quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Resenha:A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões


Livro:A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
Autora:Louise O´Neill
Páginas:224
Editora:Darkside
Tradução:Fernanda Lizardo



Sinopse

TUDO PARECIA CALMO E COMUM NA SUPERFÍCIE... MAS NO FUNDO ERA O INICIO DE UMA REVOLUÇÃO!

Esqueça as histórias sobre sereias que você conhece. Esta é uma história diferente — e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida.

Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena?

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões chega para trazer um pouco mais de contos de fadas para a linha DarkLove, da DarkSide® Books. Mas não do jeito que você espera; aqui, a história original de Hans Christian Andersen — e também suas versões coloridas e afáveis em desenhos animados — é reimaginada através de lentes feministas e ambientada em um mundo aquático em que mulheres são silenciadas diariamente — um mundo que não difere tanto assim da sociedade em que vivemos.

No reino de ilusões comandado pelo Rei dos Mares, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala, devem se encaixar em um padrão de beleza impossível e sempre sorrir. É neste cenário que a autora irlandesa Louise O’Neill apresenta uma história sobre empoderamento e força feminina. Com narrativa e olhar afiados, a autora ainda desenvolve aspectos do conto original que passaram batido, como o relacionamento de Gaia com as irmãs e as camadas complexas da Bruxa do Mar.


Fala pessoas!Como vocês estão?Espero que bem!
Vamos continuar com as resenhas?
Quero conversar com vocês hoje sobre um dos livros mais controversos de 2019.Quem amou,amou muito,mas quem odiou,odiou para valer.
Estou falando de A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões,da autora Louise O´Neill,publicado por aqui pela editora Darkside pelo selo Darklove.


Gaia está prestes a completar 15 anos,idade essa em que ela pode visitar a superfície e ver de perto o que tanto encantou sua mãe a ponto de fazer com que ela abandonasse a família.
Em contrapartida ela vai buscar uma alternativa à tirania do seu pai,um tirano machista que reprime completamente qualquer tipo de opinião feminina.Para o pai as sereias só tinham funções básicas:ser belas e ficar de boca fechada.
E é nessa jornada à superfície que ela se depara com um acidente envolvendo um grupo de jovens e criaturas do mar.
Ela acaba se encantando por um deles e fica completa e inexplicavelmente apaixonada por ele.
Gaia vai começar a pensar:foi por um amor humano que sua mãe sacrificou tudo?
Através da sua irmã ela vai saber que tem uma opção:a Bruxa do Mar pode fazer com que ela tenha pernas e vá rumo à superfície.
Mesmo com medo,Gaia resolve arriscar,mas é claro que tudo tem um preço e esse preço é a sua voz.Ela precisa também fazer com que o garoto que a salvou fique apaixonado por ela,ou então...........
Chegou a hora dela tomar uma decisão.
Uma decisão que pode definir sua vida.
Uma decisão de paz.
Uma decisão de guerra.


"A única coisa que sei é:quando alguém desaparece bem no dia do seu primeiro aniversário,sua vida inteira se transforma em um grande ponto de interrogação,em um quebra-cabeças que precisa ser montado."


Primeiramente preciso enaltecer essa edição que está mega caprichada.Por sinal acho que é uma das mais bonitas da Darkside.

Dito isso,vamos lá.Esse livro foi muito promovido como uma releitura feminista de A Pequena Sereia.Esse tipo de comparação é muito perigosa e pode colocar uma história toda abaixo.
No começo do livro a autora vai colocando algumas situações típicas de uma sociedade machista,onde inclusive podemos reconhecer algumas situações da nossa sociedade atual.Isso vai trazendo o leitor para perto da Gaia e das suas irmãs,criando uma conexão bem interessante com a personagem.

As atitudes da nossa personagem são atitudes de quem quer realmente mudar alguma coisa,de quem não se sente bem como aquilo tudo que está acontecendo,e nem com tudo o que está sendo imposto para ela e suas irmãs.
Esse inconformismo vai dando força a narrativa da autora,que por sinal é um ponto forte aqui.A escrita dela te envolve,te coloca dentro do fundo do mar e dos pensamentos da Gaia.As descrições que a autora faz do reino,os contrapontos que ela coloca entre o reino do mar e o terrestre também são muito interessantes e reais.Tão real que a gente acha de fato que sereias existem e que se for numa praia pode se deparar com uma delas.

Como a história é narrada em primeira pessoa,é fácil entendermos tudo o que se passa pela cabeça da nossa protagonista,suas dúvidas,suas mágoas,seus medos.
E isso fica muito evidente quando Gaia toma uma decisão e precisa abrir mão de tudo o que é mais preciso na sua vida para correr atrás dos seus sonhos:sua voz.
É comovente ver ela tentando se comunicar,tentando se expressar,se fazer ouvir no mundo humano e ninguém a entendendo.


"Por que eu ficaria ofendida?Ser chamada de gorda não é um insulto,pequena sereia.É tão sem sentindo quanto ser chamada de magra.São meras descrições."


No mundo terrestre ela vai ser obrigada a lidar com o preconceito pela sua beleza e lidar com situações que ela presenciou no mar que é o assédio dos homens contra as mulheres sem o seu consentimento.Aí ela vai começar a comparar os dois mundos e se questionar até que ponto a decisão que tomou foi a melhor.

Gaia é uma personagem que tem uma evolução muito gradativa ao longo da história.Ela vai lutar contra os seus medos,tomando atitudes sem pensar,muito em função do medo do que o futuro reservava para ela ao fundo do mar.
Só que essa evolução fica estagnada em um determinado momento e é onde ela volta a ser muito influenciável .


"Do quanto você está preparada para abrir mão em função de alguém que conhece tão pouco?"


Tudo ia se encaminhando bem,a leitura fluía,o desenrolar estava sendo interessante...tudo se encaminhava para uma personagem feminista extremamente forte,lutando pelo direito de igualdade entre as mulheres.Mas aí chegou a parte final e foi aí que a autora conseguiu perder tudo o que tinha construído até ali.Toda a proposta feminista que era a intenção no início se perdeu de uma forma terrível no final.
A autora tinha tudo para terminar esse livro com um final incrível,com uma mensagem bacana e um tapa na cara da nossa sociedade machista,mas ela vai contra o que o feminismo propõe que é a igualdade dos direitos entre homem e mulher.Ela simplesmente escolhe o caminho que infelizmente muitos homens (e mulheres também) acham que o feminismo trata:mulheres contra homens e vice versa.
Só aí ela conseguiu destruir toda a proposta do livro até então.Gaia que era uma personagem que poderia ser um símbolo de esperança para dias melhores,acaba sendo o símbolo de uma revolução que busca a vingança.


"Começo a me questionar se quando chamamos uma mulher de louca não devemos também avaliar a pessoa ao seu lado e ver o que o sujeito andou fazendo para levá-la a insanidade."


Para finalizar,a história visual é muito bonita,com descrições bem vivas e reais.A escrita da autora é muito leve e sonhadora,mas que tinha potencial para ter feito muito mais do que fez.Talvez a pressão de ser vendido como uma obra feminista tenha atrapalhado demais.A gente vê que a autora tem potencial,sabe construir cenários e criar personagens que faz os leitores sentirem,o que é muito importante na criação de personagens.Espero poder ler outros livros dela.
No geral foi uma leitura ok,que valeu mais pela escrita do que com a proposta da história que não foi bem executada.Se o final fosse outro seria um livro perfeito em vários sentidos,mas enfim.
Quem tem interesse em lê-lo tenham em mente que não é aqui que vocês vão encontrar feminismo,não vão com essa expectativa.
Aproveitem a magia da história!


Então galerinha,curtiram a resenha de hoje?Espero muito que sim.Se for para avaliar o livro como um todo eu digo que foi uma leitura muito gostosa de se ler.Se for avaliar pelo final.....
Mas enfim,acho importante vocês lerem para tirar suas próprias conclusões,mas não se enganem:o que é mostrado aqui não é feminismo.
Bom gente,espero muito que tenham gostado.Me contem se já leram,o que acharam,se querem ler....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

2 comentários:

Babi Bueno disse...

Oi Cláudio.
Eu meio que perdi o interesse por causa da resenha de uma menina no YouTube ,Beatriz Paduleto,que ela falava sobre o feminismo ter sido retratado de uma forma errônea ali.
Mas pela resenha dela tive impressão que era o livro todo ,rs.
Amei a sua resenha

Beijos

Mundinho quase perfeito

Leyanne disse...

É uma obra muito bonita, mas após ver tantas resenhas negativas acabei perdendo o interesse.

Beijos

Imersão Literária

Postar um comentário