segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Resenha:Ascensão

 


Livro:Ascensão
Autor:Stephen King
Páginas:144
Editora:Suma
Tradução:Regiane Winarski



Sinopse

Uma história fascinante, curiosa e comovente sobre um homem cujo misterioso problema ajuda os habitantes de Castle Rock a superar as diferenças e se tornar uma comunidade.

Scott Carey tem muito em que pensar ― o projeto enorme que pegou no trabalho; o casal lésbico que mora na casa ao lado e o cachorro delas, que insiste em fazer as necessidades no seu quintal; e a súbita e inexplicável perda de peso das últimas semanas.

Apesar de não querer ser estudado e examinado, Scott decide compartilhar a questão com seu velho amigo, o dr. Bob Ellis. Afinal, apesar dos números decrescentes na balança, sua aparência continua a mesma ― além disso, seu peso não varia quando está nu ou usando roupas pesadas, quando está de mãos vazias ou carrega algo no colo.

Não importa o que ele faça ou coma, Scott está cada vez mais leve ― embora não mais magro ―, e conforme seu peso se aproxima de zero, ele sabe que logo nada vai prendê-lo ao chão.

Scott não quer se preocupar com o que vem pela frente; ele ainda tem tempo para resolver todas as suas questões antes do Dia Zero, e por que não começar pelas mais difíceis? Por exemplo, encarando o preconceito que suas vizinhas têm sofrido da comunidade ― e dele ― e fazendo o possível para ajudar.

Amizades improváveis, a maratona anual da cidade e a misteriosa condição de Scott são a fórmula para grandes transformações. Incrivelmente alegre e profundamente triste, Ascensão é um verdadeiro antídoto para nossa cultura intolerante.



Fala pessoal!Como vocês estão?Espero que bem!Tivemos a notícia nesse fim de semana que a vacina finalmente está a caminho!Falta muito pouco agora,vamos aguentar,um passo de cada vez e vamos sair dessa crise louca!

Mas enfim,falei que essa semana retornaríamos com as resenhas e .....promessa é dívida!
E nada melhor que começarmos com um livro do mestre.Primeiro livro do King lido esse ano:Ascensão,um dos títulos mais recentes de Stephen King,publicado pela editora Suma.

Vamos conhecer aqui a história de Scott,um cidadão de Castle Rock que um dia percebe que tem algo errado acontecendo com ele:apesar de estar fisicamente com o mesmo peso de sempre,ele ao se pesar repara que diariamente está perdendo peso e mesmo que se pese com roupas,jóias, o peso mostrado é sempre o mesmo do dia.

Paralelo a isso,ele precisa se preocupar com o casal de vizinhas que aparentemente não gostam nem um pouco dele,e fazem o possível para demonstrar isso.
Sem falar no projeto que ele precisa entregar o quanto antes.
Ele só confia no seu amigo,dr Bob,que está disposto a ajudá-lo,mesmo não tendo ouvido falar de um caso de perda de peso parecido com o de Scott.
Começa assim uma corrida contra o tempo,mas quem irá ganhar?



Galera,primeira coisa que precisam ter em mente ao pegar esse livro:não,não é uma história de terror.É um história de relações humanas,de redenção,com viés político em alguns momentos,preconceito.E King falando sobre tudo isso é algo que no mínimo você precisa parar e prestar atenção.
São poucas páginas,mas cada uma delas é tão intensa nos temas,tão verdadeiras e diretas...o autor conseguiu passar o recado,com alguns toques de indireta política e social que achei particularmente incríveis!

Falando dos personagens.Quem me conhece sabe que o que mais admiro na escrita do King é a capacidade de criar personagens únicos,que conversam com você e com a história.Aqui não foi diferente.
Scott é um cara que de início está com uma preocupação extrema,mas que aos poucos vai aceitando sua condição e só quer deixar as coisas em ordem,começando pelo relacionamento com as suas vizinhas.
Por falar nas vizinhas,Deirdre e Myra são um caso à parte.Apesar do comportamento explosivo de Deirdree,ficamos muito próximos delas,principalmente pelas situações que elas passam por serem um casal.
O restaurante que elas possuem,por exemplo,está à beira da falência porque ninguém da cidade quer frequentar um local administrado por um casal de lésbicas.E acreditem:King foi bem direto em condenar essa atitude por parte do povo da cidade.
Como não gostar desse casal?As tiradas delas são incríveis,até mesmo as mais ácidas e explosivas!

O que posso dizer dessa história e sim,não dá pra falar muito porque como o livro é bem curto o risco de spoiler é grande,mas adianto que é um livro com muito sentimento e reflexão.De início a gente não percebe por onde o autor está nos levando,mas quando a gente chega no final algumas coisas começam a fazer sentido,mas é algo que ficam bem nas entrelinhas,algo que de repente não vai agradar muita gente.
E por falar em final....tem quem diga que ele é aberto,outras não.Na minha opinião: acho que essa foi a ideia do autor.Não duvido que ele revisite essa história,esse universo em algum futuro conto,mas pela proposta desde o início,considero essa história fechada.

Pra finalizar,quando estiverem lendo,reflitam em cada assunto que é abordado ao longo da leitura.Embora o King não explore 100% cada um deles,o recado é bem direto e com certeza não devemos ignorar.
Quem procura uma obra do autor que fuja do terror,do suspense,e principalmente que não seja calhamaço kkkkkkkkk , super recomendo essa leitura.
A escrita dele continua sendo algo à parte,mas aqui se preparem para um drama que vai contagiar vocês do início ao fim!
Ah, e um recado para os fãs mais atentos do autor:não pensem que a história vai ser igual a de uma outra dele, tá? (não vou falar pra não dar spoiler,mas quem é fã,já sabe qual é kkkkkk)


Então gente,gostaram da resenha de hoje?
Espero muito que sim!
Tem muita resenha pra colocar em dia por aqui,mas aos poucos a gente vai voltando à normalidade,não se preocupem.
Aliás,uma pergunta:tem algum livro ou algum autor específico que vocês gostariam que fosse resenhado aqui?Me contem nos comentários!
Galeriniha,por hoje então é só,uma ótima semana pra vocês e até a próxima postagem!
Grande abraço!

1 comentários:

rika disse...


Thanks and keep sharing great content.

R - HIJAB-STYLE.COM

Postar um comentário