segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Vamos falar sobre:Maratonas Literárias



E aí pessoal!Tudo bom?Curtiram bastante o final de semana?
Era pra eu ter postado ontem (como já virou normalidade por aqui,postagens sextas,sábados e domingos),mas não fiquei em casa,mas por um bom motivo e que em breve renderá postagem aqui.
Hoje me deu vontade de trazer um debate,uma troca de opiniões até pra ver o que vocês acham do tema.
Normalmente procuro de vez em quando trazer essas discussões aqui no blog.

O tema que escolhi pra esse debate foi maratonas literárias.
Inúmeros blogs e canais promovem maratonas,sejam elas 24 horas,verão,inverno......
Muita gente é contra essa prática,mas muitos são favoráveis.
Mas qual seria minha opinião sobre isso?
Só lembrando,não existe certo ou errado,é apenas uma troca de opiniões e esse é meu ponto de vista,sintam-se à vontade pra concordar ou não,sem problemas :)

Costumo participar de duas maratonas específicas:a de verão e a de inverno,ambas organizadas pelo Victor Almeida do canal Geek Freak.
Pra mim,esse tipo de iniciativa ajuda bastante.Não fico me cobrando rapidez nas leituras.Já me cobrei bastante,mas hoje em dia prefiro ir mais devagar.
Gosto muito de aproveitar essas maratonas pra tirar alguns livros da estante que normalmente eu enrolaria pra ler.Inclusive essa última que participei,consegui ler alguns que eu só pensava em ler muito mais pra frente,se é que eu leria ainda esse ano.Acho esse lado o máximo!
E ainda tem as interações nas redes sociais,que nos permite conhecer outras pessoas,discutir um pouco mais sobre o livro que está lendo....

Tudo isso é muito bonito,mas então qual seria o lado negativo em participar dessas maratonas?
A meu ver,tudo depende muito do leitor.A partir do momento que você encara como obrigação,não tem como dar certo ou achar positivo participar.E mais ainda:a chance de mais pra frente você ter uma ressaca literária é gigantesca!
Mais do que ler,é necessário aproveitar e curtir o momento,e não tomar como obrigação.A pior coisa para um leitor é ler empurrado,sem vontade,apenas por que está sendo "obrigado" a isso.
Se arrependeu do livro que escolheu?Deixa ele de lado,pode não ser o momento pra ele,escolha outro.
Permita se divertir,aproveitar cada momento,nada de ficar paranoico achando que DEVE ler determinado livro em determinado tempo.Cada leitor sabe a sua forma de ler,não abra mão do seu estilo só por causa de alguém,alguma coisa,ou algum evento.Esteja confortável com o seu próprio ritmo de leitura.
Não se deixem influenciar porque tem alguém participando e está lendo mais rápido que você ou até mesmo já terminou a meta;Parabéns para essa pessoa,mas ela não é você,entenda isso e siga seu próprio ritmo.E o mais importante:divirta-se!
Se entenderem que participar da maratona é um momento de descontração e diversão,então com certeza irão aproveitar o máximo!
Particularmente continuarei participando,sem nenhum tipo de pressão.A partir do momento que eu perceber que mesmo inconscientemente estou me cobrando,paro um pouco,se for necessário até fico sem participar.No momento em que eu não encarar o momento de leitura como lazer,prefiro ficar um tempo sem ler pra voltar depois com tudo!

É isso gente,espero que tenham gostado da discussão de hoje.Espero que de alguma forma eu possa ter ajudado.Quero saber a opinião de vocês!
Já participaram de alguma maratona?O que acharam?Participariam de novo?Recomendariam?
Galerinha,por hoje foi só,não deixem de curtir a página do blog pra saber das novidades e seguir também!
Até a próxima postagem!
Grande abraço!



Créditos da imagem:
Twitter Maratona do Livro

4 comentários:

Nessa disse...

Oie
Eu acho muito legal maratonas, apesar de participar pouco por falta de tempo.
Mas já participei nas ferias de inverno quando eu não trabalhava e estava de ferias da facul, cheguei a ler 14 livros. Já participei tbm de uma de 24h bem legal, mas esta nãi deu muito certo.
Estou pensado em fazer uma maratona agora no próximo feriado. Acho que pra ser legal tem que ser um momento de prazer.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

Bia Gonçalves disse...

Oi Cláudio! Adorei o tema, e sou completamente a favor da sua opinião. Particularmente, não participo de maratonas, a não ser em casos usuais, qdo é uma turminha de blogueiros conhecidos, que acaba tendo esse clima gostoso de descontração.
Estou participando de um clube de leitura, começamos esse mês, tudo novo ainda, mas a experiência está sendo ótima.
Beeijos
http://lua-literaria.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
Também acho.É uma iniciativa bem legal e divertida,desde que o leitor não se cobre tanto.
14 livros??Mandou super bem!!
Será que ainda consigo fazer maratona 24 horas?É algo a se pensar kkkkkkkkkkk
Feriado é o melhor momento pra essas maratonas,mas sempre sendo um momento de prazer,lógico!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Bia!
Que bom que gostou!
É isso que acho legal nas maratonas,a interação entre os leitores,entre os blogueiros.De repente você não tem ninguém com quem comentar sobre um determinado livro,mas aí na maratona você acaba achando uma galera que por coincidência está lendo o mesmo livro que você,isso é muito legal!
Clubes de leitura são muito bons.É sempre legal se reunir pra falar um pouco mais sobre literatura,sobre um determinado livro,trocar opiniões....adoro isso!
Beijos!

Postar um comentário