terça-feira, 16 de outubro de 2018

Resenha:Volte Para Mim


Livro:Volte Para Mim
Autora:Paola Aleksandra
Páginas:304
Editora:Essência


Sinopse

Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido. 
Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos atrás ela escolheu deixar para trás. 




Oi galerinha!Como você estão?Vamos com mais uma resenha pra hoje?E vamos conversar sobre um romance de época nacional:Volte Para Mim,da Paola Aleksandra,publicado pela editora Essência.
Pra quem não sabe, a Paola é booktuber,dona do canal Livros e Fuxicos.Volte Para Mim é seu romance de estréia.




"Engraçado como às vezes precisamos abrir mão de tudo o que temos para descobrir o que é verdadeiramente essencial."


Brianna Hamilton é uma jovem que saiu da Inglaterra para conhecer seu passado e sobre si mesma nas terras da Escócia.
Porém com a grave doença da sua mãe,ela resolve voltar definitivamente para a Inglaterra.Só que ela vai ter que aguentar as consequências do que havia deixado para trás e um grande amor que ainda guarda mágoas do passado.
Parece que voltar talvez não tenha sido a decisão mais acertada,mas sua mãe precisa dela.Será ela forte para acertar as coisas e e livrar de toda a culpa?


"Ações.Todos nós precisamos de menos palavras e mais atitudes."


Fiquei muito curioso quando vi que a Pah lançaria um livro.Pra quem costuma assistir o canal dela,sabe que a Pah é uma grande fã de romances de época,sejam os mais atuais ou os mais antigos.
Sabendo dessa experiência grande dela com livros do gênero,já imaginei que viria coisa boa por aí.
O início do livro não estava me conquistado.A leitura estava bem arrastada,sem muitas explicações ou cenas que chamassem atenção.Tanto é que precisei dar uma parada.Achei realmente que o problema era comigo.
Quando voltei a ler,comecei a me adaptar mais ao ritmo da narrativa,a forma como a história ia se desenrolando.O que mais estava me desagradando na narrativa era a falta de diálogos e o excesso de descrições em muitas partes.

Embora não concordasse com algumas coisas,dentre elas o próprio Desmond e a Brianna,fui entrando na história.Gente,custava falarem toda a verdade desde o início?Eles ficam o tempo todo querendo adivinhar o que os levou a tomarem determinadas atitudes.Isso foi me irritando demais.
Superado isso,fui me concentrando em outros detalhes da trama.Aqui é um caso raro onde os personagens secundários são melhores que os principais.
A irmã da Brianna,Malvina é incrível.Tem uma alma de artista,pensa racionalmente,mas tem um coração enorme,que não cabe no peito,muito decidida,mas que também sofre em silêncio com a situação da mãe,o que acaba provocando um afastamento dela da família.
Os irmãos do Desmond também merecem destaque.São mega engraçados,não perdem uma boa piada e chance de implicar com o irmão,mas estão sempre prontos a agir da forma correta quando necessário.

O cenário dividido entre Inglaterra e Escócia me chamou muito a atenção.Amo demais os dois países e ver os detalhes de época se dividindo entre eles me deixou muito encantado.
A situação da mãe da nossa protagonista me deixou muito angustiado.Em uma cena específica eu fiquei extremamente aflito pelo que ia acontecer com ela.
Aliás essas relações familiares são o ponto alto do livro,muito mais que o romance.Brianna foi embora,mas deixou muitas pontas soltas em casa e quem ficou teve que segurar tudo o que se seguiu após a partida dela.
Quando ela volta,encontra uma casa triste,com um pai que constantemente está viajando em busca de uma cura para a doença da esposa,empregados cabisbaixos e desesperados,uma irmã que se isolou de todos e de si mesma,um amor do passado para quem ela fez uma grande promessa...e aos poucos ela vai precisar lidar com isso e colocar todas as coisas no lugar.Aos poucos vamos vendo como a Pah abordou demais essas ligações familiares,com um acontecimento,uma descoberta levando a consequências dentro de uma mesma situação.Embora família seja complicada,ainda são família e Brianna sabe bem disso.

O romance realmente não me pegou,pelo menos não até mais para o final da história.A forma como a Pah conduziu o romance deles foi bem arrastada,mas o grande ponto foi ela ter feito o romance como consequência e não como pano principal.No início até achamos que a história vai se basear exclusivamente no romance,mas aos poucos vamos vendo que não.
Mais que isso,é uma história sobre descobertas,desenvolvimento pessoal,evolução,responsabilidades,transformação e uma pegada de drama característica da Pah.Consegui ver muito dela em cada página,em cada cena e fiquei muito feliz com isso.É lógico que há pontos a serem melhorados,mas no geral ela conseguiu nos trazer uma história de época com muitos ensinamentos,personagens que conquistam por seus jeitinhos e no final vemos que foi uma leitura agradável de ser feita.Em alguns momentos ficou parecendo um pouco novela mexicana?Talvez sim,mas essa é a característica da Pah,bem o jeitinho dela,então acabou sendo até de certa forma necessária essa carga alta de drama.
Ah,já quero um livro da Malvina,ela simplesmente precisa ter sua história contada!


"Tudo depende de uma única escolha:prender-se ao passado ou lutar por um novo futuro."


Então gente,gostaram da resenha de hoje?Super espero que sim.Foi muito bacana acompanhar a estreia da Paola no mundo literário como autora e mais feliz que ela conseguiu nos mostrar uma história que é bem ela mesma.
Pessoal então é isso,espero demais que tenham gostado.Me contem o que acharam,se já leram o livro,se querem ler,se conhecem o canal da Pah....
Vou indo nessa galerinha,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

1 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Gosto muito de romances de época.
Não conhecia esse livro.
Confesso que ultimamente tenho repensado bastante esse negócio de literatura nacional valorizar nomes e locais estrangeiros.
Será que tem um livro de autor inglês ou escocês que se passe no RJ ou SP?
E se o romance é arrastado aí é que o bicho pega mesmo.
Messe momento "leitora rebelde' vou passar esse hihihi
Sua resenha como sempre impecável e maravilhosa.
Bjs Luli

Postar um comentário