quinta-feira, 19 de abril de 2018

Resenha:A Mulher Na Janela


Livro:A Mulher Na Janela
Autor:A.J.Finn
Páginas:352
Editora:Arqueiro
Tradução:Marcelo Mendes


Sinopse

Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e... espionando os vizinhos. Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir. Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle? Neste thriller diabolicamente viciante, ninguém – e nada – é o que parece. "A Mulher Na Janela" é um suspense psicológico engenhoso e comovente que remete ao melhor de Hitchcock.


Oi gente!Como vocês estão?Quero falar hoje sobre um livro super hiper ultra mega comentada desde o seu lançamento até agora:A Mulher Na Janela,do autor A.J.Finn,publicado pela editora Arqueiro e que teve uma enorme divulgação por parte da editora.


Não é paranoia se está realmente acontecendo


Anna Fox é uma psicóloga infantil que sofre de uma crise de agorafobia:não consegue sair de casa nem que seja para passar pela porta.Só de pensar em sair daquele mundo onde ela se sente segura,ela começa a entrar em pânico.
Ela passa os dias vendo filmes antigos em preto e branco,espiando os vizinhos pela janela,em salas de bate papo virtual,falando por telefone com o marido e a filha e principalmente:bebendo muito vinho.
Com esse hábito de ver a vida através das janelas,ela vê que novos vizinhos estão chegando no bairro.Ela acaba fazendo uma certa amizade com esses novos vizinhos,principalmente a mãe e o filho.
Um dia,ela observa pela janela e acaba testemunhando um crime terrível.Imediatamente ela liga pra polícia,mas quem acredita nela?Uma mulher sofrendo de agorafobia,que não sai de casa,que bebe constantemente e ainda por cima toma remédios fortíssimos que podem comprometer seriamente a sua percepção dos fatos.Só resta a Anna investigar os fatos por ela própria,mas pode ser que ela encontre muito mais do que imaginava e se envolva em uma trama pra lá de perigosa...




Talvez o livro com maior divulgação do mês de Março,com muitas comparações inclusive com Garota Exemplar da Gillian Flynn.Fiquei meio desconfiado porque não curti tanto assim Garota Exemplar,mas mesmo assim fiquei curioso com a sinopse e resolvi investir.
Anna Fox é uma personagem muito diferente do que encontramos por aí.Ela é extremamente cheia de problemas,sofrendo de crises de agorafobia e completamente desacreditável.Ela provoca no leitor sentimentos de revolta e pena ao mesmo tempo por suas atitudes.Tanto é que os demais personagens desconfiam dela o tempo todo em várias situações,principalmente por conta dessa gangorra emocional que a Anna vive e por ela beber constantemente várias e várias garrafas de vinho por dia.


"Como médica,digo que o paciente precisa estar num ambiente que ele seja capaz de controlar.Essa é a minha avaliação clínica.Como paciente,digo que a agorafobia não veio para destruir minha vida:ela agora é a minha vida."


Com toda a investigação que a Anna tenta fazer,vamos descobrindo detalhes sobre a atual condição dela e do seu passado.Dessa maneira vamos conhecendo melhor os temores de Anna,sua personalidade e suas motivações.Isso é legal porque ajuda a desconstruirmos determinado personagem.Nós vamos conhecendo e ela mesma vai se conhecendo,o que ajuda no decorrer da história.


"Penso no Dr.Brulov de Quando Fala O Coração:"Minha querida,você não pode continuar batendo cabeça com a realidade e achando que ela não existe."


A história se passa basicamente dentro da casa de Anna.Poderia ser uma história cansativa e de fato é no início,mas o autor conseguiu trabalhar muito bem dentro daquele cenário,criando todo um suspense em torno dali.Sm falar que o autor conseguiu trabalhar muito bem a personalidade e entrar de cabeça na mente da nossa personagem principal.


" - O mundo pode ser um lugar bonito - insiste Jane,séria;firme no olhar,firme na voz. - Não se esqueça disso. - Ela se recosta na cadeira e apaga o cigarro na tigela. - E não abra mão dele."


Em determinado momento da história,ficamos angustiados com o rumo dos acontecimentos e com pena da Anna,afinal todos estão tirando ela como maluca,desacreditando-a o tempo todo.Chega um momento em que até ela mesma chega a duvidar do que realmente viu.
Em determinado momento do livro a narrativa fica um pouco mais lenta,com algumas divagações da nossa protagonista,dificultando um pouco mais a leitura.Depois que essa parte passa,o ritmo fica muito mais intenso,perigoso e tenso.


"Sei o que vi.Uma mulher ensaguentada.Suplicando ajuda.
Essa história mal começou."


Não dá pra falar muito da história em si sem revelar algum detalhe importante,mas o autor teve uma jogada sensacional com certos elementos utilizados no livro.Apesar de eu ter desconfiado,acho que surpreendeu muita gente.Não vou falar muito pra não estragar a experiência de vocês com a leitura.
No geral,foi uma leitura bem bacana,que me envolveu,me prendeu e até certo ponto me surpreendeu,principalmente no final que é onde tem o X da questão e tudo fica claro.Os fãs dos thrillers com certeza vão gostar de entrar na mente da Anna Fox e descobrir o que de fato aconteceu.Será que realmente houve um assassinato ou está tudo dentro da cabeça de Anna?
Ela tem certeza,e vocês?
#EuSeiOQueEuVi


Então gente,gostaram da resenha?Espero muito que sim.Esse livro foi tão envolvente que acabei lendo ele dentro de uma maratona 24 horas.E não me arrependi nem um pouco.
Podem esperar muito suspense,muitas referências a filmes antigos (principalmente Hitchcock) e um passei por dentro da mente humana.
Alguém aí já leu?Gostaram?
Não esqueçam de comentar o que acharam!
Galerinha vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

6 comentários:

Luli Ap. disse...

Uaaaaau Cláudio
Sou fã número um de suspense e thriller psicológico então claro, óbvio, lógico que já queria muitoooooo ler esse livro e ainda mais agora depois da sua resenha fiquei absolutamente instigada!
E ainda tem referências a Hitchcock?
Preciso!!!!
Excelente fds pra ti
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Alessandra Salvia disse...

Oi Cláudio!
Falei desse livro ontem com minha mãe, acredita?
Estávamos dizendo que os elogios nos empolgam a comprar a obra. Aliás, foi lido dentro de uma maratona? Interessante, parece algo super envolvente mesmo!
Beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

Caverna Literária disse...

Oi, Claudio!

Realmente, esse foi provavelmente o livro mais divulgado do mês! Isso unido à premissa da história já havia me deixado curiosa, e fico feliz em saber através da sua resenha que o suspense da obra é bom e que prende o leitor. Quero muito conferir logo o livro! Ótima resenha!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Menina toda vez que eu via alguém falando desse livro eu ficava alucinado!Acho que nós fãs de thrillers temos isso kkkkkkkk
É um bom thriller sim,que envolve principalmente pelo ambiente e pela protagonista.
Super vale a pena!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Alê!
Sério?Que legal!
Eu sei como é,vi as pessoas comentarem tanto desse livro que acabei não resistindo e comprei.
Sim!Achei que não conseguiria ler em um dia,mas funcionou super bem.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!
Não é?Todo canal ou blog literário que eu via estava falando desse livro e sempre com muitos elogios.
Gostei muito da leitura,da forma como o autor conseguiu me envolver naquele ambiente de mistério.
Depois me conta o que achou da história!
Obrigado :)
Beijos!

Postar um comentário