quinta-feira, 7 de junho de 2018

Resenha:Harry Potter e a Ordem da Fênix


Livro:Harry Potter e a Ordem da Fênix
Autora:J.K.Rowling
Páginas:640
Editora:Rocco
Tradução:Lia Wyler

Sinopse

Harry Potter chegou à adolescência. E, junto com as transformações desta época tão importante, vive seus dias mais sombrios na escola de magia de Hogwarts. Anunciado pela própria J.K. Rowling, como o livro que inaugura a fase dark do personagem, Harry Potter e a Ordem da Fênix é o quinto volume da saga do jovem bruxo e traz a mais longa das aventuras do aprendiz de feiticeiro. A autora chegou a revelar que chorou ao escrever a morte de um dos personagens mais ligados a Harry Potter no livro, cujo título faz menção a uma sociedade secreta envolvendo parte dos professores da Escola de Magia. 
Aos 15 anos, Harry Potter continua sofrendo a rejeição dos Dursley, sua estranhíssima família no mundo dos “trouxas”, ou seja, todos os que não são bruxos. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras, ao mesmo tempo que começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor e a sexualidade. 


Oi gente!Como vocês estão?Vamos falar sobre o bruxinho mais querido da literatura.Hoje é dia da resenha de Harry Potter e a Ordem da Fênix,quinto livro da série,escrito pela nossa querida J.K.Rowling e publicado pela editora Rocco.Lembrando que provavelmente será uma resenha com alguns spoilers,mas vou tentar minimizar isso.



Nesse quinto livro,Harry e seus amigos estão sofrendo com o retorno de Voldemort e a descrença do mundo mágico nesse retorno.Com isso,Harry,Dumbledore e seus seguidores são perseguidos e totalmente desacreditados pelo Ministério da Magia.
Sendo assim,eles são forçados a trabalhar na clandestinidade,recrutando quem for possível para auxiliar a Ordem da Fênix.
Pra piorar,ao retornar para Hogwarts,nosso bruxinho vai sofrer com algumas mudanças que irão afetar demais sua vida no castelo.Uma nova professora indicada pelo Ministério da Magia que está pronta para tornar a vida de Harry e de quem mais for simpatizante de Dumbledore a mais difícil possível.
Harry e seus amigos vão precisar resistir a essas dificuldades e precisar se preparar contra a batalha que está cada vez mais próxima.
Será possível passar por todas essas dificuldades e se preparar para o confronto?


Esse livro marca um ponto muito importante pra série.A começar pelo nosso personagem principal.Vamos vendo Harry muito ligado a batalha contra Voldemort,mas mesmo assim ele vai se envolvendo com questões amorosas,com todo aquele drama mais adolescente do primeiro amor.É legal ver esse lado sendo abordado.A gente vê que o nosso bruxinho está crescendo mesmo e acompanhar esse desenvolvimento é como voltar aos nossos tempos de adolescente.Conseguimos reconhecer muitos fatos,muitos sentimentos e sensações típicas da idade.


Por consequência,vemos também um Harry extremamente irritante em alguns momentos.Eu tinha esquecido como ele está irritante nesse livro.Ele se irrita por tudo,parecendo uma criança mimada em certos momentos.Reclama que Dumbledore não fala mais com ele,reclama que não tem notícias de nada,reclama das ordens que as pessoas dão pra ele,Rony e Hermione,reclamando que não foi nomeado monitor...sério,nesses momentos eu queria entrar dentro do livro e falar:meu filho,cresce,pelo amor de Deus!


Depois que passamos por essas partes,aos poucos vemos um Harry que vai aceitando mais o seu papel dentro da batalha contra Voldemort e os Comensais da Morte e aí sim ele vai melhorando e amadurecendo.
Temos o acréscimo de uma personagem que eu gosto bastante,que é a Luna Lovegood,estudante da Corvinal e um tanto quanto excêntrica,mas que prova sua lealdade a Dumbledore e seus seguidores sempre.Ela é extremamente engraçada,e a gente se sente muito próximo dela,principalmente quando em uma parte do livro ela diz que não tem amigos e Harry fala que é amigo dela.Como não querer ser seu amigo depois disso?


E tem outro personagem que entra aqui pra perturbar todo mundo e com certeza é a mais odiada de toda a série,até mais que Voldemort na minha opinião:Dolores Umbridge,professora indicada pelo Ministério da Magia para ocupar o cargo de professora de Defesa Contra As Artes das Trevas.Ela torna a vida de Harry um inferno.Pensem na definição da palavra megera.Ela é a própria.
A escrita da J.K amadureceu bastante em muitos aspectos.Basicamente uma transição entre o infanto juvenil para uma escrita um pouco mais adulta,com mais desdobramentos,ação,uma pegada de romance sem ser o foco da história e amadurecimento.Temos também aqui uma pegada mais sombria,variando entre passado e presente que pode ter consequência no futuro.

.
A autora acertou nos flashbacks,nas transições de tempo.Ela mantém o leitor preso,sem deixar a história amarrada demais.A condução foi muito bem feita também,colocando os fatos de uma forma bem consciente,deixando o leitor sempre bem posicionado do que está acontecendo a história e fazendo com que a gente entenda cada aspecto de cada fato.As descrições são feitas em alguns momentos de forma excessiva,mas não foi isso que me incomodou na história (até porque tô acostumado a ler King né gente kkkkkkkk).O que mais me incomodou mesmo foi o mimimi excessivo do Harry no início da história.Sério,isso me irritou demais.


E eu não podia deixar de falar que a autora vai nos deixar com o coração apertadinho com a morte de um certo personagem que na minha opinião foi a segunda mais triste da série.Não quis acreditar que aquilo tinha acontecido.Ainda não superei na verdade,mas fazer o que.
Pra finalizar,vocês vão encontrar aqui uma história mais consistente,mais madura,repleta de ação,descobertas,emoção e um início de uma preparação de terreno para o duelo final que a cada livro se aproxima mais e mais.
Um livro que realmente agrada pela intensidade e pela emoção,levando os leitores a um êxtase diferente de tudo o que foi abordado até então.Recomendadíssimo!


Então pessoal,curtiram a resenha de hoje?Já tá chegando ao fim esse projeto da releitura de HP.Esse mês já li o sexto livro,com meu coração apertadinho e já tô de olho no sétimo e último livro.Que experiência incrível que essa releitura tem me proporcionado.Recomendo bastante que quem já leu há algum tempo,tirem um momento pra fazer essa releitura.Com certeza é uma experiência que vai servir para vocês tirarem o máximo possível de cada livro,com um olhar diferente da primeira leitura.
Pessoal então é isso,por hoje é só.Espero demais que tenham gostado.Não esqueçam de comentar o que acharam,se já leram,quais as suas experiências com a leitura.....
Vou indo nessa gente,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

2 comentários:

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio, tudo bem? Há anos atrás, quando começaram a ser lançados, eu devorava cada um dos livros do HP a medida que eram publicado, mas não sei porquê parei no quarto livro e não continuidade à série. Os filmes foi a mesma coisa.. assisti somente até o quarto filme. Realmente gostaria de finalizar, tanto a leitura quando aos filmes, mas não sei o motivo de não encontrar inspiração pra isso. Deve ser porque já sei o que acontece no final...
Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Caraca vc já está chegando ao fim da saga HP!
Parabéns pelo desafio e sucesso na meta
Eu realmente gostaria de reler, massss acaba que vai ficando para depois :)
Bjs Luli

Postar um comentário