quinta-feira, 24 de março de 2016

Resenha:Sobre A Escrita - A Arte Em Memórias






Título:Sobre A Escrita - A Arte Em Memórias
Autor:Stephen King
Editora:Suma de Letras
Páginas:256
Tradutor:Michel Teixeira
Skoob




Sinopse:

Sobre A Escrita traz uma visão prática da profissão de escritor,incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir.Mas este é também um relato pessoal;Stephen King baseia seus conselhos em memórias da infância e nas experiências do início da carreira:os livros e filmes que o influenciaram ;o processo criativo de transformar uma ideia em livro;os acontecimentos que inspiraram seus primeiros sucessos.







E fazia tempo que não rolava King por aqui!Percebi isso quando escolhia o título da resenha de hoje.Pra variar um pouco escolhi um livro não-ficcional,algo que nos faz sair um pouco daquela famosa zona de conforto.
E se procuram um livro pra sair dessa zona,Sobre A Escrita é mais do que recomendado.
Falar que o King é gênio,sabe construir tramas e personagens como ninguém é simplesmente desnecessário,senão ficarei horas escrevendo sobre isso aqui.Em Sobre A Escrita temos dois personagens:o próprio autor e o leitor.Aí vemos até onde a genialidade dele chega.
Por si só poderia ser um história chata,cansativa,sem ser carismática para o leitor,mas a forma como tudo é contado é brilhante em níveis que não consigo descrever..
Sobre A Escrita nada mais é que King nos contando um pouco sobre seu processo de escrita,manias,medos,vícios.Lógico que sua vida pessoal acaba se misturando a isso tudo,o que nos dá uma breve biografia do mestre.
E é como se o leitor estivesse passando uma tarde com o escritor,tamanha intimidade que a narrativa nos é apresentada.Em muitos momentos ele  escreve e você sente que ele está ali;momentos do tipo:"então,você não acha caro amigo?"






O livro é divido primeiramente em 3 prefácios,com o autor explicando um pouco sobre o que é o livro.Depois vem o Currículo,que nos é apresentado um pouco sobre a história do mestre,como ele começou a escrever e o que ele acha do processo da escrita.
Em seguida temos o Caixa de Ferramentas,no qual King nos apresenta a parte teórica da escrita,com algumas dicas sobre o que ele considera ser adequado e inadequado na hora de colocar suas ideias no papel.Indo desde uma simples ideia,até o uso de um simples advérbio.
Logo após temos o Sobre A Escrita,no qual ele nos mostra como organizar o nosso processo criativo,formas de produzir mais sem perder a qualidade.Ainda nessa parte ele não abre mão de nos relatar suas experiências.
Finalmente temos o Sobre A Vida,que é uma parte tensa.King nos relata o momento no qual ele sofreu um grave acidente e por pouco não escapou da morte.E foi justamente nesse período que ele conseguiu voltar a escrever.
Por fim,King nos mostra alguns rascunhos de sua época de repórter esportivo:as versões cruas,comparando com as edições revisadas.
No final encontramos uma lista dos melhores livros que o autor leu nos últimos 3,4 anos.



Considero esse livro uma leitura obrigatória,principalmente se você tem a ambição de se tornar um escritor.São dicas preciosas que com certeza vão engrandecer o trabalho.Mas fica a dica:apesar do autor ser um gênio,sinta-se à vontade para discordar dele em alguns pontos.Inclusive o próprio autor menciona isso.
O que ele coloca no livro são coisas que funcionaram e funcionam para ele,de repente para você não vai.Vamos saber filtrar para poder aproveitar da melhor maneira.
O que mais me fez feliz nessa leitura foi poder conhecer um pouco sobre o King pessoa,ao invés do gênio que conhecemos e aos poucos vemos o quanto ele passou até chegar aos dias de hoje.
Com relação as dicas,são valiosíssimas!!Com certeza é um livro pra ser lido,relido,realizar várias marcações.
Interessante é que em algumas dicas podemos comparar o uso claro e nítido em seus livros,principalmente em Misery,na minha opinião.
O autor sabe nos conduzir ao seu mundo,com diversas pitadas de realismo,humor sem parecer apelativo ou arrogante.É apenas uma parte de sua história sendo contada,tentando passar alguns ensinamentos para nós,amantes da literatura.
Livro de cabeceira obrigatória para todos os leitores e aspirantes a escritores?Sem dúvidas!!!





"Leio onde posso,mas tenho um lugar favorito,como você também deve ter - um lugar com boa luz e vibrações positivas.Para mim,é a cadeira azul que fica no escritório.Para outros,pode ser o sofá na varanda,a cadeira de balanço na cozinha ou talvez a cama - ler deitado pode ser uma maravilha,desde que a iluminação seja boa e a pessoa não seja dada a derrubar café ou conhaque nos lençóis."



"Relaxe.Fique tranquilo.Não vamos perder muito tempo aqui,porque não é preciso.Ou você absorve os princípio gramaticais da sua língua nativa por meio de conversação e leitura,ou não absorve.O que as aulas no colégio fazem (ou tentam fazer) é pouco mais do que dar nome aos bois."



"No nível mais básico,estamos apenas discutindo uma habilidade aprendida,mas acho que concordamos que mesmo as habilidades mais básicas podem criar coisas muito além de nossas expectativas.Estamos falando de ferramentas e carpintaria,palavras e estilo...mas,à medida que avançarmos,você fará bem se não esquecer que também estamos falando de mágica."



"Se você quer ser um escritor,existem duas coisas a fazer,acima de todas as outras:ler muito e escrever muito.Que eu saiba,não há como fugir dessas duas coisas,não há atalho."





Gente essa leitura é mais do que recomendada.Se você tem dúvidas sobre se tornar ou não um escritor,dê uma lida em Sobre A Escrita e depois de ter absorvido cada palavra,cada sentimento,cada essência,responda a si mesmo,vocês acharão a resposta,não tenho dúvidas!
E para o leitor que não tem essa pretensão,será uma leitura de enriquecimento e aprendizado que levaremos para o resto da vida.
Então gente,era isso que queria passar para vocês hoje.
Espero muito que tenham gostado e por favor leiam King!!!hahahahahahahaha
Nos vemos na próxima postagem!!
Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário