quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Resenha:Quando Ela Desaparecer


Livro:Quando Ela Desaparecer
Autor:Victor Bonini
Páginas:272
Editora:Faro Editorial



Sinopse

Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria.

Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime.

Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer.



E aí gente!Como vocês estão?Espero que super bem.Vamos com mais uma resenha hoje?
E é a primeira resenha de um livro nacional no ano!
E o escolhido não poderia ser outro que não o thriller nacional Quando Ela Desaparecer,do autor Victor Bonini,publicado pela Faro Editorial.


Kika desapareceu.Como se não fosse o bastante,ela desaparecer,essa não é a primeira vez que isso acontece com ela,o que acaba chamando muito a atenção de todos na cidade.
Tudo leva a crer que dessa vez não tem jeito,ela está morta.Uma das poucas pessoas que acredita que ela está viva é sua mãe,lutando com unhas e dentes para colaborar com os policiais nas investigações.Diversos atos em prol de justiça para Kika são organizados,principalmente na sua escola,muita comoção também inclusive na polícia por intermédio do policial Lauro.
Até que entra em cena o detetive Conrado,que promete novas atualizações sobre o caso e que vai sacudir completamente as investigações e promete responder a pergunta:onde está a Kika?


"Qual a arma mais letal do mundo?
Os segredos das pessoas."


Há quem diga que esse foi o melhor livro de thriller lançado ano passado.Há quem diga também que o Victor Bonini é um dos melhores autores da atualidade.
Se concordo com as afirmações?
Em parte com a primeira,mas totalmente com a segunda.
Já li os outros dois livros do autor que também foram publicados pela Faro Editorial e posso dizer que com certeza ele se tornou um dos meus autores favoritos.

Aqui temos uma narrativa um pouco diferente da que encontramos nos outros livros.A história é narrada como se fosse uma reportagem policial,uma investigação mesmo,com fotos e depoimentos de pessoas envolvidas e possíveis suspeitos do desaparecimento de Kika.
Em uma das partes temos o detetive Conrado conversando com a Maria João,mãe da Kika,tentando juntar os fatos da história.
A outra parte é o policial Lauro investigando todas as possibilidades,se alternando entre o primeiro desaparecimento da protagonista e o atual.

Como a história é contada em estilo reportagem,pouco a pouco vamos conhecendo mais sobre os personagens e suas personalidades,mas principalmente da Kika.A primeira imagem que temos é de uma menina mais estudiosa,que possui inúmeros amigos,que é super popular....ou seja,um exemplo de pessoas.Só que com o transcorrer da narrativa,vamos vendo que ela não é tão perfeita assim e pouco a pouco vamos destrinchando mais sua personalidade.Isso abre um leque enorme de opções para imaginarmos o que e quem poderia ter acontecido.

Falando em personagens,a maioria deles não é confiável aqui na história.A começar por Maria João.As atitudes dela mesmo com uma filha desaparecida era extremamente esquisita e forçada.Isso sem falar nas "amigas" do colégio de Kika que acabam aproveitando o desaparecimento dela para revelar outro lado da menina.
De uma forma bem sutil o autor acaba fazendo o leitor acreditar que qualquer um pode ser o culpado.Todos têm algum tipo de motivação para isso e muitos têm segredos a esconder.
E é esse clima de incerteza e desconfiança que vai deixando o tom do livro cada vez mais alucinante e viva.

Por sinal,esse é o tipo de história que é extremamente visual.Parece que o leitor está mergulhado em um daqueles programas de investigação policial estilo Linha Direta,indo junto com o narrador em busca de pistas que possam nos dar respostas.Inclusive daria uma ótima série.(alô Netflix!)
Aliás falando em pistas,se preparem:aqui o autor foi mestre em colocar pistas falsas a todo o momento.Em determinadas situações achei até exagerado e de certo ponto cansativa,afinal,são informações demais que acabam se destrinchando na nossa cabeça com essas pistas;

Talvez tenha faltado objetividade ao longo da história em algumas partes?Sim,faltou.Mas como não é um livro grande,são partes que acabam passando rapidamente pelo leitor,mas que acabam travando um pouco a leitura.
Outro detalhe que na verdade não me atrapalhou,mas de repente pode ser que seja um problema para vocês.A narrativa do Victor aqui vai e volta ao todo momento,em determinados pontos da história.Isso em primeiro momento pode parecer confuso nos primeiros capítulos,mas com o tempo o leitor acaba se acostumando.

E temos o ponto principal do livro:o plot twist.Quando finalmente achamos que sabemos o final da história,o autor vem com uma bomba,mas uma bomba que deixa o leitor desnorteado.É sério,eu li o parágrafo,fechei o livro e falei:não acredito!
E faz todo o sentido.Se formos ver tudo o que foi colocado como pista no decorrer do livro,o final estava ali,nas entrelinhas,só esperando o momento certo de ser revelado.

Para finalizar preciso falar do Conrado.O cara é um detetive brilhante.Ele consegue moldar a situação ao seu favor de uma forma magistral,sempre tendo o controle da situação.
Outro que merece destaque é o Lauro.O cara tem um senso de justiça extremamente forte e mesmo com o caso parecendo ter sido solucionado,ele não se dá por satisfeito e quer ir até o final para de fato descobrir a verdade.

No geral foi um livro que me pegou demais pelo final e pela forma como o autor me fez de trouxa o livro inteiro.Quando isso acontece em um thriller é sinal que o autor foi bem sucedido na sua proposta.E sem dúvidas Victor Bonini acertou em cheio conduzindo o leitor por um ambiente de mistério e segredo até a verdadeira verdade 
E fica a pergunta que só saberemos no final:onde está Kika?


E então pessoas,gostaram da resenha?Posso dizer que fui feito de trouxa pelo Victor Bonini com o final dessa história.Com certeza foi o melhor final de um livro dele e deu para ver como ele está com cada vez mais comando da sua escrita,comando da história e das ações.
Já é um autor que tem um espaço VIP garantido na minha estante,sem dúvidas.
Bom gente,então é isso,espero muito que tenham gostado.Me contem o que acharam,se já leram,se querem ler....
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

0 comentários:

Postar um comentário