segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Resenha:Uma Mulher No Escuro


Livro:Uma Mulher No Escuro
Autor:Raphael Montes
Páginas:256
Editora:Companhia das Letras



Sinopse

Um crime brutal cometido há vinte anos, uma única sobrevivente, o retorno calculado do assassino. Em quem Victoria deve confiar? Neste thriller psicológico, Raphael Montes une romance e suspense em uma narrativa intrincada e sedutora.

Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Seu refúgio é ficar em casa e observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, Rio de Janeiro.
Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar. Obrigada a enfrentar sua própria tragédia, Victoria embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta que a levará a zonas obscuras, mas também revelará as possibilidades do amor. Um psiquiatra, um amigo feito pela internet e um possível namorado — qual dos três homens está usando tudo o que sabe para aterrorizar a vida de Vic? E o que afinal ele quer com ela?
Na literatura nacional, Raphael Montes é unanimidade quando se trata de livros de suspense. Uma Mulher no Escuro traz sua primeira protagonista feminina e confirma o autor como um dos mais originais da atualidade — além de deixar o leitor intrigado do começo ao fim.


Fala galerinha!Como vocês estão?Espero que bem.Prontos para mais uma resenha nacional hoje?E para variar,é mais um thriller kkkkkkkk

Vamos conversar hoje sobre Uma Mulher No Escuro,último lançamento do autor Raphael Montes,publicado pela Companhia das Letras.




Victoria sofre com o que aconteceu no seu passado.Na infância alguém entrou na sua casa e matou seus pais,sendo por razões inexplicáveis,a única sobrevivente.

Anos depois,ela precisa aprender a lidar com seu passado,algo que não está sendo tão fácil.Ela sofre com pesadelos,tendo uma personalidade mais introspectiva e fazendo da sua casa um santuário de proteção.

O que ela não poderia esperar é que esse ambiente de proteção está prestes a ser derrubado.Alguém consegue entrar na sua casa e tudo leva a crer que se trata do mesmo assassino dos seus pais.

Agora ela vai precisar encarar o passado e juntar algumas peças se quiser sobreviver e descobrir a identidade do seu perseguidor.

Ele pode ser qualquer um.

Em quem confiar?


Não é muito novidade que Raphael Montes é um dos autores mais aclamados aqui do Brasil.Toda história que ele publica é fato que já quero ler.Então acaba sendo natural que a expectativa esteja lá no alto quando pego algum livro do autor.
E aqui acho que essa expectativa atrapalhou bastante.
Diferente dos outros livros,Uma Mulher No Escuro é uma história de thriller policial,com personagens que não são nem um pouco confiáveis,a começar pela nossa protagonista.


Victoria sofreu um trauma muito grande na infância e não sabemos o quanto isso pode ter influenciado nas suas escolhas,no seu comportamento e no seu caráter.
E isso provoca diversos questionamentos na cabeça do leitor,nos fazendo questionar a confiabilidade ou não na Victoria.
Por ser narrado em primeira pessoa vamos estar dentro da mente da Victoria,o que nos  mostra uma mulher confusa,com medo .Isso dá o tom de aflição em boa parte das cenas na história.


Um ponto que também senti falta aqui é o ritmo que normalmente o Raphael emprega nas suas histórias.Senti uma narrativa mais presa nessa história,principalmente no início,algo que não é muito comum.Isso não tornou a história chata,mas é uma diferença muito grande entre as histórias anteriores do autor,o que pode decepcionar alguns leitores.


Mas o que tinha de lentidão no início acaba se transformando completamente da metade do livro para o final.O ritmo é outro,as coisas vão acontecendo de fato,revelações são feitas,decisões são tomadas...e é nesse ponto que não consegui largar o livro.
O ritmo é outro e é onde conseguimos de fato imergir dentro dessa investigação,entendermos mais sobre a nossa protagonista e entender também o que aconteceu anos atrás.


O cenário é bem realista,tendo como pano de fundo diversos lugares conhecidos do Rio de Janeiro,então para quem é da cidade vai conseguir se identificar bastante com todos os locais mencionados.Sem falar que por ter esse cenário mais real é possível imaginar quem sabe uma adaptação,seja para filme ou seriado,acho que ficaria bem de acordo com a história toda.


E claro,precisamos falar do final.Ali Raphael Montes mostrou que de jeito nenhum perdeu a mão e o dom de surpreender o leitor.Não foi dos melhores finais dos seus livros,mas sem dúvida foi um final digno das suas histórias e também muito acertado com o que ele já tinha colocado no livro até ali.


Para finalizar,essa é uma história que para quem conhece o autor,vai ver um livro bem diferente dos escritos até então em relação a trama.Confesso que alguns thriller que ficam entre passado e presente na narrativa estão se tornando um certo clichê no mercado,mas ainda conseguem cativar e prender bastante o leitor,principalmente se forem bem trabalhados como foi aqui.
Não foi o meu preferido do autor,inclusive eu esperava outra coisa,mas para quem está querendo começar a ler Raphael Montes por um livro mais "leve" digamos assim,acho que esse é o ideal.


Então pessoas,gostaram da resenha de hoje?Espero muito que sim.Raphael Montes é um autor que gosto bastante,tenho todos os livros aqui e espero ter todos os próximos que ele lançar,mas até agora o meu favorito mesmo é Suicidas.Difícil demais superar aquele livro kkkkkkkk
Me contem se vocês já leram Uma Mulher No Escuro,se pretendem ler,se já leram outros livros do autor.....
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço e ótima semana para vocês!

3 comentários:

Nessa disse...

Oie
Eu li somente um livro do autor e já está na hora de ler outros. Gostei da dica.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Olha que eu já queria ler esse livro e fiquei com mais vontade ainda depois da sua resenha.
Pena que não foi seu favorito e eu sei que as expectativas às vezes atrapalham , masssssss se a narrativa pega o ritmo do gostinho de quero mais, os porquês são explicados e o final é surpreendente, vai para o topo da minha wishlist.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Caverna Literária disse...

Oi, Claudio!

Eu já imaginava que esse livro não era igual aos demais do autor por conta da premissa não tão sombria e também porque não vi muitas resenhas da obra. Mas fico feliz de saber que embora possua uma pegada diferente, a história ainda envolve e possui um bom ritmo. Quero conferir!!

xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/

Postar um comentário