domingo, 11 de fevereiro de 2018

Resenha:O Duque e Eu


Livro:O Duque e Eu
Autora:Julia Quinn
Páginas:288
Editora:Arqueiro
Tradução:Cássia Zanon



Sinopse

Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo.
Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta.
Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida



Oi gente!Como vocês estão?
Espero que estejam aproveitando bastante esse feriadão de Carnaval.Pra quem gosta,espero que estejam animados na folia,com os blocos,com as escolas de samba....
Pra quem não curte (tâmo junto!),espero que estejam aproveitando da melhor maneira possível.No meu caso aproveitando pra colocar as séries em dia e as leituras também.
Hoje vamos começar a falar de uma série que é super comentada e mega defendida pelos leitores:O Duque e Eu,da autora Julia Quinn publicado no Brasil pela editora Arqueiro.


Simon Basset teve uma infância bem complicada.Ele teve alguns problemas no desenvolvimento da fala e por conta disso,foi desprezado pelo pai.
Ele estava determinado em superar isso e provar para si mesmo e para seu pai que seria capaz de falar e ser o homem que ele esperava que fosse.
Ele cresceu e se tornou o duque de Hastings,um dos solteirões mais cobiçados da sociedade.Só que ele não planeja se casar nunca.
Ele acaba retornado para Londres depois de alguns anos ausente e através do seu amigo Anthony Bridgerton ele acaba sendo reintegrado a sociedade.Nesse processo ele acaba conhecendo Daphne,a agradável irmã de Anthony.
Espirituosa.inteligente,dona de um humor sagaz,ela caba tendo problemas para encontrar um pretende para se casar.
Notando isso,Simon tem uma ideia e propõe a Daphne:ele irá cortejá-la afim de atrair mais pretendes para ela e manter as jovens solteiras longe de si mesmo.
Ele só não contava que a pessoa de quem ele mais devia se afastar é justamente de quem ele mais se aproximou.Esse sentimento pode ser o paraíso....ou a morte dele.






E não é que finalmente tomei vergonha na cara pra começar a ler Os Bridgertons?kkkkkkkkk
Como já falei,pretendo ler um livro da série por mês.
E em Janeiro foi o mês de começar esse projeto.
Já estava otimista,porque gostei do quarteto Smythe-Smith e como todo mundo fala que Os Bridgertons é bem melhor,já sabia que poderia esperar coisa boa.
O que mais me encantou nessa leitura foi a forma como a autora consegue trabalhar o humor com o romance,sem fazer com que a história fique sem graça ou exagerada nesses aspectos.
E com base nisso ela vai construindo os personagens e as situações ao longo da trama.
Ela não esquece o desenvolvimento da história.Mesmo com o lado comédia romântica bem intenso,ele não é colocado como forma de preencher as páginas.A autora vai trabalhando  de forma objetiva pra chegar até onde finalmente ela deseja.


"... Se eu pudesse lhe dar o mundo,você sabe que eu daria,não sabe?
- Eu só quero você - disse ela baixinho - Não preciso do mundo,só do seu amor."


A criação dos personagens é algo que merece destaque.Simon é um rapaz que enfrentou muita dificuldade ao longo da sua infância,crescendo sem a mãe que morreu no parto,sem o amor do pai que o rejeitava pelo seu atraso de desenvolvimento.E isso teve sérios impactos ao longo do seu crescimento.Ele cresceu sempre com a sombra do pai o assombrando,sempre lutando para fazer as coisas de jeito que ele desafiasse o pai.Com isso,ele acabaria esquecendo dele mesmo.
Daphne é uma jovem encantadora.Uma personalidade muito intensa,que acaba causando espanto em muitas pessoas,mas que acaba fazendo com que nós leitores gostemos dela praticamente desde a primeira aparição.


"Mas,enquanto subiam juntos em direção aos outros,ela não pensava em sua família,nem no observatório,tampouco em longitude.Em vez disso,perguntava-se por que estava sentindo a estranha necessidade de jogar os braços ao redor do duque e nunca mais soltá-lo."


O legal da escrita desse primeiro livro é que consegui me inserir mais no contexto de época do que nos do quarteto Smythe-Smith.De fato parecia que eu estava ali do lado,interagindo com os personagens a todo o momento.
Melhor personagem pra mim é a matriarca da família Bridgerton,Violet.Os puxões de orelha que ela dá nos filhos rendem cenas hilárias.Inclusive a relação familiar é muito bem construída e trabalhada pela autora.Por mais que os filhos não sejam exatamente do jeito que ela deseja,todos a respeitam e a amam e estão sempre prontos também a defender os membros da família.
E temos um personagem misterioso que aparece sempre no início de cada capítulo:Lady Whistledown,responsável pela Crômicas da Sociedade de Lady Whistledown,onde ela conta as fofocas da sociedade.Rende boas gargalhadas também e em determinada altura da história ficamos curiosos pra saber quem ela é.


"Simon passou a mão pelo rosto,apertando as têmporas com o polegar e o indicado.Estava morrendo de dor de cabeça.E Daphne...meu Deus,ela estava cada vez mais próxima.Ela estendeu a mão e tocou em seu ombro,acariciou seu rosto.Ele não era forte o bastante.Pelo amor de Deus,ele não ia ser forte o bastante."


O que me perturba um pouco na escrita da autora é que em alguns momentos ela muda de narrador ao longo do próprio parágrafo ou frase.Isso acaba confundindo um pouco.Pra quem não está acostumado pode irritar em primeiro momento,mas depois que se acostuma,que já estamos esperando por isso,nem ligamos mais,apesar do fato em si estar ali.Só acho que ela podia modificar um pouco isso.
O romance em si foi conduzido de uma forma muito simples,mas colocando sempre aqueles obstáculos a serem ultrapassados pelos personagens.Clichê?Talvez sim,mas se bem escrito isso funciona bem,ainda mais em romances de época.Temos que lembrar que naquela época as situações eram meio clichês mesmo,então faz parte.Só que mesmo tendo o romance como o ponto chave do livro,a autora não deixa de inserir cenas de ação e suspense ao longo da história.Ela lança também dilemas para os personagens,que deixa o leitor na expectativa para ver como eles irão resolver determinada situação.E assim nos vemos envolvido pela atmosfera em si.


"E Simon ficou se perguntando se tinha acabado de ser levado ao paraíso ou arrastado até as profundezas do inferno."


Não esperem um livro com teorias mirabolantes,mas sim uma história de romance com mensagens lindas que podemos levar pra vida,com um enredo que cativa e convence,com muitas referências a determinadas situações e coisas da época.Resumindo,uma leitura simples e leve,que amolece nossos corações e nos deixa sempre mais leve no final da leitura.
Posso dizer que teremos aqui humor,surpresas,superação,suspense,ação,mas principalmente um romance super fofo que irá encantar e divertir muitas pessoas.



E aí pessoal,gostaram da resenha de hoje?Espero muito que sim.Estou muito feliz por ter começado a série e principalmente por ter começado tão bem.Espero que os próximos livros sejam tão bons quanto.Atualmente estou lendo o segundo livro da série e acredito que vá terminar amanhã.
Então galerinha,por hoje é só.Não esqueçam de comentar o que acharam,se já leram,se pretendem ler....
Vou indo nessa então,bom carnaval pra vocês!
Grande abraço e ótima semana pra todos!

4 comentários:

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Eu amo uma família e é isso.
Eu também pretendia ler um livro por mês, mas em 2 meses já havia acabado de ler toda a série hahaahha
Beijos
Balaio de Babados

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
hahahahahhaha acho que tô começando a sentir isso.
Juro que tô me controlando pra não fazer isso também hahahahahahaha
Beijos!

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Então eu saí no bloco dos unidos do sofá hihihi
Oooowwnn nem preciso dizer que amei a sua resenha né????
Uma das minhas séries favoritas da vida!
E quando chega ao fim dá até um troço, tem até epílogo!
Deu vontade de ler de novo 😍😍
E fico imensamente feliz que vc está gostando 😁😁
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Somos dois hahahahahhaa
Obrigado querida!
A série começou muito bem pra mim,muito engraçada e com muito romance,claro.
Espero que os próximos sejam assim também:)
Beijos!

Postar um comentário