quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Resenha:Crepúsculo


Livro:Crepúsculo
Autora:Stephenie Meyer
Páginas:416
Editora:Intrínseca
Tradução:Ryta Vinagre


Sinopse

Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, vez hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio.


Oi gente!Tudo certinho com vocês?Preparados para mais uma resenha?E a de hoje tem um gostinho de nostalgia no ar.Vamos conversar sobre Crepúsculo,da autora Stephenie Meyer,publicado pela editora Intrínseca.
Como vocês já sabem,pretendo reler toda a série esse ano,assim como fiz com Harry Potter ano passado e fazer resenha de cada um dos livros.


Bella Swan resolve ir morar com seu pai em Forks,cidade onde basicamente todos os dias são nublados e sem graça.Cidade pequena,escola nova...tudo isso a deixa extremamente preocupada,mas ela sabe que fez a escolha certa pela sua mãe.
Como Bella previu,os dias em Forks são super sem graça,mas seus colegas de escola estão loucos para se enturmar,a vendo como nova sensação na escola.
Mas tem um grupo que basicamente nem a nota:os Cullen.Edward,Rosalie,Jasper,Alice e Emmett.Tudo isso muda quando ela precisa dividir a mesa com Edward na aula de biologia e é aí que algo estranho acontece:ele praticamente a odeia,mas ela não faz ideia do motivo.
Após Edward ficar um tempo ausente da escola,ele volta e desse vez disposto a conversar com Bella e quem sabe,ser seu amigo.
E quando ela milagrosa e inexplicavelmente salva a vida de Bella,ela simplesmente sabe que o que aconteceu não foi natural,ela precisa de respostas.
O problema é que o perigo está mais próxima do que ela imagina....um amor capaz de colocar ela em risco está surgindo.Resta saber se ela está disposta a encarar as consequências....custe o que custar.


"Quando a vida lhe oferece um sonho muito além de todas as suas expectativas,é irracional se lamentar quando isso chega ao fim."


Sei que nesse momento muitas pessoas podem estar pensando:"caramba,ele leu Crepúsculo."Gente,me desculpem,mas não tenho o menor problema de falar que li a série e que ela fez com que eu retomasse a leitura de livros de vampiro.Não tenho vergonha nenhuma de falar que li e vou reler sempre que tiver vontade.Acho muita besteira esse preconceito com Crepúsculo,mas enfim...
Desabafo a parte,vamos falar sobre esse universo criado pela Stephenie Meyer.A escrita dela é muito fluida,mas algumas coisas dentro da história acabaram me incomodando.Uma delas foi a passagem de tempo.Ela dá uns intervalos do nada e quando vamos ver ela já está em outra cena.Se ela fizesse isso uma,duas vezes,ok,mas ela fez isso por diversas vezes ao longo da história.
Outro ponto que preciso questionar é o Edward.Não ele em si,mas a personalidade obsessiva dele.Claramente ele quer controlar tudo ao jeito dele,tomando inclusive decisões pelos outros.Sério,isso me irritou ao extremo.

Mas claro que tenho ressalvas positivas da escrita da autora.Ela tem uma forma um tanto quanto poética de contar a histórias,às vezes com uma linguagem meio que tirada de um romance de época ou até mesmo com um ar meio Shakespeare.Achei bacana porque deu uma junção do antigo com o moderno bem legal.
Outro ponto que preciso falar são os personagens secundários.Ela fez com que a maioria deles tivesse sua importância dentro do contexto desse primeiro livro,cada um a sua maneira,com direito a algumas revelações de um deles lá no final do livro.E olha que são muitos personagens,não deve ter sido fácil trabalhar com todos eles dentro da trama,então isso é um ponto mais do que positivo pra ela.


" - E então o leão se apaixonou pelo cordeiro.... - murmurou ele.
Virei a cara,escondendo os olhos enquanto me arrepiava com a palavra.
- Que cordeiro imbecil - suspirei.
- Que leão masoquista e doentio."


Talvez muitos possam achar os diálogos clichês e de fato são,mas acho que como coerente com a história achei que não foi tão problema sim.Mas quem tem muitos problemas com clichês,fica o alerta.
Em termos de cenários não tinha muito o que ser trabalhado por ora.Basicamente se restringe a escola,a casa da Bella e a casa dos Cullen,então a autora conseguiu explorar bem esses cenários,com algumas alternâncias interessantes e descrições o tempo todo,mas sem atrapalhar o desenvolvimento da história.

Falando um pouquinho dos personagens,acho que esse é um dos livros onde desgosto muito dos protagonistas.Mais do Edward do que da Bella.Apesar dela ser inconsequente,ela é cabeça dura e bate de frente diversas vezes com ele,não deixando que ele controle cada mínimo aspecto da sua vida,isso eu gostei nela.
Em contrapartida eu amei os personagens secundários.A Alice pra mim é a melhor de todas,não só por tudo que a envolve,mas pelo carinho e cuidado que ela tem com a nossa protagonista,com a família Cullen e sua sensibilidade com relação as pessoas.


"De três coisas eu estava convicta.Primeira,Edward era um vampiro.Segunda,havia uma parte dele - e eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue.E terceira,eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele."


Pra finalizar,essa releitura me deu uma nova perspectiva que eu não havia me atentado a primeira vez que eu li.O relacionamento entre Edward e Bella pra mim beira o relacionamento abusivo.Por muito pouco a autora não cruzou esse linha e isso é algo que merece ser falado.
Achei fofo as partes em que a Bella fica sem graça com alguma coisa.Achei fofo também alguns diálogos entre os dois com algumas declarações de amor,admito kkkkkkkkk
Quem espera uma história de vampiros com muito sangue,terror,pode esquecer.Aqui temos um romance sobrenatural adolescente,que começa lento,vai evoluindo ao longo da leitura,tem um plot twist interessante e consegue fechar o final do primeiro livro muito bem,com uma cena linda no final,sem deixar muitas pontas soltas.
Não é um livro genial e hoje tenho consciência disso,mas é uma história que envolve sem você perceber.E quando um livro consegue fazer isso é porque ele tem seus méritos.
Vou recomendar sempre a leitura da série (se é que ainda existe alguém que não leu kkkkkkkkk)


Então galerinha,gostaram da resenha de hoje?Foi muito interessante fazer essa releitura depois de tanto tempo.Li tão rápido quanto li na época e me envolvi da mesma maneira,mas dessa vez com um olhar diferente a respeito de cada situação,achei muito válido isso
Gente por hoje então é só,espero muito que tenham curtido.Me contem o que acharam,se já leram,se pretendem ler....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

2 comentários:

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio! Tudo bem? Eu também li a saga toda e ADOREI, não vejo problema nenhum em falar disso... juro que não entendo o preconceito em relação a eles.
Confesso que hoje não teria tanta vontade de ler, mas à época em que li achei o máximo, adorei os filmes e assisti diversas vezes, aliás. Parabéns pela resenha!
Beijos, Adri
Espiral de Livros

Luli Ap. disse...

Na época em que li confesso que adorei cada livro da série!
Também assisti todos os filmes.
Ainda lembro que era fã do time dos lobos ao invés dos vampiros rsrs
Hoje talvez não leria, masss apesar de simples e rápida acho ousada (as pessoas simplesmente não aceitavam nada que não fosse Anne Rice) a maneira como foi reinventada as crônicas sobre vampiros que brilham sob o sol e são bonzinhos.
Bjs Luli

Postar um comentário