segunda-feira, 21 de maio de 2018

Resenha:Poder Extra G


Livro:Poder Extra G
Autora:Thati Machado
Editora:Astral Cultural
Páginas:240


Sinopse

Empoderamento define. É por isso e a partir daí que a história de Nina — e de Nico, de Marcela e de Noah — existe. Nina não é uma mulher de tipos. E não apenas por causa dos seus noventa e dois quilos. Nina tem atitude e amor-próprio. Talvez não nessa ordem, mas quem se importa? Ao namorar Marco, ela achava que estava subindo mais um degrau rumo ao topo de sua autoestima. É claro que alguns sinais lhe alertavam do contrário, só que o ego pode ser bastante ensurdecedor quando nos convém. Depois de se dar conta da farsa que era o seu relacionamento, Nina deixa sua vida em São Paulo e parte rumo a Buenos Aires, para um mês regado a argentinos sedutores e muito doce de leite. Ela só não esperava que o país dos hermanos pudesse lhe trazer muito mais do que uns quilinhos extras.



Oi gente!Tudo bem com vocês?Preguicinha de segunda,mas não podemos deixar de passar por aqui com conteúdos novos pra vocês!
E pra começarmos bem a semana,vamos com uma resenha de um livro mais doce que que doce de leite:Poder Extra G,da querida Thati Machado,publicado pela editora Astral Cultural.


Nina resolve embarcar para Buenos Aires após seu namorado ter terminado o relacionamento entre eles.
Logo ela percebe que a cidade tem muitas coisas a oferecer e logo de cara se apaixona pelo clima,pelas pessoas e claro,pela culinária (medialunas e alfajor são mais do que vício pra ela kkkkkkkk).
Quem pensa que ela está pra baixo por conta do término do relacionamento está muito enganado.Ela é uma jovem acima do peso,extremamente empoderada,segura si e que se valoriza acima de tudo.
Aproveitando os prazeres da cidade,ela acaba conhecendo Nico,um argentino que promete virar sua vida de cabeça para baixo e trazer um doce todo especial a sua vida.Ele a trata como uma princesa,colocando sua autoestima cada vez mais lá em cima.
Só que esse conto de fadas pode sofrer um abalo.Nina tem só um mês na Argentina e não sabe como vai fazer para ficar longe de Nico.Pra piorar a situação,parece que seu passado resolve bater à sua porta mesmo na Argentina.
Nina precisa tomar algumas decisões.Mas como decidir?


Vamos embarcar numa viagem rumo a Buenos Aires?Mais uma vez Thati Machado nos traz uma história muito delicinha,repleta de personalidade e empoderamento.
Nina é uma personagem que tinha tudo pra ficar na bad em casa curtindo aquele período de fossa pós término de relacionamento.Mas ao invés disso ela parte para Buenos Aires para aproveitar a vida,conhecer pessoas novas e se divertir.Só por aí já podemos ver o quanto nossa protagonista tem amor próprio e corre atrás da sua felicidade.
Por mais que as pessoas a discriminem por conta do peso,ela sempre está com a cabeça em pé com um sorriso e uma resposta na ponta da língua.Talvez tenha sido um dos personagens mais bem resolvidos consigo mesmo que encontrei em muito tempo,inclusive uma inspiração pra todos que estiverem lendo.


"Você já pode parar de procurar o seu lugar no mundo.Nós dois sabemos que você já o encontrou.
E,embora não quisesse admitir,Nico estava certo."


Não posso deixar de mencionar os personagens secundários.Marcela é a melhor amiga de Nina.Apesar do jeito maluquinho de ser,Marcela sempre está por perto quando a nossa protagonista precisa.
E,pra mim o melhor personagem do livro,que na minha opinião se destacou em muitos momentos até mais do que os personagens principais.Estou falando do Noah,irmão de Nico.Como se não bastasse termos uma personagem que foge dos padrões estéticos da sociedade,temos o Noah que é um personagem trans.Ou seja,mais que um livro,é um tiro,um tapa na cara da sociedade.
É muito bonito ver o carinho que todos têm com o Noah,ver a preocupação que todos têm com que ele se machuque...e ele também retribui todo esse carinho.Me encantei demais com o jeito dele,a interação com os outros personagens.A história dele e da Nina se misturam e se completam dentro da história de uma forma única e muito bonita.


" - Quem muito tem os pés no chão,esquece o quanto é maravilhoso se sentir nas nuvens."


O cenário de Buenos Aires foi muito bem retratado pela autora.Aliás foi uma escolha muito bem acertada pra esse romance divertido e com muito amor.O ambiente do local sugere romance puro,com a culinária,os espetáculos de tango,os pontos turísticos....tudo criado pra fazer os leitores suspiraram de paixão e serve como um lindo pano de fundo pra história.Aliás o cenário é tão vívido,que sempre me dava vontade de levantar,ir na padaria mais próxima e comprar uma medialuna kkkkkkkk
Sem falar que sou fã de alfajor,então fiquei com muita água na boca.Dona Thati Machado isso não se faz hahahahahahhaa
Além do romance temos muitas partes hilárias.Nina é muito engraçada e em muitas cenas vamos perceber isso.
Vamos ver também algumas cenas de puro preconceito contra nossa protagonista.Em uma delas por exemplo,Nina vai fazer compras em uma loja que diz que tem roupas para todo o tipo de mulher.Na hora de experimentar,não tinha o tamanho da Nina.Já viram que ela não deixar por menos.
Diferente dos outros contos que li da autora,aqui vi uma escrita muito mais ágil,com uma trama bem leve,bem previsível,mas que está carregada de mensagens,mantendo a positividade,empoderamento,auto valorização e amor próprio.


"Vida.Será que a consideramos por quão rápido as coisas acontecem ou por quão intensas elas se dão?"


Uma coisa que ficou cansativa ao longo da história é que em todo o momento a Nina precisa dizer que é gordinha.Achei que esse excesso de repetição ficou cansativo em um certo momento.Ok,sabemos que ela é gorda,que ela lida muito bem com isso,que ela nos inspira....mas achei que não precisava falar isso o tempo todo,o leitor já entendeu e estamos do lado da Nina.
Tirando isso,foi uma história que me fez suspirar,gargalhar,pensar,refletir.É impossível ler e não pensar nas pequenas atitudes que tomamos no nosso dia a dia,não só com pessoas acima do peso,mas com todas as pessoas,muitas vezes acabamos sendo preconceituosos e nem percebemos.
A história da Nina serve para nos inspirar cada vez mais!Já tô na expectativa pra história do Noah que em breve será publicada em livro físico.Singular está chegando aí!!


Galerinha gostaram da resenha de hoje?Espero muito que sim.Poder Extra G é aquele tipo de história que faz com que nos amemos sempre,independente de ser magro,gordo,alto,baixo.....amor próprio é tudo nessa vida.Se não nos amarmos quem irá amar a gente,não é mesmo?
Nina nos mostra o quanto podemos ser fortes e nos valorizar sempre!
Então pessoal,espero demais que tenham curtido.Não esqueçam de comentar o que acharam,se já leram,se querem ler....
Vou indo nessa pessoas,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço e ótima semana pra vocês!

3 comentários:

Vi Furrati disse...

Parece ótimo!

Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio!
Que resenha maravilhosa!!!
Não conhecia a autora, não conhecia o livro, mas quero ler o quanto antes. Adorei tudo: a ambientação em Buenos Aires (nunca li um livro ambientado na Argentina), os personagens carismáticos que se envolvem em cenas hilárias (isso é uma cereja no bolo) e, principalmente, uma personagem forte com autoestima invejável pra nos ensinar algumas 'cositas'!
Obrigada pela indicação! Acho que esse livro deve ser um arraso!

Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Querooooo muito ler esse livro.
Certeza de bom entretenimento, leitura fluída, personagens bem construídos, representatividade e reflexivo.
Sua resenha me deixou com mais vontade ainda, vou passar ele na frente dos outros.
Bjs Luli

Postar um comentário