terça-feira, 8 de agosto de 2017

Dicas:Bienal do Livro 2017



Oi gente!Tudo bom com vocês?Vamos começar então o especial Bienal do Livro,finalmente!!
Amo fazer essas postagens,principalmente porque já vai me deixando e deixando vocês também na expectativa pelo melhor evento do ano!
E pra começar resolvi fazer assim como no último ano,dar algumas dicas pra vocês,com base em minha experiência de Bienal.
Frequento a Bienal do Rio desde 2001,na época com 11  anos,agora com 27 aprendi muita coisa e adoro compartilhar com vocês.
Vamos então começar os trabalhos?



1-Roupas 

Gente,lembrem-se que o Riocentro é enorme!Andar um pavilhão já cansa,imagina andar todos.Escolham roupas mais leves,calçados confortáveis.Lá é um local bem quente no calor,mas estamos com um tempo bem instável aqui,então cuidado pra não escolherem a roupa errada.Lembrem-se também que pode ser necessário correr muito pra pegar senha,então escolher a roupa e calçado certo é muito importante.




2-Local

O Riocentro é formado por pavilhões enormes!É bem fácil se perder lá dentro,então recomendo a imprimirem o mapa do local e com antecedência visualizarem mais ou menos onde vocês querem ir pra quando chegar no dia ninguém se perder.Só lembrando que as maiores editoras ficam no pavilhão Azul.




3-Transporte

O ideal é optar pelos transportes públicos.O local conta com estacionamento,mas não é nem um pouco barato.O dinheiro gasto com estacionamento dá pra gastar melhor lá dentro,seja com livros ou alimentação.
E opções não faltam:metrô,BRT,ônibus.....
Particularmente a melhor maneira que achei é pegar o metrô até a estação Nova América Del Castilho e lá embaixo pegar o ônibus 613 no ponto final que vai deixar na porta do Riocentro e o trajeto é mega rápido.




4-Livros

Eu sei que a tentação de comprar todos os livros é grande,mas pensem bem.Nem é só pelo lado financeiro (lógico que é importante kkkkkkkkk),mas imaginem vocês carregando um monte de livros pra cima e pra baixo durante horas e horas de evento?Imaginem o pessoal que vem de outros estados,imagina voltar com malas e malas de livros?Procurem sempre equilibrar




5-Compras

É difícil falar para um amante de livros se controlar em plena Bienal,mas controle é fundamental.Os livros lá dentro não são vendidos por um preço muito barato,muitas vezes são vendidos pelo mesmo preço das livrarias.Então antes de comprar,pesquise para que no final vocês acabem fazendo um bom negócio.




6-Planejamento

Na última Bienal sai comprando muitos livros por impulso,livros que ainda nem li por exemplo.O que recomendo?Façam sua lista de desejados e estipulem uma meta de compra.Antes de ir para o evento pesquisem na internet o preço dos seus desejados para verificar se vai valer  a pena comprar na Bienal.
Quem assim como eu dá preferência a pegar autógrafos,procurem dar prioridade em comprar os livros para autografar.




7-Alimentação

Tem muita variedade lá dentro.Muita mesmo,mas o preço....Quem costuma ficar o dia todo,acho interessante levar uma garrafa para encher com água (tem bebedouro lá) e alguns biscoitos ou sanduíches,já é uma forma de economizar.Quando for mais ou menos na hora do almoço procurem realmente um local para comer algo mais consistente para aguentar o ritmo do dia.




8-Segurança

Não é segredo que o Rio passa por uma crise de segurança.Cautela nunca é demais.Procurem deixar os celulares sempre no bolso,tirando só quando for necessário e não correr o risco de esquecer ele em algum local.Já vi casos de pessoas que perderam o celular simplesmente porque deixaram em cima de algum lugar e acabaram esquecendo.
Quem for de mochila,sempre fique de olho nela,nunca deixe ela fora do seu alcance de visão.Pessoal que opta por mala,mesma coisa e cuidado sempre na hora da saída.Quem tiver a opção de voltar de Uber é uma opção mais segura.




9-Pagamento

Busquem também levar dinheiro.Acontece às vezes do sistema de cartão sair do ar e demorar muito pra voltar,gerando um transtorno enorme.A internet não é muito boa por lá,então esse tipo de incidente pode acontecer,muito embora na última edição já foi bem minimizado.




10-Considerações Finais

No dia anterior a ida para a Bienal acho interessante rever o que vão levar para não ter nenhum tipo de dor de cabeça:livros para autógrafo,comida,documento.....
Até porque quem quer garantir senha para autógrafo,se prepare para acordar beeeeeem cedo,então ter tudo arrumado para o dia seguinte é sempre a melhor opção.
Não esqueçam de garantir o ingresso antecipadamente pra fugir das filas e entrar com maior tranquilidade. 
E fora isso,divirtam-se e aproveitem ao máximo esse evento único,que mexe com os nossos corações!!



É pessoal,essas foram algumas experiências de Bienal que quis passar para vocês.Lógico que nem todas elas podem ser que sirvam para todos,mas funcionou pra mim e de repente vai funcionar para vocês também.
Dessa vez não vou comprar que nem na última edição,vou priorizar os mais desejados e livros para autógrafos,não vou comprar por impulso kkkkkkkkk
Bem é isso,não esqueçam de comentar se curtiram as dicas,quais suas experiências com a Bienal....
E se preparem que vem mais coisa boa por aí!
Grande abraço!
Até a próxima postagem!



Créditos da imagem

Bienal do Livro

6 comentários:

Nessa disse...

Oie
Adorei as dicas, são muito válidas. Meu sonho é ir à Bienal.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
Feliz demais que gostou!
Você vai amar quando for,é um evento mágico!
Beijos!

ME Assessoria disse...

Ótimas dicas, queria tanto ir :(

http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Excelente post, de utilidade pública, todos deveriam ler.
Até favoritei aqui.
Afe que quando fui na primeira vez, me empolguei em comprar o que via pela frente, carreguei peso, nem fiz tanta economia assim e ainda andei horrores, perdi autógrafos porque não me organizei e quase passei fome com os preços proibitivos dos lanches kkkkk
Na segunda vez foi beeeeem melhor.
Na próxima vez vou levar sua lista de dicas impressa e me preparar com antecedência.
Obrigada por compartilhar
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Monyque!
Poxa,pena que não vai,mas deixa pra próxima!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Adoro fazer post de dicas da Bienal,acho mega importante!
A gente acaba se empolgando mesmo,sai comprando tudo,é só ver a palavra promoção que a gente compra mesmo e só depois pensa que não queria tanto aqueles livros assim kkkkkkkkkk
O melhor mesmo é se organizar pra conseguir equilibrar compras e autógrafos,sem sofrer muito.
Tomara que na próxima edição as dicas te ajudem!
Beijos!

Postar um comentário