quarta-feira, 16 de maio de 2018

Indicando Young Adults


Oi gente!Tudo bom com vocês?Há algumas semanas atrás houve uma polêmica muito grande por parte de um serviço de assinatura literária com relação a livros YA.Basicamente esse serviço desmereceu a literatura YA e seus leitores,sugerindo que esse tipo de literatura não faz as pessoas pensarem.
Nem preciso dizer que foi uma bola fora e tanto desse serviço que deveria promover a divulgação literária e não criar rótulos e preconceitos.
Pensando nisso,fiquei alguns dias me questionando como iria falar disso aqui no blog,porque não poderia deixar de me manifestar a respeito desse assunto.
Então achei que a melhor maneira de mostrar o quanto esse desrespeito não pode ser tolerado de forma alguma,é mostrar alguns livros young adults carregados de mensagens,reflexões e significados para qualquer topo de público.
Vamos conhecer um pouco deles?








O Garoto Quase Atropelado
Vinicius Grossos
Faro Editorial


Um garoto sofreu com um acontecimento terrível.
Para não enlouquecer, ele começa a escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo a cada dia.
O que não imaginou foi que agindo assim ele se abriria para conhecer pessoas muito diferentes: a cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo, e que sua vida mudaria para sempre!
Prepare-se para se sentir quase atropelado de uma forma intensa, seja pelas fortes emoções do primeiro amor, pelas alegrias de uma nova amizade ou pelas descobertas que só acontecem nos momentos-limite de nossas vidas.
Estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes!









Jogo de Espelhos
Cara Delevigne
Intrínseca


Naomi, Rose, Leo e Red são adolescentes enfrentando aquela fase em que se relacionar no colégio é tão difícil quanto encarar os próprios problemas. Red tem uma mãe alcoólatra e um pai ausente; o irmão de Leo está na prisão; Rose usa sexo e drogas para mascarar traumas antigos e Naomi se esconde atrás de peruca e maquiagem pesada. 
Quatro adolescentes tão diferentes viram melhores amigos quando são obrigados a formar uma banda. O que era uma tarefa chata vira a famosa e popular Mirror, Mirror. Através da música, eles encontram um caminho para encarar o mundo de outra forma. 
Mas tudo desmorona quando Naomi some misteriosamente e é encontrada, dias depois, entre a vida e a morte. O acidente desestrutura a banda e, consequentemente, a vida de todos. A sólida relação de amizade que eles achavam estar construindo tinha uma rachadura, e tudo o que restam são dúvidas e vazios. O que aconteceu com Naomi? Foi um acidente ou um ataque? Por que ela fugiria e deixaria a banda para trás? Por que esconderia segredos dos seus melhores amigos? Para desvendar o mistério por trás dessa história, Red e os amigos entram em uma investigação que vai desenterrar seus próprios segredos obscuros e fazê-los confrontar a diferença entre o que eles realmente são de verdade e a imagem que passam para o mundo.
Em seu romance de estreia, a modelo e atriz Cara Delevingne revela mais um talento ao apresentar um olhar fresco e sagaz sobre questões atuais da juventude: amizade, bullying, identidade, gênero, transtornos emocionais, a influência perigosa das mídias sociais nas relações e o poder destruidor da imagem.









Sonata em Punk Rock
Babi Dewet
Gutenberg


Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock and roll, mas sim toda a Cidade da Música.









Boa Noite
Pam Gonçalves
Galera Record


Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.









Por Lugares Incríveis
Jennifer Niven
Seguinte


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.









Gente essas foram só algumas dicas de young adults entre tantos outros livros que poderiam estar aqui.Nessa lista inclusive estão dois livros que são meus favoritos da vida.Deixei tantos outros de fora,como As Vantagens de Ser Invisível por exemplo,porque já falei muito dele por aqui,mas a ideia geral dessa postagem é mostrar que a literatura jovem adulta é rica em conteúdo,diversidade,mensagem,reflexões e que promovem inúmeros debates.Muitas histórias inclusive são lições de vida,que servem de inspiração pra pessoas de qualquer idade.Temas polêmicos como depressão,bullying,auto aceitação...isso pra dizer algumas coisas que podemos encontrar nos livros do gênero e que dão muito o que pensar,sim.


Muitas pessoas ainda tem preconceitos com alguns estilos literários,principalmente romance,eróticos,young adults.....Precisamos parar com isso.Livro é livro,independente do estilo.Cada livro tem um significado único pra quem lê,independente do estilo.Ler clássicos não te faz mais inteligente que alguém que lê romances e vice versa.O ato de ler é tão especial por si só,não dá pra ficar julgando.Cada livro é um aprendizado diferente,uma jornada diferente e especial  pra cada um.Se ler clássicos te faz bem,ótimo,leia e seja feliz.Se ler young adults também,ótimo do mesmo jeito
Temos que incentivar a literatura de uma forma geral,sem procurar rotular,vamos pensar nisso sempre!


Galerinha então é isso,foi um tipo de postagem diferente,mas que achei extremamente necessária ser feita.Fique extremamente chateado com esse serviço de assinaturas por conta disso,totalmente desnecessário.A gente já vive em um mundo tão complicado,com tantos preconceitos...não tem cabimento que um serviço literário sério tenha a postura que teve.Espero que toda a indignação do meio literário a respeito desse assunto tenha servido pra que eles repensem a opinião e tenham a oportunidade de se retratar.
Bom pessoal vou indo nessa,não deixem de comentar o que acharam.Espero que tenham gostado das dicas de livros YA.Quem tiver mais alguma indicação de livros do gênero,deixem nos comentários :D
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

3 comentários:

Nessa disse...

Oie
Adorei suas dicas, dos livros citados eu já li Jogos de espelhos, Boa noite e Sonata em Punk Rock e curti muito.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio,

Adorei as indicações, ainda não li nenhum dos livros, mas me interesso pelo "Por Lugares Incríveis".
Acho que é falta de conhecimento desmerecer algum gênero literário. Seja qual for, ele tem algum o seu valor, especialmente para os leitores que gostam e admiram.
Absurdo existir algum tipo de preconceito hoje em dia, não importa em relação a que ou a quem.
Eu gosto de YA, já li mais, hoje não leio tanto, mas nem por isso significa que goste menos ou desmereça o gênero que é tão importante e aborda temas delicados que merecem atenção de todos.

Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Onde eu assino???????
Taí um post perfeito, pertinente e elucidativo.
Todo e qualquer gênero literário tem seu valor e merece (deve) ser respeitado.
Claro que existem as preferências, eu mesma se pudesse só lia terror, suspense e thriller investigativo.
Mas adoro romance, comédia, ação, aventura, hot, infantil, infantojuvenil, YA, fantasia, drama, etc......
Agora o que não pode acontecer é esse negócio de desmerecer :(
Até porque não faz sentido, já que o que um gosta o outro pode detestar.
Fala sério não é um perrengue gente que dá uma de pseudo intelectual chata????
👏👏 Palmas para vc que expôs o problema e a solução.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Postar um comentário