quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Decepções Literárias de 2019


Fala pessoal!Como vocês estão?Continuando na vibe das retrospectivas,hoje é dia de mostrar aqueles livros que eu tinha expectativa,mas que acabaram sendo decepcionantes para mim em 2019.Só lembrando que foram livros que não funcionaram para mim,mas pode ser que funcione ou já tenha funcionado para vocês.
Para minha tristeza tem alguns thrillers nessa lista.
Vamos começar?










A Desconhecida
Peter Swanson
Novo Conceito


Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.de mentiras.
Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?









A Garota da Capa Amarela
Matheus Matts
Coerência


Arthur tem uma rotina agitada, trabalha em uma importante empresa de consultoria em tecnologia. Um dia, é envolvido em um fenômeno que o transforma completamente. O encontro com uma garota que veste uma capa de chuva amarela traz uma grande reviravolta para sua vida, conduzindo-o por um caminho repleto de mistérios e uma luta desesperada pela vida eterna.
Com a ajuda da famosa jornalista Lara Alcântara e da sua leal secretária Laís, descobre que não é o único assombrado pela garota, que carrega uma trilha de mortes ao longo de séculos. Conforme vão se envolvendo nesse mistério, precisam lidar com surpresas e perigos cada vez maiores.
Prepare-se para uma instigante e arrebatadora história sobre o valor da vida e até aonde iríamos para salvar a vida de quem amamos.

Quando você quer morrer?
Até quando quer viver?
Como seria se pudéssemos prolongar nossa vida?
Que preço você pagaria?
Estaria disposto a sacrificar alguém?
E se fosse para prolongar a vida de quem você ama?
Estaria disposto a sacrificar alguém?









A Última Festa
Lucy Foley
Intrínseca


Miranda e Katie são amigas de infância. As duas conheceram Julien, Mark, Samira, Giles, Nick e Bo na época da faculdade. Já Emma entrou no grupo mais tarde, quando se casou com Mark, e é por isso que ela se empenha tanto na organização do encontro de fim de ano. Programado desta vez para acontecer em um cenário idílico, o feriado que todos passarão juntos promete refeições deliciosas, muito champanhe, boa música, entretenimentos variados e conversas maravilhosas.

O grupo, como qualquer outro, tem suas pequenas tensões, que se fazem notar já na viagem de trem entre Londres e Loch Corrin, a cidade das Terras Altas escocesas onde os amigos vão se hospedar. Desentendimentos bobos sobre o horário da partida, a escolha dos assentos, quem vai ficar em qual chalé vão surgindo aqui e ali, e logo desaparecem, substituídos pelo tilintar dos primeiros brindes. Mas não são esquecidos, assim como todos os ressentimentos de anos atrás.

Depois de uma década juntos, talvez nem toda a nostalgia que os encontros de fim de ano tentam evocar seja suficiente para suplantar as diferenças entre eles, que se tornaram cada vez mais profundas. Na grande festa da última noite do ano, o fio que os mantém unidos enfim arrebenta, trazendo à tona as únicas coisas que ainda lhes restam em comum: raiva e segredos. No dia seguinte, alguém está morto e uma forte nevasca os mantém isolados. Ninguém pode entrar. Ninguém pode sair. Nem o assassino.

Narrada em flashbacks a partir das perspectivas dos vários personagens, a história desse malfadado encontro é um daqueles mistérios cheios de tensão e de ritmo perfeito. Lucy Foley consegue criar um hall de personagens tão intrigantes quanto potencialmente detestáveis: autocentrados, vaidosos, soberbos, manipuladores, até mesmo ameaçadores, cada um a seu modo. É difícil eleger em quem confiar. A cada interação do grupo capturamos uma nova pista do passado de um, das ambições do outro, de como eles se enxergam e como se relacionam. Uma rede de histórias que a autora tece até a última página, em um jogo sutil de revelações e omissões.

É justa a recorrente comparação de "A Última Festa" com as obras da grande mestra Agatha Christie, que criou e solucionou como ninguém os crimes mais mirabolantes e, ao mesmo tempo, irritantemente simples da literatura policial. Pois o que Lucy Foley nos entrega em seu livro é uma revisitação moderna do clássico crime do quarto fechado, com todos os elementos obrigatórios somados a um toque incontestável de autenticidade. Uma trama de suspense brilhantemente construída, uma homenagem à Rainha do Crime, o reconto de um estilo que todos amamos: A última festa é tudo isso e um pouco mais. Será que velhos amigos serão sempre os melhores amigos?









A Mulher Silenciosa
A.S.A.Harrison
Intrínseca


Jodi e Todd estão juntos há 20 anos e, aparentemente, levam uma vida invejável. Todd é um empreiteiro bem-sucedido que pode bancar alguns luxos, como o enorme apartamento com uma vista deslumbrante para o lago, um Porsche (dele) e um Audi (dela) na garagem, e o estilo de vida de Jodi. Psicoterapeuta, ela atende em casa apenas dois clientes por dia, e tem tempo de sobra para as sessões de pilates, as aulas de arranjos florais, os passeios com Freud, o golden retriever do casal, e o preparo das refeições gourmet de que tanto gosta. Jodi ainda fica ansiosa ao ouvir a chave do marido abrindo a porta. Todd diz que nunca encontrará uma mulher igual a ela. Essa fachada perfeita, porém, está prestes a ruir. Todd é um adúltero incurável, e Jodi sabe disso. Ela é a esposa silenciosa, preparada para tolerar as traições do marido com o intuito de manter as aparências. Até que Todd sai de casa - para viver com uma mulher com metade da idade dela, filha de seu melhor amigo. Magoada, humilhada e, por fim, financeiramente abalada, Jodi começa a contemplar o assassinato como uma opção razoável. Contado alternadamente nas perspectivas dele e dela, 'A mulher silenciosa' é um livro sobre um casamento à beira do fim, um casal na direção da catástrofe, concessões que não podem ser feitas e promessas que não serão cumpridas. Um thriller psicológico sofisticado, que seduz o leitor desde a primeira página.









Geek Love
Katherine Dunn
Darkside


Geek Love conta a história da família Binewski. Sempre unidos, quase carne e osso, eles viajam pelos Estados Unidos fazendo apresentações para o público com seu show itinerante. Freakshow itinerante, alguns diriam. Isso porque os Binewski decidiram gerar suas próprias aberrações, tomando substâncias tóxicas e radioativas para dar luz à crianças “fora do normal”. Arturo tem nadadeiras no lugar dos membros, Chick é dotado de poderes telecinéticos, Elly e Iphy são gêmeas siamesas e Oly é uma anã albina e corcunda, . Junte esse circo dos horrores com a prosa audaciosa e tocante de Katherine Dunn e pronto. Você tem em mãos um verdadeiro marco da cultura pop, inédito no Brasil, que a DarkSide Books lança em capa dura em uma edição que merece um espetáculo próprio. Lançado originalmente em 1989, Geek Love é um dos livros favoritos de Neil Gaiman. E também de Flea, Kurt Cobain e Terry Gilliam (Os Doze Macacos, Monty Python). Além disso, o romance que narra a história da família de aberrações foi o fenômeno literário que inspirou a edição original do Lollapalooza e a série American Horror Story. E não é para menos: romance mais importante de Katherine Dunn, Geek Love não tem pudores ao questionar o que é belo e feio, bizarro e normal e sagrado e obsceno. Aqui, a autora resgata o significado original da palavra geek: um artista de circo ou de festival, apresentado como feroz ou psicótico, que arrancava a dentadas a cabeça de galinhas vivas. Conforme vamos acompanhando as desventuras dos Binewski pelas estradas do país, inspirando uma devoção fanática que incita a rivalidade entre irmãos e leva todos ao extremo, nos envolvemos com a história e sua montanha-russa de emoções. Ambição e amor, pertencimento e preconceito: os eternos conflitos familiares ganham novas dimensões com os personagens inesquecíveis desse clássico moderno, que mostra o que é possível na literatura — e como ela pode ser poderosa. Cheio de nuances, imaginativo e trágico, Geek Love é o filme que Tim Burton não lançou. Todos nós temos nosso lado freakshow. Não deixe o circo passar.









Belas Maldições
Neil Gaiman
Bertrand Brasil


O mundo vai acabar em um sábado. No próximo sábado, para falar a verdade. Pouco antes da hora do jantar. Não há nada que possa ser feito para frustrar o Grande Plano divino. Mas quando uma freira satanista um tanto distraída estraga um esquema de troca de bebês e o pequeno Anticristo acaba sendo entregue ao casal errado, tem início uma série de erros cômicos que podem ameaçar o próprio Armagedom.

Aziraphale é um anjo que atua na Inglaterra e dono de um sebo nas horas vagas. Crowley é um demônio e ex-serpente responsável pela mesma região. Ambos veem nessa confusão uma grande oportunidade, porque os dois, que vivem entre os humanos desde o Princípio, apegaram-se demais ao mundo para desejar a grande batalha entre o Céu e o Inferno.

Em sua jornada para evitar o Armagedom e encontrar o Anticristo, agora um menino de 11 anos vivendo tranquilamente em uma cidadezinha inglesa, eles acabarão trombando com uma jovem ocultista, dona do único livro que prevê com precisão os acontecimentos do fim do mundo, com caçadores de bruxas ainda na ativa e, quem sabe, até com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas eles terão de ser rápidos. Não é só o tempo que está acabando...

Esta edição contém a tradução revisada a partir do original revisto, aprovado por Neil Gaiman e pelo Pratchett Estate, que corrige vários erros de digitação e imprecisões presentes em edições anteriores.









Ponti
Sharlene Teo
Intrínseca


Na Cingapura da década de 1970, a estonteante Amisa é a estrela de um filme B que jamais estourou, mas acabou se tornando um ícone cult do cinema de terror. Descoberta por um tradutor e escalada para interpretar a "pontianak" - uma criatura canibal da mitologia malaia, uma jovem com deformidades que vende sua alma em troca de ser novamente bela -, esse foi seu grande e único papel.
Amisa é, de fato, linda. Décadas se passaram e ela ainda recebe cartas e presentes de fãs. Isso é um fardo que pesa nas costas de Szu, a filha adolescente, eternamente inadequada à sombra da figura mítica e controladora da ex-atriz. Szu vive uma vida sufocada não só pela umidade quente da cidade, mas também pela mãe, pela casa despedaçada onde moram com a tia, pela falta de perspectivas, pela ansiedade e pelo tédio da escola. Uma existência tóxica e desoladora que ganha fôlego na improvável amizade que surge entre ela e Circe - a garota privilegiada e sarcástica que invade o universo claustrofóbico de Szu e muda tudo.

Longe de replicar o esteriótipo da típica dupla de amigas do high-school que tanto estamos acostumados a consumir - a tímida e descolada que vira par da livre e desinibida e toma um porre da sangria na festa da turma -, Szu e Circe se complementam e se repelem, ao mesmo tempo fortes e vulneráveis.
Como a maioria da parcerias de juventude na vida real, a delas também se desfaz. No futuro, sem nunca mais terem tido contato, Circe voltará às lembranças daquela amizade e à culpa que pesa em sua consciência.

Contado da perspectiva das três mulheres em momentos distintos de suas vidas, Ponti é um romance que nos prende imediatamente com sua estranheza familiar - a cidade de Cingapura, impregnada de um calor úmido e cuja mitologia em muitos pontos se toca com a nossa, no Brasil, atrai nosso olhar como aquela pessoa a quem acabamos de ser representados, mas parece que já conhecemos há séculos. É a estreia primorosa de uma nova escritora que vai surpreender você.









Strawberry Fields Forever
Richard Zimler
Record


O livro conta a história de Teresa. A vida da menina muda radicalmente quando os pais deixam Lisboa para irem viver em NY. Não estando preparada para a vida na América, com dificuldade para se exprimir em inglês, Teresa encontra refúgio no seu particular sentido de humor e no único amigo, Angel, um rapaz brasileiro de 16 anos, bonito, mas desastrado, que adora John Lennon e a sua música. Mas o mundo de Teresa desmorona-se completamente quando o pai morre e a deixa, a ela e ao irmão mais novo, com uma mãe negligente e consumista. Os problemas de Teresa confluem para um clímax de desespero no dia 8 de Dezembro de 2009 - aniversário da morte de John Lennon - quando ela e Angel fazem uma peregrinação ao Memorial Strawberry Fields Forever em Central Park. Aí, um terrível acontecimento que nunca poderia ter previsto devolve-a à vida e ao amor.









Warriors
Sol Yurick
Darkside


No livro, os guerreiros em questão são membros dos Dominators de Coney Island, acusados, injustamente, pelo assassinato do líder que tentava unificar as gangues. Jurados de morte, os Dominators não têm outra alternativa além de fugir, atravessando territórios inimigos sem nunca saber em que beco sombrio a Morte se esconde.

Inspirado nos então chamados delinquentes juvenis que Sol Yurick conheceu de perto ao trabalhar como assistente social, os personagens são anti-heróis de carne osso, capazes de atos de bravura e covardia com igual intensidade. Um retrato fiel dos conflitos de jovens à margem da lei durante uma época de contestação social, conflitos raciais e revoluções criativas.

Dos hippies ao hip-hop. De Tarantino à Armação Ilimitada. O cinema, os games, a música, a moda e a street art beberam dessa mesma fonte. É hora dos guerreiros originais reconquistarem seu território na cultura pop. Leia The Warriors e descubra por que esse romance, escrito há cinquenta anos, continua mais atual do que nunca.









Você
Caroline Kepnes
Rocco


Bestseller do The New York Times, o romance de estreia de Caroline Kepnes ganhou elogios de escritores do calibre de Stephen King e Sophie Hannah, além de resenhas estreladas, e deu origem a uma série de TV homônima que estreia neste primeiro semestre nos EUA. Não é para menos. Hipnótico, assustador, brilhante são alguns dos adjetivos usados para descrever este thriller sobre um amor obsessivo e suas perigosas consequências. A trama tem início quando Guinevere Beck, que deseja ser escritora, entra na livraria do East Village onde Joe Goldberg trabalha. Bonita, inteligente e sexy, Beck ainda não sabe, mas é a mulher perfeita para Joe, que, a partir do nome impresso no cartão de crédito de sua cliente, passa a vasculhar sua vida na internet e a orquestrar uma série de eventos para garantir que ela caia em seus braços, fazendo com que tudo pareça obra do acaso. À medida que o romance entre os dois engrena, porém, o leitor descobre que Beck também guarda certos segredos e os desdobramentos desse relacionamento mutuamente obsessivo podem ser mortais.









Galerinha essas foram as minhas escolhas como decepção do ano.Vou falar brevemente sobre o motivo deles terem sido escolhidos:


Você tinha tudo para ser um thriller incrível,mas a narrativa completamente descritiva com falta de diálogos ao longo da história travou demais o desenvolvimento do livro.Por muito pouco não foi uma leitura abandonada.

Warriors foi uma leitura extremamente travada e confusa.Os acontecimentos não faziam sentido,os personagens não conseguiram capturar o leitor para pelo menos me chamar de volta para a história.É o tipo de livro que você termina e se pergunta:é isso mesmo?

Strawberry Fields Forever tinha um enorme potencial para emocionar o leitor,principalmente os fãs de Beattles,mas encontrei aqui uma história rasa,com personagens que não conseguiram me fazer ter empatia e um final em que o autor não conseguiu se recuperar.

Ponti foi o meu primeiro livro do Intrínsecos e olha que a sinopse é interessante,nos apresentando Cingapura e a autora consegue nos colocar no centro da história,mas o problema em si é a história.Você fica sem saber o porquê daquilo tudo.São 3 personagens que também não conseguem cativar e nem nos convencer.

Belas Maldições confesso que tem partes até interessante sobre o conflito entre Céu e Inferno,com algumas tiradas engrassadíssimas,mas que peca pela confusão que o autor colocou na trama.Chega um momento em que não conseguimos nos situar e isso prejudicou demais a leitura.

Geek Love é uma história aclamada por muitas pessoas,mas não funcionou comigo.O enredo é uma confusão extrema desde o início.Muitos personagens que aparecem na trama e simplesmente não acrescentam para a história,servindo para nos deixar muito fora do enredo.

A Mulher Silenciosa foi uma decepção não pelo enredo em si,mas pela previsibilidade que a autora nos mostra dentro da história.O suspense é interessante e tal,mas é algo que já vimos em inúmeros livros de thriller por aí de maneira mais surpreendente.

A Última Festa foi o meu grande fail com relação a thriller esse ano.Esperei demais da história mas o que a autora nos entregou foi uma trama com milhões de personagens,nenhum deles com proximidade do leitor,onde era claro as motivações e quem seria o responsável pelo acontecido.Mais uma fórmula que poderia ter dado certo se fosse abordada de outra forma,mas não deu.

A Garota da Capa Amarela estava indo muito bem até mais ou menos a metade da história,que é quando o autor simplesmente perdeu o comando da história,acelerando demais para terminar a história e talvez assustar o leitor.Não funcionou comigo.

A Desconhecida era mais um thriller com enorme potencial,mas é mais do mesmo,aquela fórmula que se o autor não tiver um diferencial de escrita a história não vai fluir e deixar o leitor no meio de uma trama que não vai acrescentar.



Então pessoal,curtiram a postagem?Não é que não vou recomendar esses livros,essa foi somente a minha opinião pessoal.Pode ser que qualquer um deles se torne o favorito de vocês,mas realmente pra mim não funcionou,infelizmente.
É isso então gente,espero muito que tenham gostado.
Me contem quais foram as decepções literárias de vocês do ano passado,se já leram algum desses livros....
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!






Créditos da imagem
Skoob
Na Pauta

0 comentários:

Postar um comentário