quarta-feira, 6 de junho de 2018

Resenha:Rastro de Sangue:Jack,O Estripador


Livro:Rastro de Sangue:Jack,O Estripador
Autora:Kerri Maniscalco
Editora:Darkside
Páginas:354
Tradução:Ana Death Duarte


Sinopse

Audrey Rose não é a típica donzela inglesa do século xix. Quando ninguém está vendo, a jovem realiza autópsias no laboratório de seu tio, contrariando a vontade de seu pai e todas as expectativas da sociedade. Ela pode não saber fazer um penteado elaborado, mas faz uma incisão em Y num cadáver como ninguém. Seus estudos em medicina forense a levam na trilha do misterioso Jack, cujos assassinatos brutais derivados de uma terrível sede de sangue amedrontam a cidade. E Audrey Rose, empoderada desde o berço, quer fazer justiça às vítimas - ​​mulheres sem voz e marginalizadas por uma sociedade extremamente sexista. Na companhia de Thomas Cresswell, o aprendiz convencido e irritante de seu tio, ela decide seguir seus instintos e os rastros de sangue do notório assassino. Afinal, nenhum homem foi capaz de descobrir sua identidade. Esse é um trabalho para uma mulher.


Oi gente!Tudo bom com vocês?Vamos com mais uma resenha?E o livro escolhido foi um que li no mês passado e foi super bem recomendado por leitores e autores,tanto pela história quanto pela edição.Estou falando de Rastro de Sangue:Jack,O Estripador da autora Kerri Maniscalco,publicado pela editora Darkside.


Era Vitoriana.Um tempo onde esperaríamos que as moças da época seguissem os padrões da sociedade em termos de comportamento,vestimenta....
Mas Audrey Rose não segue esses padrões.Enquanto as jovens estão seguindo as regras da sociedade,buscando bons casamentos,Audrey é fascinada por medicina forense.Escondida do pai e do irmão,ela aprende tudo o que pode desse campo da medicina com o seu tio,já que não pode frequentar a esse tipo de aula em escolas convencionais por ser mulher.
Mas parece que as coisas estão prestes a ter uma reviravolta.Um assassino está à solta e Audrey vai ter a oportunidade de auxiliar com o seu conhecimento na resolução do caso.Mas ela não está sozinha nisso.Thomas Cresswell,ajudante do seu tio,irá lhe ajudar nessa tarefa.O problema?O cara é extremamente irritante,sarcástico,chato.....mas para azar (ou sorte) da nossa protagonista,extremamente charmoso e bonito.
Juntos eles vão precisar percorrer as ruas sombrias de Londres em busca de pistas que ajudem a solucionar o caso antes que mais corpos apareçam.
Mal sabem que nessa busca irão encontrar muito mais do que esperavam....


Fiquei muito curioso com essa história,antes até dela ser lançada aqui no Brasil.Primeiro que ela se passa na época da Inglaterra Vitoriana que é uma época que acho extremamente elegante,misteriosa e encantadora.Acho que o cenário foi muito bem escolhido para a história.Combina exatamente com a proposta que a autora criou.
A mistura do antigo com o moderno me chamou muito a atenção.A autora conseguiu fazer essa mescla de uma forma muito interessante,às vezes pendendo para um lado,outras vezes pendendo para o outro,mas ela soube trazer esse equilíbrio como elemento importante para a história.
Outro ponto:nossa protagonista.Ela não se importa de mexer com algo que seria perturbador para qualquer pessoa,não tem medo que vão pensar sobre ela.Simplesmente ela quer aprender e fazer o que gosta,estudar e analisar o corpo humano e está disposta a defender seu interesse e continuar fazendo o que gosta.


"A morte não tinha preconceitos com coisas mortais como posição social e gênero.Ela vinha da mesma forma para reis,rainhas e prostitutas,com frequência deixando os vivos com arrependimentos."


Se procuram uma personagem feminina que não foge da batalha e não tem medo de enfrentar a sociedade,Audrey Rose vai conquistar vocês.
Por mais que ela ame o pai e o irmão,ela não quer ser tratada como um objeto das regras da época.Para ela,todos deveriam ter direitos iguais.Com isso,ela não vai deixar que interfiram nas suas aulas com seu tio.
Casamento arranjado?Isso nem passa pela cabeça da nossa protagonista.
Vamos ter romance na história sim,mas ele age em conjunto com o suspense da investigação.Achei bacana porque um acabou complementando o outro e no final deu uma mistura bem legal,que acaba agradando quem não curte muito romance nos livros e agradando também quem não é tão fã de livros de suspense.
Com relação a construção de personagens,a autora foi num limite complexo.Audrey é bem avançada para o seu tempo e desde o início vemos isso.De tão avançada o leitor pode até achar que ela não é um personagem de época.A autora foi num limite que poderia ter dado errado,mas acabou dando muito certo com essa personagem.


"Pesadelos serão seus companheiros de cama essa noite.Todos os lençóis chiques do mundo não farão a mínima diferença.Não diga que não a avisei ,minha dama."


E temos o Thomas,o personagem mais misterioso da história.Fiquei com sentimentos bem diversificados com relação a ele e acho que esse era mesmo o objetivo da autora.Ele vai se equilibrando entre o legal e o chato o tempo todo,nos fazendo questionar de qual lado ele realmente está e isso é incrível.
A relação dele com a Audrey lembra muito a relação entre Sherlock Holmes e Watson,muitas vezes com alternâncias de quem é o Sherlock e quem é o Watson kkkkkkkk
Pra quem gosta do detetive,vai sentir uma familiaridade bem legal na história.
A investigação foi conduzida de uma forma que me surpreendeu.Embora o final tenha feito todo o sentido,a minha linha de raciocínio era outra,próxima até do que foi o final,mas diferente.Gostei porque acabei sendo surpreendido com as motivações e de quem era o assassino.Admiro demais quando um autor consegue me surpreender assim.
A descrição do cenário foi brilhante.Me vi em várias partes ali dentro daquela época Vitoriana cheia de mistério,ruas escuras,ambiente mais bucólico...a autora consegue retratar essa sensação,sendo o cenário muito rico nas descrições.


"A jovem mulher estava certa.Este era o lugar aonde os pesadelos vinham para buscar inspiração."


Podemos chamar a história como de época pelo período em que ela se passa,mas a autora não focou nisso.A base dela foi a investigação e os desdobramentos por conta dela,algo que foi interessante de ver.Senti um pouco de falta de explorar os personagens secundários e alguns costumes da época.Talvez alguns capítulos sendo narrados por outros personagens tivesse sido interessante também dentro da história.
No geral,foi uma história bacana de se acompanhar,com um final que não foi arrebatador,mas que surpreende sim e faz todo o sentido.A autora conseguiu criar uma história amarradinha que nos conduz por uma investigação inteligente por dentro de uma Londres extremamente diferente do que normalmente acompanhamos.
Só digo uma coisa:fiquem atento aos detalhes pra não deixar escapar nada e desvendar esse mistério!


E aí gente,gostaram da resenha de hoje?Espero que sim.Gostei dessa leitura.Não foi excepcional,mas curti o que li.Faltou alguma coisa pro livro ter ganho cinco estrelas,acho que o desenvolvimento final na hora da grande revelação.Embora tenha me surpreendido,acho que esperava uma preparação de cena mais intensa,daquelas de tirar o fôlego do leitor no final.Mesmo assim,não tira o mérito do livro que foi bem bacana,com uma das protagonistas mais feministas que li esse ano.
Não posso deixar de destacar a edição que segue aquele padrão impecável da Darkside.
Bom gente,então por hoje é só,espero que tenham curtido.Não esqueçam de comentar o que acharam,se já leram,pretendem ler....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

3 comentários:

Tamara Mansur disse...

Oláá Claudio! Tudo bem?
Ando bem interessada nesse livro, pois estou vendo muita gente falar dele.. parece muito bom! gostei da sua resenha sim, e acho que então poderíamos chamar de mistério de época? hehe adoro histórias assim de investigação!
beeijo

https://lecaferouge.blogspot.com/

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio, tudo bem? Esse livro está com uma capa lindíssima, mas infelizmente não me convence a ler, não porque eu não me interesse pela história, mas porque eu fico bem mexida com tanto assassinato e descrições, tal... tento fugir um pouco do gênero que me tira o sono, sabe! Mas olha, a tua resenha está maravilhosa e me deixou bem curiosa. Vamos ver se eu consigo "vencer" esse medo!

Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Estou com o livro em mãos e louca pra conhecer as aventuras da nossa empoderada protagonista!
Ameeeei sua resenha e mesmo o livro não ter ganhado cinco estrelas suas, fiquei confiante que vale a pena a leitura.
Bjs Luli

Postar um comentário