terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Resenha:Mensageira da Sorte


Livro:A Mensageira da Sorte
Autora:Fernanda Nia
Páginas:424
Editora:Plataforma 21


Sinopse

A SORTE É IMPREVISÍVEL.

Em pleno Carnaval carioca, durante uma confusão em um protesto contra a AlCorp – uma corporação que controla o preço dos alimentos e medicamentos no país – Cassandra Lira, ou Sam, passa a ser uma mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte (DCS), uma organização extranatural secreta incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas. 

Para manter esse equilíbrio, os mensageiros devem distribuir presságios de sorte ou azar para alguns escolhidos. O primeiro "cliente" de Sam é justamente o seu vizinho e colega de classe, Leandro. O garoto é um youtuber em ascensão e a ajuda dela, na forma de uma mensagem sobre nada menos que paçocas, impulsiona Leandro a fazer um vídeo que o levará para o auge da fama. O que Sam não sabe é que o rapaz também é um ávido participante dos protestos contra os abusos da AlCorp, comprometido a expô-los em seu canal, independentemente dos riscos que possa correr, e a garota se vê obrigada a usar a sorte do DCS para protegê-lo. 

Mesmo que não entenda por que foi escolhida para trabalhar para o Destino, logo ela se vê no meio de uma rede de intriga, corrupção e poder. 

Ainda lidando com a culpa pela morte do próprio pai e com seus sentimentos por Leandro, Sam embarcará na jornada de desmascarar a quadrilha que está deteriorando o sistema da Justiça, tanto a natural quanto a extranatural, e fazer com que a balança do Destino se equilibre outra vez.



E aí galerinha,como vocês estão?Vamos continuar nas resenhas?Vamos conversar sobre mais um livro nacional e que acabei gostando muito mais do que imaginei:Mensageira da Sorte,da autora Fernanda Nia,publicado pela editora Plataforma 21.

O clima é de extrema tensão,afinal os protestos contra a corporação AlCorp não param de ocorrer.Sam acaba de se mudar para o Rio e se vê no meio de um protesto próximo ao prédio onde mora.Ela acaba salvando a vida de Cecília e descobre que na verdade Cecilia é uma Mensageira da Sorte,responsável por regular a balança entre sorte e azar na vida das pessoas.Isso tudo é muito louco na cabeça de Sam e tudo acaba ficando mais confuso quando ela é designada para ser mensageira temporária enquanto Cecília se recupera.
Com isso ela acaba conhecendo Leandro,seu vizinho e famoso youtuber, que participa constantemente dos protestos contra a AlCorp,engajado a expor os perigos e corrupções da organização.
Aos poucos a vida dos dois vão ficar atreladas e Sam vai entender o tamanho do perigo que cerca não somente a ela,mas Leandro e o Departamento de Correção de Sorte.
Ela vai precisar tomar decisões drásticas....e lidar com as consequências.Será que ela vai ter sorte para isso?


"É difícil não acreditar em sorte ou azar quando a vida é infestada por eles."


Esse foi meu primeiro contato com algo da autora .Já tinha ouvido falar dos trabalhos da autora como quadrinista,mas até então não tinha tido oportunidade de ler algo dela.
Quando vi o lançamento dela na última Bienal fiquei muito curioso,principalmente por algumas resenhas falando super bem da história.
Primeiro de tudo preciso ressaltar o cenário da história.O livro se passa aqui no Rio de Janeiro,passando por bairros que conheço bastante,como a Cinelândia por exemplo.Na história o bairro da Cinelândia é o grande palco das manifestações e protestos e pode acreditar:é assim mesmo na vida real.E a autora conseguiu transmitir a atmosfera real dos protestos para o livro,preservando a característica dos lugares e pontos característicos de cada um.


"A parte mais difícil de virar adulto é reconhecer que virar adulto é uma merda."


O trabalho feito na construção dos personagens foi muito bacana.Sam tem muitas marcas em sua vida desde a morte do seu pai.No início sabemos que o pai dela morreu,mas não sabemos as circunstâncias,algo que só é revelado mais pra frente,então vamos entender algumas coisas sobre a pessoa que a Sam se tornou.Ela é muito inteligente,bem retraída,tentando achar um meio termo em sua vida.

Leandro é um rapaz descolado,que ama seu canal no youtube que aos poucos vai fazendo sucesso.Ele não perde um protesto contra a AlCorp.Também ficamos em dúvida sobre esse comportamento dele,afinal participar de protestos do jeito que ele participa é altamente suicida e um péssimo jeito de brincar com a sorte.
Ele e Sam se completam de muitas maneiras e é muito bonito ver a interação deles.Muitas vezes as coisas nem precisam ser ditas,eles já sabem o que o outro quer dizer.

Sei que muitas pessoas não curtem um romance meloso,mas acreditem,o romance aqui não é assim.Ele é bem trabalhado,não sendo o ponto central da história e sim consequência da série de acontecimentos que vão ocorrendo na trama.
Adoro os diálogos entre eles,principalmente quando cismam de implicar um com o  outro,por sinal as melhores partes são essas kkkkkkkkkk


"Mas é vida é assim mesmo,grãozinhos.Às vezes,temos que deixar o nosso mundo para trás e embarcar em uma nova jornada.É a única forma de encontrarmos o que o nosso coração mais anseia."


Pode ser uma história de ficção,mas as mensagens passadas são muito claras.Muitos acontecimentos e fatos presentes no livro são muito atuais.Gostei muito desse contraponto entre realidade e fantasia.É algo que poderia ter sido muito desastroso e confuso,mas a autora optou por fazer da forma mais simples,com diálogos engraçados,personagens que amamos torcer contra e a favor,com um pano de fundo bem realista e bem carioca também.E o ritmo da história ajudou bastante também.As cenas de ação são conduzidas como devem,sem exageros,mas com um ritmo mais intenso,deixando o leitor com a respiração presa.

Embora ache que o resultado dessa mistura fantasia x realidade foi bem executado,achei que quase 450 páginas ficou um pouco exagerado.Algumas partes poderiam ter sido cortadas,sem alterar o desenvolvimento da história,Não foi algo que atrapalhou pra mim,mas acho que algumas pessoas podem se incomodar.
As explicações foram convincentes,principalmente na hora de explicar como funciona o Departamento de Correção de Sorte e suas ramificações.

Pra finalizar,essa é uma história que desperta no leitor um sentimento de justiça muito grande,uma vontade de levantar e fazer alguma coisa pra mudar o mundo em que vivemos.
Uma coisa é certa:seria tão legal se a balança entre sorte e azar fosse justa para todos,mas infelizmente a vida real não é assim.
Todos temos nossas cotas de sorte e aproveitá-las enquanto duram e temos nossas marés de azar,que não devemos deixar nos abater.


"Mas,no fim,a vida não está sob o nosso controle.Desgraças acontecem.A gente só precisa aprender a remediá-las depois."



Então gente,gostaram da resenha de hoje?Espero demais que sim.Essa foi uma história que deu uma renovada em mim sobre muitos aspectos, o que me deixou extremamente feliz,principalmente por ser uma história que se passa aqui no Rio de Janeiro com tantos lugares que me são bem familiares.
Galerinha por hoje é só,super espero que tenham gostado.Me contem o que acharam,se já leram,se pretendem ler....
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

1 comentários:

Luli Ap. disse...

Amei esse plot Cláudio!
Super diferente, bons personagens, se passa no RJ, o romance não é meloso e o desenrolar da trama prende a atenção.
E a lista dos desejados só faz aumentar 😁😁

Postar um comentário