quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Resenha:Confissões


Livro:Confissões
Autora:Kanae Minato
Páginas:192
Editora:Gutemberg
Tradução:Rogério Bettoni



Sinopse

Seus alunos mataram sua filha. Agora ela quer se vingar.

O mundo da professora Yuko Moriguchi girava em torno da pequena Manami, uma garotinha de 4 anos apaixonada por coelhinhos. Agora, após um terrível acontecimento que tirou a vida de sua filha, Moriguchi decide pedir demissão.

Antes, porém, ela tem uma última lição para seus pupilos. A professora revela que sua filha não foi vítima de um acidente, como se pensava: dois alunos são os culpados. Sua aula derradeira irá desencadear uma trama diabólica de vingança. Narrado em vozes alternadas e com reviravoltas inesperadas, Confissões explora os limites da punição, misturando suspense, drama, desespero e violência de forma honesta e brutal, culminando num confronto angustiante entre professora e aluno que irá colocar os ocupantes de uma escola inteira em perigo.

Com uma escrita direta, elegante e assustadora, Kanae Minato mostra por que é considerada a rainha dos thrillers no Japão.

Você nunca mais vai olhar para uma sala de aula da mesma maneira.


E aí gente,como vocês estão?Prontos para a primeira resenha do ano?Resolvi escolher a minha última leitura de 2019 porque preciso muito falar dessa história com vocês:Confissões,da autora Kanae Minato.
Comprei esse livro em uma promoção na Amazon (que por sinal acho que continua) porque me interessei pela sinopse.Só não esperava encontrar tanto em tão poucas páginas.


Começamos com a professora Moriguchi,que aparentemente está em um dia de aula comum.Mas nada é comum nesse dia.Ela recém acabou de perder sua filha em um acidente....acidente?
Antes de pedir demissão ela resolve dedicar esse último dia de aula a ensinar uma última lição e revelar que sua filha foi assassinada e que os responsáveis são alunos da turma.
E nessa aula ela vai ensinar muito mais do que eles gostariam de aprender.....um ato vai definir para sempre a vida de algumas pessoas.
Vingança?Acerto de contas?Lição?Justiça?
Só sabemos uma coisa:algo vai acontecer....


Quando peguei esse livro para ler,poucos dias antes do fim do ano,peguei sem nenhum tipo de pretensão,afinal eu já tinha lido minha tbr do ano e fui ler esse bem tranquilamente.Só que conforme comecei a ler fui sendo sugado por um buraco com sensações e morais que me assustou de uma forma que vai além do terror.


"Se vocês têm tanta simpatia por alguém com aids,por que chegaram para trás quando descobriram que a professora aqui na frente transou com uma pessoa infectada com HIV?"


Desde o começo conforme a professora Moriguchi vai contando sua história,vamos percebendo que ela guarda um ressentimento muito forte dentro de si e um desejo de que os responsáveis pela morte da sua filha sejam punidos.Mas até então o que podemos imaginar é punição normal para crimes dessa natureza para menores de idade.E é aí que a história começa a surpreender e é onde várias questões morais são levantadas.

Ao mesmo tempo em que a professora vai contando tudo o que ocorreu,ela vai contando também um pouco do seu passado,da vida da filha,do seu ex esposo portador de HIV.A partir desses relatos vamos construindo toda a personalidade de Moriguchi e entendendo melhor como era a sua vida fora da escola,seu amor pela filha,seu cuidado e carinho pelo ex marido.

Se tem uma coisa que me chamou muito a atenção em todos os personagens dessa história,não só a professora,mas os responsáveis pela morte da criança e demais narradores (não posso falar mais,porque qualquer coisa vai soar spoiler),é a frieza.Não esperem muita empatia dos personagens uns com os outros.A autora conseguiu pegar o melhor sentimento humano e transformar em uma mistura de frieza e calculismo,pensando em vários níveis a frente de todos nós.Isso vai tornando a história um turbilhão de imprevisibilidade que vai chocando o leitor a cada página.


"Concluí que é preciso ter um julgamento,independentemente do quão horrível seja o crime.E estou pensando não em quem cometeu o crime,mas nas pessoas em geral,para que entendam o que aconteceu e evitar que façam justiça com as próprias mãos e cometam alguma arbitrariedade."


Embora o livro tenha menos de 200 páginas,essa é uma leitura extremamente tensa e pesada,que vai provocar inúmeras discussões internas e em muitos momentos a autora nos dá aquele tapa na cara nos fazendo repensar inúmeras opiniões sobre sociedade,sobre justiça,sobre responsabilidade.

Cada um dos personagens que vai narrando os capítulos (por sinal os capítulos são um pouco maiores que os normais dos livros) tem a sua conexão com tudo o que ocorreu e a forma como a autora vai amarrando tudo isso ao longo dos capítulos é brilhante.Simplesmente tudo está conectado e está bem na nossa cara,é só uma questão de mudar o ponto de vista.

Uma coisa que preciso destacar é a ousadia que a autora teve em trazer um tema tão forte como esse se passando em um ambiente escolar,tendo alunos em idade escolar envolvidos diretamente.Ela de fato não teve medo de pesar as medidas na hora de escrever e descrever e é isso que foi me deixando extremamente desconfortável ao longo da leitura.É diferente de qualquer thriller que eu já li,porque tem sentimentos pesados envolvidos e porque a história está toda ali,pronta,os personagens só vão nos contando aos poucos e dando inúmeros tapas na nossa cara.


"Era exatamente isso que acontecia durante a caça às bruxas na Idade Média.Acho que as pessoas em geral se esqueceram de uma verdade fundamental:Não temos o direito de julgar ninguém."


Mas sem dúvidas algo que vai deixar qualquer leitor de boca aberta,além do final que é extremamente bem trabalhado e impactante,é a forma como a professora Moriguchi escolheu para se vingar dos responsáveis pela morte da filha.Eu jamais imaginaria que qualquer ser humano fosse capaz de fazer o que ela fez,muito embora eu saiba que existem pessoas maldosas no mundo a ponto de fazerem o que ela fez,mas só a simples ideia de que isso pode ser possível é surreal e assustadora!

Para finalizar,quem curte thrillers,principalmente thrillers psicológicos,vai se fazer em casa com essa história.Quem não está acostumado a esse tipo de história,talvez esse não seja o livro para começar por conta da carga pesada da história.O livro é fino e eu demorei quase uma semana para ler,só para terem uma ideia do quanto essa história me deixou desconfortável.
Mesmo assim foi um livro que cumpriu bem demais o seu papel.Embora eu tenha discordado de muitas atitudes (muitas mesmo),entendi que tudo foi amarrado para chegar ao final que a autora queria.
Minha primeira experiência com a escrita da Kanae Minato e já quero ler mais!


Então galerinha,curtiram a resenha?É complicado falar sobre esse livro sem revelar alguma coisa.O mínimo detalhe pode ser um spoiler gigantesco!
Só deixo um alerta:quem for mais sensível a algumas cenas e fatos recomendo que não leia esse livro porque talvez não vá fazer bem,mas se vocês estão acostumados,aproveitem porque é um livraço daqueles de pirar a mente antes,durante e depois da leitura.
Pessoas,espero demais que tenham gostado da resenha.Dêem uma olhada na Amazon,acho que o livro ainda está por R$9,90.
Me contem o que acharam da resenha,se já leram,se conhecem a história...
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

1 comentários:

Nessa disse...

Oie
Ainda não conhecia o livro, mas teus comentários me deixaram curiosa. Eu adoro este tipo de livro, parece ser muito bom. E o preço está ótimo.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

Postar um comentário