domingo, 8 de abril de 2018

Pré venda:comprar ou não comprar?


Oi gente!Tudo bom com vocês?Aproveitaram o final de semana?Deixa eu compartilhar algo com vocês antes de entrarmos no tema da postagem de hoje.
Eu sempre fui muito resistente a livros digitais,muito mesmo.De uns tempos pra cá tenho lido um ou outro pelo aplicativo do Kindle no celular.Me facilita bastante em ler no ônibus e antes de dormir.Só que venho notando que ler no celular tem me deixado muito cansado,então vi algumas opiniões de pessoas que tem o aparelho do Kindle dizendo que o aparelho é bem confortável pra ler.Aí no fim de semana pensei:quer saber?Vou comprar um Kindle e comprei o Paperwhite.Futuramente faço postagem pra vocês contando como está sendo a minha experiência com ele.



Bom,vamos voltar agora para a nossa programação de hoje kkkkkkkkkk
Algumas pessoas me perguntam se vale a pena comprar livros na pré venda ou se é melhor esperar ele ser lançado.Achei legal falar com vocês sobre minhas experiências.
Costumo comprar muitos livros assim,principalmente se for de um autor que eu goste bastante.
Normalmente eu comprava muito no Saraiva,mas a pré venda deles é algo péssimo.Os preços são elevados e você só recebe bem depois do lançamento do livro.
Ou seja:se você quiser comprar para uma sessão de autógrafo de determinado autor,dar de presente pra alguém eu não recomendo comprar com eles.


E aí tem o outro lado.Passei a comprar na pré venda pela Amazon,já tem uns 5 meses mais ou menos.Gente,que atendimento.A pré venda é justa,muitas vezes chega pra mim antes do prazo que eles colocam e mandam e-mail avisando que o pedido vai chegar antes.E o melhor:se até a data do lançamento do livro o valor for menor do que o que pagamos no ato da compra,o valor que vai ser cobrado será o valor menor.Total respeito com o consumidor.E os preços são justos na minha opinião,até porque temos que levar em conta que são lançamentos.


Mas por que comprar na pré venda?Bem,esse sistema é muito útil para que as editoras verifiquem o nível de aceitação do livro antes do seu lançamento e é com base nisso que algumas estratégias acabam sendo determinadas.Se a pré venda for um sucesso,maior a garantia de futuras publicações de outros livros do autor e de mais tiragens daquele lançamento.E isso é super importante para a editora e principalmente para os autores.
O lado negativo pode ser o preço e a entrega,por isso é bom pesquisar.Normalmente nós leitores já sabemos mais ou menos quanto custam os livros dos nossos autores preferidos,então dá pra ter uma ideia se o preço da pré venda é interessante.


Eu particularmente recomendo comprar por esse sistema dependendo da situação,mas é como falei:prefiram a Amazon.A não ser que vocês não tenham muita pressa pra receber o produto e ele esteja mais barato na Saraiva por exemplo.
Até hoje não me arrependi de ter comprado alguns assim.Aliás,tem um arrependimento sim.Uma compra que fiz na Saraiva e eles acabaram esquecendo de me enviar.Tive que mandar e-mail pra reclamar.Tirando isso,não  tive mais problemas.Não deixei de comprar na Saraiva,muito pelo contrário,só que agora eu peso preço/espera.Tenho inclusive uma compra grande deles que fiz na pré venda que deve chegar essa semana e olha que comprei há dois meses atrás.


Pra finalizar gente,apostem sim na pré venda dos livros dependendo dos prós e dos contras.Se for livro nacional é mais importante ainda comprar por esse sistema.É como se fosse um termômetro medindo o nível de interesse dos leitores por determinado livro e isso faz toda a diferença para a editora e para os autores.Em alguns momentos os preços da pré venda podem ser bem melhores que depois do lançamento,vale a pena dar uma conferida.
Mas é o que eu sempre digo:pesquisem.Isso é mega importante..


Galerinha,gostaram da postagem de hoje?Espero muito que sim.Certamente pretendo continuar comprando livros na pré venda,dependendo do autor.Se é autor nacional que eu gosto com certeza eu compro pra apoiar.
Por hoje então é só gente.Me contem se vocês costumam comprar pela pré venda,se tiveram algum problema com esse sistema....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!






Créditos da imagem
Revista Bula

6 comentários:

Karol Gonçalves disse...

Interessante o tema do seu post. Nunca tinha pensado em um post com esse tema. Se bem que isso deve ser por que eu nunca comprei um livro na pré-venda e nem tinha pensado nisso antes kkk. Parabéns pela iniciativa de trazer posts inusitados e discutir temas que nem todo mundo discute. O atendimento da Amazon eu considero um dos melhores, que legal que eles são igualmente atenciosos para quem compra na pré-venda. E, antes de ir, preciso falar que o Kindle Paperwhite foi uma das melhores compras da minha vida. Eu tb tinha muita resistência mesmo com livros digitais e hoje amo!

http://www.karolgoncalves.com/

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Dificilmente eu compro algo de pré-venda... como moro no fim do mundo, vou ter que esperar mesmo pra chegar aqui, então... hahahah
Beijos
Balaio de Babados

Cláudio Cabral disse...

Oi Karol!
Obrigado :)
Gosto de às vezes trazer alguns temas diferentes pra discutir,debater de vez em quando.
Muitas pessoas têm dúvidas de como funciona a pré venda e se realmente vale a pena.Então achei bacana discutir isso aqui.
A Amazon tá saindo muito na frente das concorrentes com o atendimento.Eles se preocupam de fato com o o antes,durante e depois das vendas.Quem dera que mais lojas fossem assim.
Comecei a ler agora no Kindle de fato e tô achando bem mais confortável que ler no celular.Acho que fiz um bom negócio.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
hahahahahahahhahaha
Até que tenho tido sorte com as pré vendas.
Tomara que continue assim kkkkkkk
Beijos!

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Não tenho comprado muitos livros na pré-venda, mas também não tinha essa noção de que ajuda muito na divulgação e apoio aos escritores nacionais, vou prestar mais atenção nisso e procurar comprar mais assim.
Post super bacanudo especialmente por detalhar o assunto e mostrar a sua importância na literatura nacional.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Passei a comprar mais agora,principalmente descobrindo o ótimo serviço de pré venda que a Amazon disponibiliza.
Lógico que nem sempre dá pra aproveitar e comprar na pré venda,mas sempre que possível ajuda bastante os autores!
Obrigado!
Beijos!

Postar um comentário