domingo, 15 de abril de 2018

Resenha:Harry Potter e o Cálice de Fogo


Livro:Harry Potter e o Cálice de Fogo
Autora:J.K.Rowling
Páginas:480
Editora:Rocco
Tradução:Lia Wyler


Sinopse

Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony, Hermione e agora também o seu padrinho, Sirius Black o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.


Oi gente!Como vocês estão nesse domingo preguiçoso?O tempo aqui tá meio chuvoso,então nem preciso dizer que ler é a melhor opção kkkkkkkkkk
Vamos aproveitar então e dar uma passadinha em Hogwarts hoje com a resenha de Harry Potter e o Cálice de Fogo,quarto livro da série escrita pela nossa querida J.K.Rowling publicado pela editora Rocco aqui no Brasil.


Harry Potter está prestes a começar o quarto ano na escola de magia e bruxaria de Hogwarts.Antes disso,os Weasley o convidam para assistir a copa mundial de quadribol.
Algo acontece durante a copa mundial de quadribol que reacende o medo das pessoas com relação a Voldemort e seus seguidores.
Ao voltar para Hogwarts,algumas novidades:um novo professor de Defesa Contra As Artes das Trevas.Harry e seus amigos são surpreendidos com uma notícia que irá mexer com todos dentro do castelo:depois de muitos anos,o torneio Tribruxo irá voltar a ser realizado.São três tarefas realizadas pelos representantes das três escolas de magia (Durmstrang,Beauxbatons e Hogwarts)e no final das tarefas quem tiver o maior número de pontos é considerado campeão.
Esse ano tem uma mudança:só os estudantes maior de idade poderão se candidatar para representar suas escolas.
Os nomes são escolhidos...mas parece que algo não saiu como tinha que ter saído,deixando todos surpresos e com medo.
Mais do que nunca,Harry vai precisar dos seus amigos e ficar atento aos perigos.
Será que tudo isso significa que Voldemort está por perto?




Bom,falar sobre HP é sempre um privilégio.Esse quarto ano em Hogwarts vai revelar muitas surpresas para Harry e para os leitores.
Novos personagens são adicionados à história e que vão rendendo passagens importantíssimas para o livro.
Mais uma vez a autora conseguiu mexer muito com a emoção.Quando tudo parece tranquilo demais ela coloca algum elemento que sacode e mexe com toda a trama.


Harry está mais maduro,mas ainda conserva alguma teimosia dos livros anteriores e que em alguns momentos atrapalham bastante na tomada das decisões.O amadurecimento não é só do Harry.Rony e Hermione começam a ter discussões com teor de ciúmes,principalmente do lado de Rony.
A atmosfera criada é de uma incerteza do início ao fim.Desde os eventos na copa mundial de quadribol até o final do livro,temos um ambiente de extrema dúvida no ar.E é esse ambiente que vai ser levado ao longo dos próximos livros.
A J.K.Rownling é mestre nisso.Ela vai levando toda a ambientação dos livros anteriores para os próximos e a cada livro lido isso é mais evidente.Da mesma maneira que esse quarto livro termina,o quinto começa e com os desdobramentos dos eventos ocorridos em O Cálice de Fogo.
E nem de magia vive o livro.A autora coloca algumas questões a serem discutidas,como o preconceito.Isso ela coloca dentro do mundo de HP,mas as mensagens são perfeitamente encaixadas dentro do nosso mundo.


Algo que gostei muito dentro da história foi o cenário de expectativa criado antes das realizações das tarefas do torneio Tribruxo.Não vou dizer muito o motivo pra não dar spoiler,mas a gente fica na aflição junto com os personagens,achando que vai dar tudo errado,que alguma coisa vai acontecer.Isso mexe demais!Não conseguimos largar o livro enquanto não vermos o desfecho das cenas.Sem falar que elas são bem descritas e trabalhadas.
A inclusão da copa mundial de quadribol foi uma grande sacada,até pra sairmos um pouco do ambiente da casa dos Dursley e do castelo de Hogwarts,pra dar uma nova ambientação para a história.Sem falar que com isso acabamos vendo outros bruxos ali,outras formas de magia....e claro,ler sobre uma partida de quadribol profissional.
E é com esse evento do quadribol que temos o desenrolar para os eventos seguintes,que vai nos mostrar muitos segredos e perigos.


Pra finalizar,esse quarto livro está entre um dos meus preferidos,até por conter mais ação e mais desdobramentos que os anteriores,mas principalmente pelo amadurecimento dos personagens e da própria escrita da J.K.Rowling,o que é visível.E é com Harry Potter e o Cálice de Fogo que teremos a abertura para os perigos seguintes.É um livro que marca o começo da real batalha e que vai nos proporcionar cada vez mais ação,mistério,descobertas e segredos.
Já quero reler logo o quinto livro,porque a cada um que releio fico com vontade de mais e mais.Podem deixar que vou esperar o mês seguinte kkkkkkkkkk


"Se você quer saber como um homem é,veja como ele trata os inferiores,e não os seus iguais."



Então gente,gostaram da resenha de hoje?Espero demais que sim.Como falei,é sempre um privilégio falar sobre HP que é uma série que me marcou demais.
E reler de forma tranquila como tenho feito me dá a oportunidade de prestar atenção em detalhes que eu não havia reparado quando li a primeira vez.
Galerinha então por hoje é só,não esqueçam de comentar o que acharam,se já leram,se estão relendo......
Vou indo nessa pessoas,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
O bom de reler as obras é além claro de memória afetiva, poder prestar atenção naqueles detalhes que passam despercebidos numa primeira leitura!
Você me inspirou a reler HP!
Bjs Luli

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Verdade,e é ótimo ver que depois de tanto tempo a história ainda continua sendo mágica.
Relê sim,tá sendo uma experiência ótima pra mim!
Beijos!

Postar um comentário