segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Resenha:A Casa dos Pesadelos


Livro:A Casa dos Pesadelos
Autor:Marcos DeBrito
Páginas:144
Editora:Faro Editorial


Sinopse

Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.


Oi gente!Tudo certinho com vocês?Hoje entrando no espírito do mês do terror,vamos conversar sobre um livro trevoso nacional:A Casa dos Pesadelos,do autor Marcos DeBrito,publicado pela Faro Editorial.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor que já é bem conceituado dentro do gênero terror/thriller nacional.


Nessa história vamos conhecer Tiago,um adolescente que passou por uma experiência bastante complexa e assustadora quando era criança na casa da sua avó.Desde então,ele não pisa mais os pés naquela casa.
Depois de dez anos finalmente Tiago vai se ver novamente na casa que foi a fonte de todos os seus pesadelos até aqui,tomando coragem para enfrentar seus medos.
Ele vai descobrir alguns segredos e o quarto trancado do seu avô,local proibido a ele.Só a menção ao quarto já provoca a ira da sua avó.
Só que à noite os barulhos não param e parece que a criatura que tanto o assombrou na infância ainda continua na casa,dessa vez atrás do seu irmão mais novo e tudo o leva para o quarto do avô.
Qual será a fonte desse mal?
Quais segredos aguardam Tiago?





Histórias de casas assombradas são um clichê,não é mesmo?Mas o importante é o autor saber instigar o leitor bem lá no fundo,fazer com que fiquemos incomodados,com aquela pulga atrás da orelha,sem saber o que é real e o que não é.
Pra minha alegria,A Casa dos Pesadelos é um desses livros.Não precisamos de muitas páginas para sermos sugados para um terror diferente,onde o autor conseguiu se utilizar muito bem do medo do nosso personagem e reproduzi-lo através de nós leitores.
Tiago enquanto criança era muito assutado,muito desacreditado quando tentou contar para os adultos sobre o que tinha visto.Agora já adolescente,o medo permanece,mas existe um diferencial:seu irmão.
Ao ver que a criatura demonstra um interesse no seu irmão,imediatamente nosso protagonista muda de postura.O medo permanece,lógico e não podia ser diferente,mas agora ele tem um senso de proteção e de descobrir a verdade por trás daquela casa e da estranha criatura que tanto o amedronta.Sem falar em descobrir o que acontecer com ele mesmo quando era criança.
O cenário é basicamente a casa da avó do Tiago.O autor utiliza de pequenas coisas para provocar um sentimento de medo,mas ao mesmo tempo de nos deixar grudados em cada página,seja por um barulho,ou uma descrição mais detalhada do que o protagonista está vendo...mas principalmente pelos sons e pelo que não estamos vendo.O simples fato de imaginarmos o protagonista encarando a porta trancada e proibida do quarto do avô faz a gente imaginar milhões de coisas e nenhuma delas é muito boa.
As descrições são objetivas,e quando necessárias o autor vai por um caminho mais detalhado,mas sem enrolar em momento algum.
Em alguns aspectos posso comparar a escrita do Marcos com a escrita do Marcus Barcelos.Os dois conseguem colocar várias referências daquelas histórias de terror mais clássicas,bastante visuais e instigantes.
O desenvolvimento do personagem foi feito de forma bem direta,às vezes até pulando algumas etapas,mas sendo necessário para o desenvolvimento da trama.
Só não gostei da mãe do Tiago.Achei ela muito omissa e ignorando vários detalhes,sempre com a desculpa de que aquilo tudo era imaginação de criança.
Apesar de bem curtinho,é uma história que nos mostra alguns fatos atuais,provoca reflexões e nos faz questionar:quem são os verdadeiros monstros?
Pra finalizar,achei muito instigante esse primeiro contato com o autor,tanto é que depois disso fui procurar outros livros dele,inclusive já li outro esse mês e aguardem resenha.Amo histórias de casa mal assombradas e quando elas são bem trabalhadas gosto ainda mais.
Com certeza vou prestar bastante atenção em todos os lançamentos do autor!


Galerinha,gostaram da resenha?Espero demais que sim!Não posso dizer que foi um livro que me deu medo,afinal se existe alguém bem complicado de se assustar com livros ou filmes do gênero sou eu kkkkkkkk
Mas acho que quem não está acostumado a ler algo do gênero pode se assustar sim,então já fica o aviso.
Pessoal por hoje então é só.Me contem se já leram,se querem ler,se gostaram,qual outro livro do autor que me recomendam....
Vou indo nessa gente,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

2 comentários:

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio, adorei a resenha e saber um pouco mais sobre a história, até porque eu não tenho a pretensão de ler o livro, porque eu sou o tipo de leitora que se assusta e impressiona muito facilmente, então eu fujo do gênero, caso contrário eu fico aterrorizada em tudo na minha vida. Hahahahaha
Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Como sou apaixonada por terror quero muito ler esse livro e depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda de conhecer a obra.
Bjs Luli

Postar um comentário