quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Resenha:Singular


Livro:Singular
Autora:Thati Machado
Páginas:200
Editora:Qualis


Sinopse

Noah sempre quis ser um garoto. Exatamente desse jeito. Com ponto final depois do substantivo masculino. Bom, ao menos era assim que as outras pessoas viam a situação. Para Noah, ele era um garoto. Novamente: ponto final. Durante toda uma vida Noah se sentiu deslocado, diferente, estranho. Era como se ele fosse um pacote que precisava vir acompanhado de cuidados e explicações. O que ele não sabia - mas estava prestes a descobrir - é que era único. Era singular. Como muitos garotos - com ponto final - Noah também esperava encontrar alguém com quem dividir absolutamente tudo. E enquanto isso não acontecia, ele achou que seria uma excelente ideia curtir o carnaval na cidade maravilhosa. Ele só não esperava que a terra de clima quente e pessoas calorosas pudesse lhe oferecer muito mais.


Oi gente!Como vocês estão?Tem muita coisa pra comentar com vocês,principalmente em termos de livros lidos,tô devendo muitas resenhas.
Vamos começar falando então sobre um livro que me encantou demais,principalmente por conta dos personagens e pelas mensagens passadas:Singular,da querida Thati Machado,publicado pela editora Qualis,
Pra quem não sabe,Singular é sequência (não direta) do livro Poder Extra G,que já tem resenha por aqui.Não é necessário ter lido o primeiro livro para ler Singular,mas recomendo ler Poder Extra G primeiro pra que não tenham nenhum tipo de spoiler ao ler a sequência.

Noah ainda sofre com a baixa auto estima,mas Nina continua ajudando-o bastante a superar isso e ver a pessoa incrível que ele é.
Não é um processo fácil,mas aos poucos ele vai entendendo o quanto é especial,único,singular e isso vai fazendo com que ele se enxergue e enxergue a vida de maneiras mais positivas.
Ele irá viajar para o Rio de Janeiro juntamente com Marcela,Nina e Nico para aproveitar o Carnaval carioca.
Ele só não imaginava que além de conhecer o Carnaval,ele iria conhecer alguém que iria mexer com seu coração e virar sua vida de cabeça para baixo.Rafaella é o nome desse furacão e muitas situações vão acontecer,assim como algumas descobertas e revelações sobre a vida e sobre Rafa e Noah.Será que eles estão preparados para sacudir e modificar a vida um do outro?


Não é muito segredo que o Noah virou um dos meus personagens preferidos desde Poder Extra G e lógico que eu estava super ansioso pra conferir a história dele.
O que dizer?Mais que um livro,uma história,Singular é um livro que conta uma jornada,jornada de descobertas pessoais,de desafios,de aceitação e de literalmente ligar o f%@ para alguns pré conceitos da sociedade.


"E foi ali,naquele exato momento,que as coisas mudaram para mim.Consegui me enxergar através dos olhos dela e eu não só parecia um homem.Eu era um homem e não havia motivos para duvidar disso.Um pênis não me faria mais ou menos másculo,precisava me lembrar disso sempre."


E a Thati consegue colocar situações que são muito próximas do leitor,facilmente identificáveis em muitos momentos do nosso dia a dia,o que acaba também provocando aquele momento de reflexão em nós mesmos.Sabem aqueles julgamentos precipitados que muitas vezes fazemos?Aqueles preconceitos velados ou não que sem querer (ou querendo) nos pegamos cometendo em palavras e ações?Esse livro vai nos fazer parar e pensar em como estamos agindo e pensando com as pessoas ao nosso redor.


"De quantas formas diferentes é possível sofrer?
Devo dizer que já perdi a conta.E também desisti de tentar entender o estranho funcionamento do meu coração.Um sofrimento nunca é igual ao outro e não importa quão preparado estejamos,sempre vai doer de um jeito inédito."


Os personagens são extremamente bem construídos.São personagens que percebemos que estão com o emocional e auto estima muito em baixa e que vão precisar se fortalecer,principalmente com a ajuda dos amigos.
Rafaella sofre demais com a pressão das amigas e da mãe porque era uma modelo de sucesso,mas desde que passou a ter o corpo que não é considerado dentro dos padrões para o mundo da moda isso a deixa extremamente insegura.E essa situação faz com que ela se retraia bastante,faz com que ela não goste do seu corpo,tornando-a uma pessoa extremamente insegura com ela mesma.


" - Diferente é bom,Noah - ela sussurrou na minha direção. - É único...É singular."


Noah está conseguindo se aceitar,entender melhor a si mesmo,sua sexualidade....mas a insegurança de se aventurar em um relacionamento ainda é muito grande.Ele não sabe como revelar para alguém que ele é trans,não sabe como as pessoas vão reagir a isso.Quando ele conhece Rafaella esse insegurança aflora cada vez mais,porque ele tem medo de perdê-la.


"Ninguém consegue ir muito longe sozinho,por mais forte que seja.Enquanto sentimentos como amizade e amor forem fortes o bastante,a intolerância e o ódio não vencerão!"


É impossível não torcer pelo relacionamento dos dois.Além de amor,paixão,os dois carregam um sentimento de cumplicidade muito grande que vai começando com uma amizade e vai evoluindo para algo a mais.E é nessa cumplicidade que eles vão conseguir quebrar várias barreiras pessoais e correr atrás dos seus sonhos.
Por sinal o romance é lindo!É forte,é apaixonante a cada mínimo gesto.Por sinal lá pro final do livro tem uma cena linda de prova de amor,mas não vou falar pra não estragar a surpresa kkkkkkkkk


"A vida costuma ser muito irônica,mas não é que às vezes ela sabe o que faz?"


A escrita da Thati é extremamente forte e delicada ao mesmo tempo,carregada de muitas críticas a nossa sociedade e isso deixa a gente incomodado,mas incomodado no bom sentido,fazendo a gente pensar.Várias cenas são perfeitamente reconhecíveis do dia a dia e provavelmente já aconteceram com alguém próximo ou até conosco.E a gente se pergunta:por que?Por que o ser humano se incomoda tanto com a sexualidade ou o peso do outro?
E essas reflexões são extremamente positivas.Precisamos de mais livros assim,com essa representatividade e a Thati Machado certamente é um dos melhores nomes para trazer essas histórias.


" - O mundo está mudando,Noah.E que bom que podemos mudar junto com ele."


Quem é do Rio de Janeiro vai se identificar bastante com os cenários,com as situações típicas do solo carioca e quem não é daqui vai conhecer um pouquinho dos cenários cariocas.
Teremos capítulos pelo ponto de vista do Noah e da Rafa,então vamos entendendo bem as dúvidas de cada um,suas batalhas internas,seus sofrimentos,dúvidas...gosto muito quando os capítulos são assim,porque ajuda bastante a entendermos cada um dos personagens e juntarmos algumas peças.


"Rafaella não faz ideia,mas era ela,e não a gravidade,que me mantinha preso à Terra."


Os personagens secundários nem são tão secundários assim.Nina contribui bastante para várias tomadas de decisões,principalmente por parte de Noah.E paralelamente a todas essas questões teremos Marcela,sim ela estará presente aqui.Inclusive vamos ver que ela está sofrendo bastante,mas ainda não é hora de conhecermos sua história.É uma trama paralela que sabemos que está acontecendo,mas que não será revelada nesse livro.
Pra finalizar,se preparem para momentos de emoção,indignação,revolta,reflexões,mas principalmente de muito amor que com certeza é a mensagem principal para combatermos qualquer tipo de intolerância.


Tenho certeza de que no final vocês ficarão com o coração derretido,bem quentinho,ansiando por muito mais.Sei que eu fiquei e fiquei ainda mais encantado com o Noah que certamente é meu personagem preferido dos últimos tempos.Se apaixonem também por essa história que é mais que um livro,é uma jornada de auto descoberta e amor,principalmente amor.



Então gente,gostaram da resenha?Super espero que sim.Essa foi uma história que me ajudou demais a pensar nas minhas atitudes,nos meus pensamentos....
Não sei se já comentei,mas tenho um amigo trans e através de Singular consegui entender um pouco mais sobre como ele se sente,o que ele passa no dia a dia e isso me fez abrir os olhos para muitas situações cotidianas.Às vezes coisas simples como chamar a pessoa pelo nome que ele quer ser chamado pode ser um ato extremamente importante,vamos pensar nisso.Aprendi demais com os livros da Thati e com o meu amigo e tenho certeza que me tornei alguém melhor,sem dúvidas.
Com certeza essa história vai provocar isso em vocês também!
Bom galerinha por hoje então é só,espero demais que tenham gostado.
Me contem se já leram,se querem ler,o que acharam...
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

1 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Fiquei instigada com sua resenha e achei o título super interessante.
A autora com sua escrita envolvente, ao mesmo tempo firme e sensível, a narrativa realista e personagens bem construídos num cenário conhecido já quero ler e vai para a lista dos desejados.
Bjs Luli

Postar um comentário