domingo, 18 de fevereiro de 2018

Resenha:Harry Potter e a Câmara Secreta


Livro:Harry Potter e a Câmara Secreta
Autora:J.K.Rowling
Páginas:224
Editora:Rocco
Tradução:Lia Wyler



Sinopse

Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante.






Oi gente!Como vocês estão?Espero que tenham passado um final de semana bem bacana.Agora acabou de fato o Carnaval,hora de começarmos o ano kkkkkkkk
E começando a semana bem,vamos de resenha.E continuando com o projeto de releitura de Harry Potter,vamos sempre falar de um livro da série por mês.E o livro desse mês é o segundo da série:Harry Potter e a Câmara Secreta,da autora J.K.Rowling.



Harry Potter está de férias da escola de magia e bruxaria de Hogwarts.Ele ainda não acredita em tudo o que viveu no ano anterior e não vê a hora de retornar.
Como os Dursley não sabem que ele é proibido de fazer magia fora da escola,ele utiliza isso a seu favor para ter mais tranquilidade dentro da casa.Ele só estranha não ter recebido notícia dos amigos.
Uma presença estranha aparece em seu quarto:Dobby,o elfo doméstico.Ele veio alertar para perigos e tramas obscuras que estão para acontecer em Hogwarts.Uma trama tão perigosa que ele veio dizer para Harry não voltar para a escola,mas é claro que ele não pode fazer isso.
Harry precisa e vai voltar para a escola,mas mistérios e perigos o estão aguardando.Uma antiga lenda vem à tona aterrorizando o castelo:o herdeiro de Sonserina e a Câmara Secreta,fazendo vítimas e causando um ambiente de extrema preocupação.A menos que o culpado seja apanhado,Hogwarts precisará ser fechada.Harry vai contar com a ajuda de Rony e Hermione novamente para apanhar o responsável e trazer a paz novamente para o castelo.
Estaria Voldemort por trás dos acontecimentos ou temos um novo inimigo surgindo?


Posso falar que esse é o livro que menos gostei da série?Não significa que eu não tenha gostado dele,mas em comparação com os outros foi o que menos me envolveu.
Muito embora ele seja um dos mais importantes para os acontecimentos dos próximos livros,mas deixa eu ficar quieto antes que eu fale demais kkkkkkkkk
Aqui nós começamos a entender mais um pouco a história de Harry.Sem falar que vamos vendo o amadurecimento não só dele,mas como dos demais personagens.Vamos conhecer também a história do passado de Hogwarts e de alguns outros personagens,o que vai deixando tudo mais interessante ao longo da leitura.


"São as nossas escolhas,Harry,que revelam o que realmente somos,muito mais do que as nossas qualidades."


A escrita da J.K Rowling é ótima para ligar os pontos dessa história,fazendo a conexão do passado com o presente e deixando um gancho para acontecimentos futuros,onde várias coisas vão fazendo mais sentido pra gente.
O ritmo da narrativa é bem intenso em muitas partes.A autora consegue nos manter no suspense em várias cenas.
O desenvolvimento dos personagens foi sendo mais explorado,ficando mais claro a personalidade de cada um,o que vai nos conectando mais com um o ou outro.Particularmente a Herminone se destaca ao longo da história,sendo muito importante para os acontecimentos.
Achei o suspense e a trama mais trabalhada aqui,explorando bastante as cenas de ação no início e na metade do livro.
Mas por que esse foi o que menos gostei da série?Porque por mais que a narrativa da autora tenha sido intensa em muitas partes,as outras partes são muito lentas,achei uma quebra de ritmo muito desproporcional entre as cenas.
O mais importante aqui foi preparar o leitor para as continuações.Preparar um terreno que será explorado.Alguns fatos que achamos isolados poderão voltar nos próximos livros e quando voltarem estaremos ainda mais familiarizados com o que aconteceu.


"Você vai descobrir que só terei realmente deixado a escola quando ninguém mais aqui for leal a mim.Você também vai descobrir que Hogwarts sempre ajudará aqueles que a ela recorrerem."


Como temos uma história que vai tendo muitas cenas do passado,é sempre necessário tomar um cuidado a mais para que esses momentos flashback não fiquem monótonos.Na maior parte ela conseguiu,mas em outras faltou um pouco mais de dinamismo,até porque todas essas cenas do passado são extremamente importantes para a história atual e para a continuidade da série.
No geral,foi um livro muito tranquilo,que trabalhou muito o passado e fortaleceu ainda mais os laços de amizade entre Harry,Rony e Hermione.Não foi o melhor livro,mas ele tem a sua importância e muita importância.Gostei sim,tem personagens que me cativaram bastante e outros que me fizeram morrer de rir kkkkkkkkkk
Quando a autora deixa alguma ponta solta,tenha certeza que não é por um acaso.Aguarde que você irá ter respostas.
Mas o diferencial é a magia que a autora conseguiu imprimir,tudo com muita inocência e envolvimento,com personagens muito próximos dos leitores.E essa relação só vai evoluindo e nos encantando.
Já tô muito na expectativa de começar a reler o terceiro livro!


Bom gente,espero que tenham gostado da resenha de hoje.Sempre que pego um livro de HP pra resenhar é um enorme prazer e uma viagem indescritível.Como esse mundo é fascinante,mesmo depois de tanto tempo.Queria pegar logo os outros pra reler,mas estou respeitando o tempo kkkkkkk
Galerinha por hoje então é só,não esqueçam de comentar o que acharam,se já leram,se querem ler....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Ótima semana pra vocês!
Grande abraço!

6 comentários:

Tamara Mansur disse...

Olá Cláudio! Tudo bem?
Ahh que bom ver resenha de harry potter por aqui, eu sou apaixonada pela saga! foi um dos primeiros livros que li na vida! e realmente, concordo com você, esse não foi dos melhores, mas de extrema importância!!
beeijo

https://lecaferouge.blogspot.com.br/

Caverna Literária disse...

Oi, Cláudio!

Realmente, agora é que começa o ano hahah eu tenho muita vontade de ler HP, mas como assisti todos os filmes, tenho uma certa preguiça de ler a série toda, acredita? Mas adorei a sua resenha, me deu um ânimo pra dar uma chance pra obra que certamente é extraordinária

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Tamara!
Essa releitura de HP tem me feito muito bem e ter a oportunidade de resenhar cada um deles está sendo fantástico!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!
Não é?hahahahahaha
Não leu?Menina lê logo,te garanto que assim que você terminar o primeiro vai querer pegar os outros em sequência kkkkkkkkkk
Que bom!Depois que ler me conta se gostou!
Beijos!

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Puxa agora deu mais vontade ainda de reler a saga!
VC e suas resenhas apaixonantes.
Acredita que não lembro mais de detalhes? Lembro que achei meu favorito da série, HP é o prisioneiro de Azkaban, mas não lembro de detalhes dos livros.
Pensei em alguma coisa como um livro de narrativa não linear e que fazia uma ponte entre o primeiro e o próximo, mas importante.
Adorei rever!!!!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Tá sendo uma delícia essa releitura,super recomendo fazer amiga.
Ahhhhh você que é uma querida!
Muita coisa ainda lembro por conta do filme,mas tem aqueles detalhes que só tem no livro.O mais bacana é ter um ponto de vista da saga depois de ter lido pela primeira vez há muito tempo.
Meu preferido na época foi o A Ordem da Fênix,se eu não me engano.
É bem assim mesmo,é uma preparação para os próximos acontecimentos,o que faz dele um livro super importante.
Que bom! :D
Beijos!

Postar um comentário