quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Resenha:Harry Potter e as Relíquias da Morte


Livro:Harry Potter e as Relíquias da Morte
Autora:J.K Rowling
Páginas:635
Editora:Rocco
Tradução:Lia Wyler




Sinopse

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, o encontro inevitável com Lord Voldemort não pode mais ser adiado. Harry, no entanto, precisa ganhar tempo para encontrar as Horcruxes que ainda estão faltando. E, pelo caminho, descobrir o que são afinal as Relíquias da Morte e como ele pode usá-las contra o Lorde das Trevas. Seguindo as poucas pistas deixadas por Dumbledore, Harry conta apenas com a ajuda dos leais amigos Rony e Hermione. Juntos, eles percorrem lugares nunca visitados, descobrem histórias nebulosas sobre pessoas queridas e acabam por desvendar mistérios que os incomodavam há muito tempo


Oi gente!Como vocês estão?Saudades das resenhas?Podem ficar tranquilos que vamos continuar tendo por aqui sim.Já separei as resenhas dos próximos dias,então se preparem que vem muita coisa legal por aí.
Pra voltarmos em grande estilo,vamos finalizar as resenhas da série Harry Potter com o livro Harry Potter e as Relíquias da Morte,da nossa querida J.K Rowling.
Pode ser uma resenha com spoilers dos livros anteriores,então se não leram recomendo acompanharem as resenhas anteriores que já saíram aqui.



Mais um ano a se começar em Hogwarts,certo?Sim,mas não para Harry.Ele tem uma missão a cumprir:precisa achar as Horcruxes e descobrir como destruí-las.Para isso ele vai contar com Rony e Hermione nessa caçada,mas não será nada fácil.Com base nas informações que Dumbledore forneceu sobre o passado de Voldemort,Harry vai precisar entender a situação e fugir da caçada dos Comensais da Morte enquanto se prepara para a batalha final.
No meio dessa jornada,surgirá a histórias das Relíquias da Morte,mas será mesmo só uma história ou algo que pode servir de explicação para o que está acontecendo?
Que relação elas podem ter com as Horcruxes?



Gente,que livro mais agoniante.Acho que a palavra que pode definir muitas coisas dentro dessa história é transformação.Transformação das atitudes,transformação dos personagens...
E isso pode ser notado desde os primeiros capítulos.E é muito interessante acompanhar isso.
Harry está muito mais maduro aqui,muito mais decidido,pensando na situação de uma maneira geral ao invés dele próprio.Isso me fez voltar a gostar mais do personagem.
Por outro lado,o Rony continua dando mostras de insegurança e em algumas partes infantilidade.Mas aí vem a palavra que falei no início:transformação e isso se aplica muito ao Rony dentro da história.Hermione continua sendo a peça mais centrada dentro do livro,pensando de forma objetiva e estratégica muitas vezes,mesmo quando a emoção não favorece a ela.
A autora conseguiu voltar a criar cenas mais ágeis,aquele tipo de cena que faz a gente prender a respiração até o final,ficando sempre na expectativa de que algo vai a acontecer.Quase lá no final do livro,por exemplo,tem uma cena que tenho certeza que fez muitos leitores ficarem de boca aberta e se perguntando:"é isso mesmo?"
Além disso,achei a escrita da autora mais objetiva nesse livro.Ela explicou o que tinha que ser explicado,fechou pontos abertos em livros anteriores sem abrir outros,criando um círculo que foi se fechando em cima da história de Harry.É lógico que esse universo é gigante e se pararmos pra pensar daria pra escrever mais livros,mas a história que começou lá em A Pedra Filosofal,a autora conseguiu fechar bem.Falando nisso,muitas coisas do passado do nosso bruxinho serão explicadas.Muitas coisas acabam fazendo sentido quando terminamos a leitura,fazendo inclusive termos outro tipo de pensamento,outro tipo de olhar para algumas coisas dentro da história.
Gostei muito do ar de mistério e suspense que encontramos dentro da história.Diferente dos outros livros,esse é um livro mais sombrio,mais soturno,com um cenário de descobertas e mistérios bem definidos pela autora,mas desconhecido pelos personagens.Difícil saber quem é amigo,inimigo ou só está se protegendo.
Ponto negativo pra mim fica justamente por conta do duelo final.Não é que tenha sido ruim,mas por tudo que lemos até então,acho que esperava algo de proporções muito maiores e mais complexas,mas acho que isso foi exatamente o que a J.K Rowling quis.Complicações poderiam gerar situações que ficariam em aberto,então acho que ela optou por não complicar nada nesse livro.
Com relação a sentimento,se preparem porque em determinadas cenas vamos derramar uma lágrima ou outra.Algumas mortes vão acontecer e que vão nos fazer entrar em desespero.Não sei nem dizer qual delas mexeu mais comigo,porque cada uma foi uma facada no coração pra mim.
Pra finalizar,Harry Potter e as Relíquias da Morte foi um desfecho convincente,com emoção,lágrimas,risos,romance,mistério e ação.Um desfecho que acredito que tenha deixado todos os fãs da série bem satisfeitos e ansiando por mais histórias.Se preparem para sofrer um pouquinho com essa leitura (sofrer no bom sentido kkkkkkkkk)!
Será que poderemos esperar mais alguns livros por aí?


Então galerinha,curtiram a resenha?Adorei ter resenhado todos os livros dessa série que é tão especial não só no meu coração,mas no coração de muitos e muitos leitores,que inclusive começaram a trajetória literária por Harry Potter.
Foi ótimo reviver cada parte,cada sentimento,cada cena...uma nostalgia muito gostosa!
Pessoal por hoje então é só,espero demais que tenham gostado.Me contem se já leram,se querem ler,o que acharam do livro e da série em geral.
Vou indo nessa gente,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

1 comentários:

Luli Ap. disse...

Simmmmm mistério/suspense e siiiiim memória afetiva por cada livro e releitura.
Desfecho satisfatório, emocionante e com um pouco de tudo e romance/ação na medida exata.
Acho que quando a gente lê num segundo momento a experiência é mesmo diferente por não ter o impacto do novo, mas valeu muito a pena o desafio.
Parabéns!
Bjs Luli

Postar um comentário