terça-feira, 27 de novembro de 2018

Resenha:Pule,Kim Joo So


Livro:Pule,Kim Joo So
Autora:Gaby Brandalise
Páginas:208
Editora:Verus


Sinopse

O que você faria se precisasse escapar da sua própria vida? Um história inspirada em dramas coreanos
Marina vive em Curitiba, atormentada pelas agressões do ex-namorado. So vive em Seul, preso a uma culpa da qual não consegue se livrar. Em mundos tão distantes, mas carregando dores parecidas, a história dos dois vai se cruzar e fazer com que eles finalmente tomem o controle da própria vida, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram. Pule, Kim Joo So é uma história ágil e original, que vai surpreender e divertir da primeira à última linha.


Oi gente!Como vocês estão?Espero que bem.Vamos com mais resenha sim.E mais um livro nacional!Vamos conversar hoje sobre Pule,Kim Joo So,da autora Gaby Brandalise,publicado pela editora Verus.
Já deixo um aviso:quem é viciado em doramas coreanos,acho que vão curtir o livro e a resenha de hoje.


Marina está no banheiro de um aeroporto.Super normal se não fosse o fato de que tem alguém ali com ela.Mas espera....um homem no banheiro feminino e ainda por cima machucado e com a camisa suja de sangue.Pra complicar a situação,o rapaz é asiático e não fala português,inglês ou espanhol.
Aparentemente os seguranças do aeroporto estão procurando o asiático,então Marina precisa dar um jeito de fugir com ele dali e levá-lo para o único lugar seguro:sua casa.
Ela só não esperava que esse ato fosse desencadear uma série de eventos incríveis e fazer surgir um sentimento entre ela e o misterioso asiático que pode colocar os dois em um perigo jamais visto.
Resta saber como nossos protagonistas vão conseguir enfrentar esses perigos....


É muito complexo falar desse livro sem dar spoiler,mas vamos tentar mesmo assim.
Já começo dizendo:que história mais louca gente.O livro começa seguindo uma linha bem normal,com um romance envolto em mistério,passando por uma protagonista que sofre com os abusos do ex namorado.
Mas um pequeno fato faz a história virar de ponta a cabeça e eu literalmente fechei o livro e falei comigo mesmo:Oi?Como assim?
Não sei se gostei da forma como a autora deu a reviravolta na história,na verdade não sei nem se as explicações do porquê tudo acontece me convenceram.
Temos aqui um suspense que vai pra um romance,volta para um suspense mas com algo a mais que vai definir o rumo da história.


" - Se você vai ficar aqui,talvez deva quebrar a regra que quiser."


Marina é uma jovem que vive sofrendo abusos por parte do seu ex namorado (algo que acho que merecia ser abordado de outra forma aqui).Sempre que ele entra na sua casa está bêbado e a estratégia de Marina é cansá-lo para que ele se canse e acabe desmaiando até que algum amigo pegue ele.
Entendo o dilema dela pelo fato do seu ex namorado ser policial e todos na delegacia estarem do lado dele,mas achei essa tática dela extremamente suicida.
Acho que ela podia enfrentá-lo de outra forma,buscar alguém que a ajudasse....essa atitude dela ao mesmo tempo que parece corajosa é submissa demais,porque ela deixa com que ele bata nela sim.Esse meio termo não fez muito sentido pra mim,mas tudo bem.

Marina é uma personagem muito doce,que não quer envolver ninguém nos seus problemas,muitas vezes se envolvendo dentro de uma bolha onde não permite que ninguém entre.
Ao mesmo tempo que ela é doce,é também uma pessoa gosta de respostas e age de acordo com seu coração.
Admito que gostei dela no início do livro e depois no final.No meio do livro ela me irritou demais em muitos momentos.

Kim é um mistério.Ele é cuidadoso,é amoroso,não gosta de ver injustiças,é o cara perfeito para a Marina mesmo com a barreira da linguagem,mas....
No final quando entendemos melhor o que acontece,aí sim vamos gostar mais dele.Pelo menos isso aconteceu comigo.Passei a gostar muito dele quando entendi os dilemas e suas motivações.


"O personagem é ele,mas a melhor atuação é sua."


Sobre o cenário em si,posso dizer que ele se passa em dois:em Curitiba e na Coreia do Sul.Como o cenário vai mudar para a Coreia?Aí vocês terão que ler para descobrir kkkkkkkk
Gostei das descrições dos locais,principalmente pontos de referência.Isso ajuda bastante a nos situarmos nas cenas.

A narrativa da Gaby é boa,mas as escolhas dela foram bem controversas.Ela conseguiu criar diálogos bem legais,carregados de ironias e piadas.Objetividade não faltou,mas acho que ela foi se perdendo um pouco dentro da própria história.
Se ela tivesse optado por seguir uma outra linha talvez tivesse sido melhor para o enredo.
Gostei bastante como ela trabalha a parte da cultura coreana,de uma forma simples,sem inventar,sempre com muito respeito e com conhecimento do que está falando.Esse foi o ponto alto do livro.Outra coisa que gostei bastante porque eu dava gargalhadas foram as cenas que a Marina tenta se comunicar com o Kim.Sério,melhores partes hahahahahaha


"O falso,às vezes,é a verdade de cabeça para baixo.No universo da fantasia pode estar a realidade."


Pra finalizar,foi uma história que me fez viajar para a Coreia,me fazendo visualizar muitos aspectos da cultura asiática,mas que não me convenceu como romance.No final vamos entender as motivações,mas não posso dizer que me convenceu.
Mas assim,foi uma leitura que transcorreu muito rapidamente e que me prendeu acima de tudo.Num dia eu já tinha lido mais de cem páginas,então posso dizer que ela tem seus méritos sim.
Quem gosta de doramas coreanos ou simplesmente gosta da cultura coreana,posso dizer que vai se encantar com a história.


Então galerinha,curtiram a resenha de hoje?Não posso dizer que tenha sido uma leitura excelente,mas por todos os aspectos foi uma leitura ok.Acho que todo o livro que te prende de alguma forma tem seu mérito e isso aconteceu comigo.
Pessoal por hoje então é só,me contem o que acharam,se já leram,se querem ler.....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

1 comentários:

Luli Ap. disse...

Como sempre amei a sua resenha, mas confesso que fiquei preocupada com a maneira como a autora conduziu a narrativa.
De qualquer maneira vou dar uma chance ao livro já que a leitura é rápida, quero experimentar a cultura coreana, viajar para Curitiba e conhecer a Marina e o Kim ;)
Bjs Luli

Postar um comentário