terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Resenha:K-Pop - Manual de Sobrevivência


Livro:K-Pop - Manual de Sobrevivência
Autoras:Erica Imenes,Natália Pak e Baby Dewet
Editora:Gutenberg
Páginas:166



Sinopse

Você realmente sabe tudo sobre K-Pop? Se a sua resposta é não, venha conosco nessa incrível viagem pelo mundo pop coreano. Escrito de uma maneira simples e divertida, esse manual leva você a passear pela história da Coreia do Sul e por sua cultura, indústria de entretenimento, música e paixão. E nós te encorajamos a prestar atenção nos detalhes. O K-Pop é feito deles. Cada cor, cada conceito, cada expressão e ritmo significa um mundo de possibilidades, e garantimos que você não vai querer perder nada. O K-Pop mudou a nossa vida para melhor. Quem sabe não é exatamente disso que você precisa?




Oi pessoas!Tudo bom com vocês?Sim,quero colocar as resenhas mais ou menos em dia por aqui.Tá difícil porque deixei acumular muitas leituras sem resenhar,então não sei mesmo quando que vou conseguir normalizar,mas aos poucos vai dar tudo certo.
Dando seguimento então,hoje é dia de falarmos sobre um livro diferente de tudo o que normalmente eu leio,não só pelo estilo,mas pelo tema.
K-Pop - Manual de Sobrevivência é um livro escrito por três autoras fãs do gênero:Erica Imenes,Natália Pal e Babi Dewet (queridaaaaaa!!!),que vão apresentar pra quem ainda tem dúvidas sobre o estilo ou pretende se aventurar nele,curiosidades,bandas,músicas,expressões....enfim,o que é preciso para se iniciar e não se perder no mundo do K-Pop.


Por que ele é um livro que normalmente eu não leio?Porque é um livro mais informativo,sem uma história.Não é que eu nunca leia livros assim,só é raro,principalmente com o K-Pop como tema.
Nunca fui adepto do estilo,na verdade não curto muito as músicas,mas um fato contribuiu bastante pra que eu comprasse o livro e finalmente pudesse ler:Babi Dewet.Vocês sabem que leio tudo que ela escreve,sou fã sim,então resolvi comprar e ver no que ia dar.
E não é que a leitura acabou sendo muito mais proveitosa do que eu esperava?


Não vou dizer que terminei de ler e me tornei fã e talz,mas pelo menos pude abrir um pouco mais o meu leque musical  pra dar um espaço para conhecer melhor o K-Pop.
O bacana é que o livro não fala só do conceito estilo musical.Ele aborda a Coreia do Sul como um todo,passando pelo estilo de vida,culinária,vestimentas,pontos turísticos...é uma forma de conhecermos um pouco sobre a cultura do país,passando é claro,pelas bandas de K-Pop.
Muito interessante também foi a inclusão de expressões utilizada pelos fãs do gênero e que a primeira vista acabam nos deixando um tanto quanto confusos (sério,antes de ler eu me perdia todo hahahahahha),mas que as autoras tiveram todo o cuidado de separar uma parte do livro só explicando o que cada expressão significa.


Diferente de muitos livros de não ficção e informativos,a narrativa das autoras é muito dinâmica,parece que elas estão ali do seu lado conversando com você,ou melhor,parece que você está passeando pela Coreia juntamente com elas em uma conversa extremamente produtiva.
Deu pra perceber também o quanto as autoras são fãs do gênero e souberam explorar muito bem o conhecimento que possuem pra colocar com muita simplicidade,de um jeito que quem está inciando e não tem a menor ideia do que significa K-Pop  (assim como eu) possa entender perfeitamente.
Senti um pouco de dificuldade com relação aos nomes das bandas,porque são muitas as mencionadas,então acabei me perdendo um pouco aí,mas tirando isso a leitura fluiu super bem.
Terminei essa leitura com uma vontade enorme de visitar os pontos turísticos mencionados e mais importante:despertou novamente a minha paixão pela cultura asiática.Normalmente ouvimos falar muito sobre o Japão,mas a cultura coreana é muito pouco explorada na literatura,então achei super válida a inciativa que as autoras tiveram em nos mostrar esse lado.
Pra quem quer mergulhar no mundo do K-Pop,tenho certeza que esse livro vai ajudar e orientar muito vocês,principalmente por onde começar.
Até eu que não sou fã,depois da leitura fui pesquisar algumas músicas,algumas bandas e por incrível que pareça acabei até me simpatizando com algumas.
Aos poucos vou conhecendo mais esse mundo e quem sabe acabo me apaixonado também.


E aí gente,gostaram da resenha?É muito legal quando a gente pega um livro que nos tira da zona de conforto e no final ficamos com a sensação de que foi uma leitura proveitosa.
Pretendo me desafiar um pouco mais nesse sentido em 2018.
Galerinha então por hoje é só,espero demais que tenham gostado.
Não esqueçam de comentar e vamos debater.
Algum fã de K-Pop por aqui?Me deixem recomendações de bandas e músicas,please hahahahahaa
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

6 comentários:

Na Nossa Estante disse...

Oi Claudio, eu não li o livro mas acho a Babi um amor! Eu conheci o K pop no início dos anos 2000 mas ja faz muito tempo que não acompanho nada, seria lindo ter esse livro em mãos!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Acho que não leria o livro, masssssss amooo a Babi que é uma lindona e fiquei pensando que um livro informativo assim com uma narrativa dinâmica seria bastante interessante para conhecer o tema
E claro me apresentar umas músicas K pop que não é um gênero musical que eu domine!
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Luli Ap. disse...

Felizzzzzzzzz Natal Cláudio!
E um 2018 cheinho de novis, alegrias, amor, paz, sucesso e ... livros!!!!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Eu pensei assim também quando comprei,mas é a Babi,então lógico que eu leria mais cedo ou mais tarde kkkkkkkkkkkkk
Mas foi Fuma leitura super enriquecedora não só pelo por conhecer o K-Pop,mas por conhecer mais sobre a cultura coreana.
Feliz Natal pra ti também!Muitas felicidades,paz,amor e sucesso sempre!
Beijos

Cláudio Cabral disse...

Oi Mi!
A Babi é fofa demais né?
Sou muito fã dela,então nem pensei duas vezes em comprar esse livro,mesmo não tendo a menor intimidade com o K-Pop,mas foi uma leitura extremamente enriquecedora!
Pra quem curte o gênero é leitura obrigatória.
Beijos!

Babi Dewet disse...

AHHHH MEU QUERIDO! Obrigada por essa resenha fofa e carinhosa! Você é sempre incrível!!!!! <3333

Postar um comentário