quarta-feira, 23 de maio de 2018

Resenha:Um De Nós Está Mentindo


Livro:Um De Nós Está Mentindo
Autora:Karen M.McManus
Editora:Galera Record
Páginas:384
Tradução:André Gordirro


Sinopse

Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.


Oi gente!Como vocês estão?Vamos conversar hoje sobre mais uma leitura realizada e sobre um livro que muito provavelmente teve um barulho enorme no mundo booktube.Estou falando de Um De Nós Está Mentindo,da autora Karen M.Mcmanus,publicado pela editora Galera Record.


Cinco adolescentes.Cinco pessoas que se assemelham por um fato:foram parar na detenção por serem pegos com celulares na aula.Um dos alunos é Simon,criador de um aplicativo de fofocas que divulga histórias e fatos de cada aluno.Inesperadamente,Simon começa a passar mal após beber um copo de água na detenção e morre.(não é spoiler gente)
Os suspeitos?Cooper,Bronwyn,Nate e Addy.Cada um deles teria seus motivos para querer Simon fora do caminho.Começa então uma investigação a procura de respostas.Investigação que vai se misturar com o passado e presente de cada um dos protagonistas.Fica a pergunta:qual deles está mentindo?


Seu desafio:ligar os pontos.


Tem livro com mais divulgação que esse nos últimos tempos?Acho que não.
Lógico que acabou mexendo com a minha curiosidade e não resisti,acabei comprando e assim que chegou corri pra ler.
Um De Nós Está Mentindo é uma história que não conta com um protagonista fixo.O protagonismo se divide entre todos os suspeitos,inclusive o próprio Simon é protagonista,afinal ele está presente ao longo de todo o livro.



Os capítulos são intercalados pela narrativa de cada um deles,então vamos entendendo os motivos deles serem considerados suspeitos,além de serem os únicos presentes na sala de detenção.
Aos poucos cada um vai sendo chamado para prestar depoimento e novas peças vão surgindo.
Paralelamente a isso,vamos conhecendo também a história dos personagens,seus conflitos,segredos,tristezas e alegrias.
Gostei mais inclusive desse mistério de descobrir os segredos de cada um,muito mais do que o próprio mistério pela morte de Simon.Inclusive chega um ponto em que realmente acabo deixando isso de lado e focando individualmente nas histórias de Cooper,Bronwyn,Nate e Addy.A cada nova peça descoberta,vamos desconstruindo toda aquela imagem criada por cada um,mostrando de verdade quem são eles,o que fizeram,seus segredos...



A autora conseguiu desenvolver muito bem as histórias de todos os personagens,ligando todos os pontos à morte de Simon.Ela trabalha a construção e desconstrução de cada um de uma forma mais lenta,dando tempo do leitor entender cada pequena parte do que aconteceu.Essa lentidão consequentemente torna a história mais arrastada em alguns momentos,o que não e agradou tanto.Talvez a intenção da história tenha sido nos apresentar mais calmamente os fatos devido ao número de personagens,mas achei que a narrativa acabou ficando lenta demais em muitas partes.
Na construção do mistério,a autora acabou desviando o foco mais para as questões pessoais dos personagens.Tanto é que em muitos momentos vemos que todos eles têm alguma motivação para ter matado Simon,mas nos perguntamos se era realmente suficiente como motivação,as justificativas não se sustentavam.Mas por outro lado,a história pessoal de cada u dá um ótimo mistério por si só.Nos mostra que nem todos tem aquela vida perfeita de redes sociais,nem sempre a popularidade foi construída de uma forma muito positiva.



A autora consegue nos mostrar o quanto temos segredos e as consequências quando eles acabam vindo à tona.Gosto de tramas que realizam esse tipo de abordagem,principalmente quando é bem trabalhado,o que foi o caso aqui.
Não encaro o livro como um thriller ou suspense.Vejo mais como um livro YA,com uma pegada dramática,focado mais nas relações pessoais.A morte do Simon foi o fio condutor que puxa cada uma das revelações que serão descobertas pelo leitor.
Achei difícil criar empatia com os personagens,mas em algumas situações conseguimos nos colocar no lugar dos personagens e entender pelo que eles estão passando.
Fiquei questionando algumas determinadas atitudes dos personagens,se elas foram necessárias,se precisavam ter tomado a dimensão e proporção que tomaram...isso me incomodou um pouco,mas cada um reage de uma determinada forma a certas situações,então relevei um pouco.



No final,o desenrolar não foi uma reviravolta mirabolante,mas foi bem coerente com toda a trama e correspondeu ao que eu estava achando no momento da leitura.
Me revoltei um pouquinho com um ou dois personagens?Sim,muita coisa,mas foi tudo bem amarradinho no final.
Quem está se aventurando nas histórias de enigmas e mistérios,Um De Nós Está Mentindo é um YA interessante,com uma certa pressão psicológica,que nos leva a pensar em alguns aspectos do nosso comportamento e o quanto isso pode influenciar a vida de outras pessoas.Não atingiu minhas expectativas,mas foi uma leitura interessante,que acabou chamando a atenção pelo potencial da autora.Ainda achei a escrita dela um pouco presa,mas com um enorme potencial,vamos aguardar seus próximos livros!


Então gente,curtiram a resenha de hoje?Espero muito que sim!
Foi uma leitura que fiz até rápida,mas não atingiu as expectativas que eu tinha,mas acontece.Isso não significa que o livro é ruim,só que por tanta divulgação eu esperava uma coisa e acabei encontrando outra.Mesmo assim a leitura foi bem tranquila pra mim;Encontrei algumas questões complicadas de serem abordadas como machismo,bullying,preconceito....sendo retratadas de forma que atinja o leitor,achei bacana isso.
Pessoal então é só,espero que tenham gostado.Não esqueçam de comentar o que acharam!
Vou indo nesse galerinha,até a próxima postagem!
Grande abraço!

3 comentários:

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Claudio!
Cara, eu tenho 0 vontades de ler esse livro justamente pelo hype dele... livros hypados eu sempre acabo odiando.
Beijos
Balaio de Babados

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Puxa que pena que não atingiu suas expectativas, mas pelo menos foi uma leitura fluída.
Confesso que estou super curiosa com esse livro, pensei que fosse um thriller investigativo.
Gosto de personagens"desconstruídos" por jogarem por terra tudo que alinhavamos até então.
Mas vou deixar na lista de espera pra ler sem expectativa, porque as minhas estão lá nas alturas 😁😁
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Espiral de Livros disse...

Oi Claudio, tudo bem? Concordo contigo que esse livro foi/é super badalado na blogosfera. Eu também fiquei muito curiosa e comprei o meu em alguma das últimas promoções, mas ainda não li. Eu gosto bastante de livros com essa pegada de "descubra quem é", faz tempo que não leio algo nesse estilo e vai ser bom bancar o Sherlock Holmes quando for ler. Gostei muito de saber que o final é coerente, porque realmente me incomoda quando as ideias conclusivas são meio estapafúrdias.

Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Postar um comentário