quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Resenha:Daqui Pra Baixo


Livro:Daqui Pra Baixo
Autor:Jason Reynolds
Páginas:320
Editora:Intrínseca
Tradução:Ana Guadalupe


Sinopse

Aos quinze anos, Will conhece intimamente a violência. Ela está no dia a dia do bairro, nos avisos para não voltar muito tarde, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Sussurros que agora falam da família dele, de seu irmão mais velho, seu herói.

"Daqui pra baixo" é a história de uma vingança contada pelo olhar do garoto cujo irmão foi baleado na rua onde ele mora. Um romance escrito em verso, que se passa em pouco mais de um minuto: o tempo que o elevador do prédio leva pra descer até o térreo, onde Will vai encontrar o assassino do irmão, vai apontar pela primeira vez uma arma na cara de alguém e vai atirar.

São só 67 segundos, mas nas circunstâncias de Will isso é muito tempo. Ele rememora as regras do bairro, sob as quais foi criado. A número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar ninguém. A terceira e mais importante, se fazem algo com você, você tem que se vingar. Quem as ensinou a Will foi Shawn, seu irmão, e agora ele foi morto. As regras são o que restou.

A cada andar, a cada parada do elevador, a porta que se abre e se fecha rebela um rosto diferente, todos do passado de Will. Nenhum o julga nem evoca moralismos, mas conforme eles surgem e vão ocupando a cabine, ocupam também os pensamentos e sentimentos de Will. Como exatamente ele vai manejar aquela arma? Ele sabe com certeza absoluta quem foi o assassino do irmão? Ele não vai errar o tiro? Cada rosto tem uma história de vida e de morte. Will, em questão de segundos, vai definir a dele.


Fala pessoal!Tudo certinho com vocês?Falei que tinha mais resenha para liberar,não falei?E essa é uma resenha de um livro tremendamente especial,que foi uma leitura completamente diferente das que costumo fazer,mas que mexeu demais comigo.O escolhido hoje é Daqui Pra Baixo,do autor Jason Reynolds,publicado pela editora Intrínseca.
Essa minha edição é do clube de assinatura do Intrínsecos.


Will acaba descobrindo que seu irmão foi assassinado,tamanha violência que ronda o local onde moram.Ele tem certeza de quem foi o responsável e sabendo onde o irmão guarda a arma,ele a pega e sai para fazer justiça com as próprias mãos,afinal uma das regras é:se fazem algo com você,tem que se vingar.
Com esse pensamento ele pega o elevador em busca do culpado.No período em que o elevador leva para chegar ao térreo,em cada andar uma pessoa já falecida que foi relevante na sua vida irá entrar e irá fazer com que ele passe a ter pensamentos conflitantes.
Ele terá coragem de ir até o final?
O culpado realmente é quem ele pensa?
E se ele estiver errado?


Sabem aquele livro que você não espera nada,quando pega vê que não é bem o seu estilo,mas que conforme vai lendo,a história te pega de uma forma surpreendente?
Pois é,foi isso que aconteceu comigo nessa leitura


"E quer saber
é estranho conhecer
alguém que você não conhece

e ao mesmo tempo

não conhecer
alguém que você conhece,

sabe como é?"


O livro é narrado em versos,estilo poesia mesmo.Quando vi isso eu sinceramente fiquei com um pé atrás,porque não me dou muito bem com poesias,mas mesmo assim resolvi investir.
E gente,que narrativa mais perfeita!
O autor em poucas palavras,com a história se passando em um único ambiente conseguiu deixar a história carregada de sentimentos e reflexões.

A história se passa inteiramente dentro do elevador,enquanto Will vai descendo.A cada parada alguém falecido com importância no passado dele vai aparecer e conversar com ele,fazendo com que ele repense algumas coisas.Essa escolha foi incrível!Não são passagens muito longas,elas tem o tamanho e tempo certos para que o autor consiga transmitir a mensagem e para que possa colocar aquela ponta de dúvida no personagem principal.
É claro que naturalmente sabemos quem será a última pessoa a aparecer para ele,isso não é nenhuma surpresa,mas mesmo assim quando isso acontece ficamos tremendamente emocionados.


"Sempre

desconfie de uma pessoa
que responde uma pergunta
fazendo outra pergunta.

Normalmente
normalmente
normalmente

é cilada."


Aliás se tem uma palavra capaz de definir a escrita nesse livro é:emoção.A escrita do Jason Reynolds é extremamente poética,muito bonita e muito próxima do leitor.
Sem falar na crítica social.Para quem não sabe o autor é negro,então ele coloca questões de preconceito e principalmente da violência contra os negros.Ele sabe abordar muito bem as questões raciais.E ele fala sobre isso de uma forma tão simples,mas que dá inúmeros tapas na cara do leitor.
Vários questionamentos são colocados ao longo das conversas que o personagem principal tem com as pessoas no elevador.Questionamentos que a gente consegue colocar para a nossa vida,situações que enxergamos na nossa rotina e nem nos damos conta algumas vezes.


"Será que dá

pra um só abraço
regenerar a pele
do tempo,
cada pedaço
cascudo e caleijado,
as partes secas
irritadas e 
irritantes,

e tudo que sangra?


A história vai nos falar bastante sobre a questão do olho por olho,dente por dente,mas acima disso ela vai falar sobre perdão,sobre conforto,sobre morte e principalmente:sobre a vida.
Como a história é narrada pelo Will,vamos tendo no início o mesmo sentimento que ele tem:raiva e revolta pelo que aconteceu com o irmão.Só que acima disso ele sente medo.Medo do que aconteceu,medo de que isso possa acontecer com mais alguém,medo de onde vive,medo da sociedade,medo da violência,medo de saber se vai conseguir voltar para a casa.Quem nunca teve esse tipo de medo pelo menos uma vez ao dia?É muito fácil nos identificarmos e nos colocarmos no lugar dele.Você sente a dor que o Will sente com a morte do irmão,mas sente de uma forma que realmente parece que é alguém real.

Algo que achei bem bacana foi a evolução do personagem em pouquíssimo tempo ao longo da história.Ele começa com um sentimento de revolta muito extremo e conforme as pessoas vão aparecendo no elevador e ele vai de fato pensando no que está prestes a fazer e todas as variáveis e consequências daquilo,ele acaba se transformando em um equilíbrio diferente.


"O tio Mark me puxou 
pra dar um abraço
mas como faz pra
abraçar o que te dá medo?"


Para finalizar,sei que algumas pessoas reclamaram do final que é aberto,mas acho que foi uma escolha inteligente do autor.A vida não é previsível,não é um roteiro programado por nós.Muitas coisas podem acontecer entre o início e o fim e muitas vezes acabamos não tendo muitas respostas para alguns questionamentos e atitudes.
Will tinha decisões a tomar,sim,mas diferentemente do início da história,ele agora tinha argumentos para qualquer decisão que ele viesse a tomar e não somente uma.
Eu prefiro acreditar no coração,na bondade e no amor que ele tem pelo irmão,mas quem vai saber a escolha dele,não é mesmo?
Só posso dizer que essa história foi algo lindo de se ler,com direito a alguns tapas na cara de uma forma direta e poética,sem agressividade.
E fica a mensagem:muita coisa pode mudar em pouco mais de um minuto.Jason Reynolds nos mostrou isso da forma mais bonita e cruel que há na nossa sociedade.
Livraço!Apenas leiam e tirem suas conclusões.


Então galerinha,curtiram a resenha de hoje?Espero muito que sim.Tenho certeza que esse é o tipo de livro que vai ficar na mente de vocês por muito tempo,afinal ele é extremamente atual e vai fazer brotar uma lágrima em algum momento da leitura.
De vez em quando tem promoção dele na Amazon por R$9,90.Fiquem de olho!
Gente por hoje então é só,espero muito que tenham gostado.
Me contem o que acharam,se já leram,se querem ler....
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

0 comentários:

Postar um comentário