor e amizade.E é por isso que ter tido essa experiência de leitura só me fez ficar ainda mais fã dessa turminha do Limoeiro.Aliás,me fez redescobrir meu amor pelas histórias da turminha.
Quem não gosta tanto assim de contos,tenho certeza que vai se identificar bastante com esse livro e vai terminar de ler com um sentimento muito gostoso e com vontade de ir direto pra banca de jornal mais próxima e comprar um monte de gibis kkkkkkkkkkkk
Embarquem sem medo nessa viagem!


É galerinha,que resenha mais gostosa de ter feito.Voltei alguns anos no tempo.Parece que estou revendo todos os gibis que eu tinha.Acho que quando algo assim acontece,é porque a história cumpriu bem o seu papel.
Espero muito que tenham curtido a resenha.Não esqueçam de comentar o que acharam,quem já leu,se querem ler.....
Pessoal por hoje então é só,vou indo nessa.
Nos vemos na próxima postagem!
Ótimo domingo pra vocês! 

8 comentários:

Nessa disse...

Oie
Estou curiosa por este livro, além de gostar de contos gosto muito das autoras.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Por ser da turma da Mônica, já quero! Ajuda mais que eu amo contos.
Beijos
Balaio de Babados
Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Louca para ler esse livro!
Além de ser icônico, Turma da Mônica né????? são contos e estou in love com esse gênero.
E as autoras devem ter feito narrativas bem diferentes entre si, sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
Excelente semana pra ti
Bjsss Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Na Nossa Estante disse...

Oi Cláudio, tudo bem? Eu adoro qualquer coisa da Turma da Mônica e sendo contos de autoras tão reconhecidas, me faz ter mais curiosidade ainda!! Adorei suas fotos!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
Vale muito a pena.São contos muito gostosos de ler e ainda mais com os personagens da turminha...torna tudo melhor!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Impossível não querer quando vemos que são da Turma da Mônica né?Nem pensei duas vezes quando comprei hahahahaha
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Menina amei demais todos os contos.As autoras são ótimas,os personagens apaixonantes..difícil não querer ler kkkkkkkkk
Não era muito fã de contos,mas só tenho lidos livros ótimos desse gênero.Espero continuar assim kkkkkkk
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mi!
Tido ótimo e você?
Somos dois,essa turminha continua arrasando após tanto tempo.
Obrigado!
Beijos!

Postar um comentário