sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Resenha:Não Me Abandone Jamais


Livro:Não Me Abandone Jamais
Autor:Kazuo Ishiguro
Editora:Companhia das Letras
Páginas:344
Tradução:Beth Vieira



Sinopse

Kathy, Tommy e Ruth são clones criados para doar órgãos. Tendo esse cenário de ficção científica por pano de fundo, e o triângulo amoroso como gancho, Kazuo Ishiguro fala de perda, de solidão e da sensação que às vezes temos de já ser "tarde demais". Finalista do Man Booker Prize 2005.
Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto esse internato idílico esconde uma terrível verdade: todos os "alunos" de Hailsham são clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição.
Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino - doar seus órgãos até "concluir". Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.





Oi gente!Tudo certinho com vocês?E olha que temos mais resenha hoje!E não é qualquer resenha,estamos falando simplesmente de um livro ganhador do prêmio Nobel de Literatura:Não Me Abandone Jamais,do autor Kazuo Ishiguro publicado pela editora Companhia das Letras.


O cenário é ficção científica à primeira vista,mas temos uma história muito mais profunda do que isso.
Kathy trabalha como cuidadora e já em fim de carreira,começa a relembrar e nos contar sua história dos tempos em que vivia em um internato.
Foi lá que ela conheceu Tommy e Ruth.
Aos poucos eles vão percebendo que tem algo errado com a sociedade e o comportamento das pessoas ao redor.
Os superiores da escola querem esconder coisas muito importantes,coisas que não querem que os alunos descubram.
Só que o nosso trio vai em busca de respostas....o problema é que eles não podiam imaginar o quanto a verdade pode ser dolorosa e mudar completamente o mundo como eles conhecem.



Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor.Recebi o livro de cortesia com a editora (obrigado Companhia!),após eles entrarem em contato pra saber se eu gostaria de recebê-lo.
Aceitei e fiquei muito feliz pela oportunidade de ler um livro vencedor do prêmio Nobel de Literatura.A curiosidade foi enorme pra saber o que ele tem de tão especial.
O clima inicial da história tem um quê de distopia com ficção científica,o que me chamou muito a atenção e fez com que as páginas voassem.
Só que conforme vamos lendo,a profundidade da mensagem do autor vai nos pegando de tal forma que isso vai incomodando a gente (no bom sentido!),nos fazendo questionar muitas coisas.Os questionamentos dos personagens acabam sendo os nossos,seus temores são os nossos e são perfeitamente transportáveis para o nosso mundo....e isso dá um certo medo.
Começamos a refletir o rumo que a humanidade está tomando,o quanto estamos ficando cada vez mais sozinhos apesar de estarmos rodeados por pessoas e o quanto a tecnologia vem se expandindo e contribuindo pra isso.
E o autor soube explorar isso de uma forma que realmente mexe com o leitor pouco a pouco e nos deixa com um sentimento de tristeza muito grande.A intensidade da história faz com que isso aconteça....a mensagem não é feliz,mas mostra um caminho que infelizmente é o que está acontecendo com a sociedade.
A narrativa do autor é praticamente uma poesia,uma história costurada e trabalhada com muita riqueza de detalhes,muita intensidade e emoção.
O leitor abraça os personagens porque o sofrimento deles é muito real pra gente.A escolha que eles têm que tomar são muito cruéis,muito fortes.
E no final.....o autor nos mostra que estamos mais sozinhos do que imaginávamos.
Sério,me bateu uma bad depois dessa leitura.....apesar de ser um livro pra mim relativamente curto ele é muito denso não na escrita,porque o autor consegue desenvolver muito bem a história,trabalhar o personagem e manter o leitor na expectativa dos acontecimentos,mas a mensagem em si é muito densa e quando vamos nos dando conta disso parece que sentimos desabar todo o peso emocional do livro em cima da gente.
Dizer se isso foi bom ou ruim?Depende muito do seu momento e se isso vai funcionar pra você;
Pra mim funcionou,me fez ficar mais conectado não só com a trama,mais principalmente com os personagens,mesmo não sendo da forma que eu esperava.
Kathy e Tomy são personagens com uma inocência e inteligência,que nos encantam a cada situação.Eles são feitos um pro outro,o autor vai levando tudo nessa direção.....ou será que não?Só lendo pra descobrir haahhahhahahaa
Ruth foi um personagem muito problemático pra mim.Ela me dava raiva,pena,mais um pouco de raiva....no final,a pena prevaleceu,mas não esqueci do quanto xinguei ela durante a leitura kkkkkkkk
Pela narrativa do Kazuo ser mais descritiva e poética,temos um desenvolvimento mais lento,o que me atrapalhou em algumas partes,principalmente no inicio.
Pra finalizar,esse é um livro altamente reflexivo,mostrando o quanto o ser humano pode ser cruel,com uma carga emocional pesada e muito intenso na sua mensagem,com uma narrativa linda e que fica como reflexão para a nossa sociedade.
Estejam preparados para essa leitura!
Ah,ia esquecendo:tem adaptação dele.O filme é de 2010,que conta com a Keira Knigthley no elenco.Ainda não tive o prazer de ver o filme,mas está na minha lista!





"É um momento gélido,esse,o da primeira vez em que você se vê através dos olhos de uma pessoa assim.É como passar diante de um espelho pelo qual passamos todos os dias de nossas vidas e de repente perceber que ele reflete outra coisa,uma coisa estranha e perturbadora."




"Porque em algum lugar,lá no fundo,uma parte de nós permaneceu igual:receosos do mundo em volta e - por mais que nos envergonhássemos disso - incapazes de deixar o outro partir de uma vez por todas."





É pessoal,gostaram da resenha?Espero que sim.
Esse é o tipo de livro que dá muito o que pensar e esse foi um dos motivos que acabou me fazendo gostar dessa leitura.Gosto de livros que não acabam depois da última página,que ficam na nossa mente e esse é um desses livros.Você vai ficar pensando nele por muito e muito tempo.
Mas o motivo principal mesmo de ter curtido a leitura foi a forma como o autor conta a história.É um tema triste,mas a poesia como ela é narrada é brilhante!
Recomendo a leitura,mas estejam no momento certo para ela.
Galerinha por hoje é só,não esqueçam de falar se já leram,o que acharam,se chamou a atenção.....vamos discutir um pouco mais sobre essa leitura!
Até a próxima postagem!
Grande abraço!

4 comentários:

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Fiquei chocada com essa da adaptação. Eu nem sabia.
Eu andei lendo umas opiniões divergentes sobre a história e até o momento não bateu a vontade de ler.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Só conheci a escrita do autor esse ano e me encantei com a maneira que ele passeia pelas palavras de modo tão poético e de forma que prende a atenção do início ao fim da leitura.
Apesar de que tb fiquei meio de ressaca após a leitura de NMAJ, ameeeei como foi inserido o sci-fi na trama sem em nenhum momento perder a humanidade.
Ou seria o contrário?
Sem dúvidas muitoooooo melhor a escolha do Nobel de literatura esse ano em relação ao ano passado.
Kazuo mereceu muitooo.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Eu também não,fui saber quando pesquisei um pouco mais sobre ele antes de aceitar receber da editora.E olha que a adaptação nem é tão recente assim!
É uma leitura diferente,realmente é complicado gostar de cara,mas no final dá pra entendermos a genialidade do autor.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Isso me chamou muito a atenção,essa narrativa dele tão carregada de sentimentos,tão poética...e assim ele vai nos levando assim até o final da leitura.
Impossível não ficar meio mal no final,principalmente quando a gente para pra pensar filosoficamente mais a frente...é triste demais,com muito sentimento!
O Nobel foi muito bem dado para o autor,foi totalmente merecido e agora consegui entender o porquê ele foi o ganhador.
Beijos!

Postar um comentário