segunda-feira, 26 de março de 2018

Resenha:Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


Livro:Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Autora:J.K.Rowling
Páginas:366
Editora:Rocco
Tradução:Lia Wyler


Sinopse

As aulas estão de volta a Hogwarts e Harry Potter não vê a hora de embarcar no Expresso a vapor que o levará de volta à escola de bruxaria. Lá ele reencontra Rony e Hermione, seus melhores amigos em Hogwarts e, para sua surpresa, é procurado pelo próprio Ministro da Magia. Sem que Harry saiba, o ministro está preocupado com o garoto, pois fugiu da prisão de Azkaban o perigoso bruxo Sirius Black. Para piorar a situação, os terríveis guardas de Azkaban, conhecidos por dementadores, estão de guarda nos portões da escola, caso Sirius Black tente algo contra Harry. Por fim, Harry tem de enfrentar seu inimigo para salvar Rony e obrigado a escolher entre matar ou não aquele que traiu seus pais.



Oi gente!Como vocês estão?Vamos com mais uma resenha hoje e vamos diretamente de volta para Hogwarts.Vamos falar sobre Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban,terceiro livro da série Harry Potter escrito pela nossa querida J.K.Rowling e publicado no Brasil pela editora Rocco.


Tudo parecia que seria melhor nas suas férias de verão.Os Dursley o deixavam em paz e Harry Potter ficava na dele,aguardando ansiosamente pelo retorno para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts.Ele só não poderia contar com a visita inesperada de tia Guida,irmã do seu tio Válter e que desde que ele era criança,tia Guida não perde a oportunidade de implicar com ele.
Como ele está indo para o terceiro ano da escola,ele tem direito a visitar o povoado de Hogsmeade,porém para isso é necessário que seu guardião assine uma autorização.Sendo assim,ele entra em acordo com tio Válter:se Harry for bonzinho durante toda a estada de tia Guida seu tio irá assinar o formulário.
Só que as coisas acabam dando errado,forçando que Harry fuja de casa.Ele só não esperava encontrar nessa fuga o próprio ministro da magia em pessoa que estava preocupado com ele.Sirius Black,conhecido assassino está solto e é um perigo para todos,mas principalmente para Harry.
Na volta a Hogwarts ele acaba descobrindo mais alguns fragmentos do seu passado que vão fazer com que nosso bruxinho preferido mais uma vez tenha que fazer escolhas mesmo contra todos os perigos.
O que será que nos aguarda nesse terceiro ano de Hogwarts?


Sou muito suspeito pra falar desse livro porque de todos da série esse foi o meu preferido.E tem alguns motivos pra isso.
Como estamos vendo sempre a perspectiva da história pelo Harry,acabamos ficando tanto no escuro sobre seu passado quanto ele próprio.
Então aqui nesse livro começamos a descobrir algumas coisas super importantes sobre o passado do nosso protagonista.E para essas descobertas o bacana é que em nenhum momento durante a leitura a autora utilizou do recurso de colocar flashbacks do passado.Tudo é contado dentro do tempo presente.Gosto quando isso acontece porque o flashback pode alterar o ritmo da leitura se não for bem utilizado.Como temos um pouco mais de ação nesse livro,acho que a autora fez muito bem em manter o ritmo da história.


Mais uma vez nossos personagens terão a amizade colocada à prova com algumas situações e discordâncias de opiniões ao longo da história.E nessas partes dá vontade de entrar na história e se meter no meio deles pra fazer com que tudo fique bem kkkkkkkkk
A evolução dos personagens é sentida aqui.Na verdade acho que nesse terceiro livro eles estão naquele limite da pré adolescência para adolescência,com mais responsabilidades nos estudos.
A autora soube trabalhar muito bem o lado mistério da história.Durante todo o momento ela deixa a expectativa no ar e no momento exato ela revela o que tem que ser revelado.Achei bem bacana porque a autora resolve tudo o que tem que ser resolvido naquele livro,amarrando tudo o que te que ser amarrado ali.Na verdade a J.K sabe fazer isso muito bem:ela amarra muito bem tudo o que ela quer contar naquele livro e no final ela já coloca algo preparando para o livro seguinte.


Aqui também vamos ter uma presença maior de personagens secundário,caso do Lupin que é o novo professor de Defesa Contra A Arte das Trevas e do nosso querido Hagrid.Ambos serão presenças constantes ao longo do livro e com participações importantes.
Preciso destacar também as emoções que vamos tendo com as situações pelas quais o Harry passa.Conforme ele vai descobrindo algumas coisas,nós vamos tendo os mesmo sentimentos que ele,nos colocando no lugar do personagem,ficamos indignados,tristes,revoltados,na torcida por ele sempre.E esse trabalho de emoções é feito de uma forma muito,mas muito bom.Não tem como não se colocar na pele do nosso bruxinho.


As cenas de ação são bem descritas,envolventes e levam o leitor a se colocar dentro do livro,vivendo tudo aquilo.E é bacana porque as cenas não são aceleradas de qualquer jeito.Conforme as coisas vão acontecendo,o ritmo vai sendo aumentado gradativamente,sem deixar o leitor desesperado ou num marasmo.Somos apresentados também a novos feitiços,novas aulas,novos personagens que vão se mostrando importantes não só para esse livro,mas para a sequência da série.Nada que a autora coloca é por acaso.


Pra finalizar,Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi um livro que me conquistou muito,pelo laço fortalecido entre os personagens,pelas partidas intensas de Quadribol,pelas aulas que são mostradas ainda mais (virei fã de um certo Hipogrifo hahahahahhaha)...enfim,é um livro que define muita coisa para o decorrer da série e que conquista pela simplicidade e maestria com que é escrito.É por isso que a magia dentro dele nos encanta sempre!


"Você acha que os mortos que amamos realmente nos deixam?Você acha que não nos lembramos deles ainda mais claramente em momentos de grandes dificuldades?O seu pai vive em você,Harry,e se revela mais claramente quando você precisa dele."





Então gente,gostaram da resenha de hoje?Espero que sim.Estou amando finalmente poder fazer resenha dos livros de HP pra vocês porque é uma série que mexe bastante comigo até hoje.Reler os livros então tá sendo tão bom,mas tão bom....`às vezes ameça bater uma ressaca literária,mas quando pego um deles e começo a reler,a paixão volta e a ressaca nem passa perto.
Bom galerinha,por hoje então e só,espero demais que tenham gostado.Não esqueçam de comentar o que acharam!
Vou indo nessa,até a próxima postagem!
Grande abraço!

10 comentários:

Diane disse...

Olá...
Eu amo de verdade essa série! Ela fez parte do inicio de minha adolescencia e meio que me botou nesse mundo literário, portanto, nem preciso dizer que é especial, né?Seu post me fez sentir uma nostalgia incontrolável!
Parabéns pelo post e pelo blog <3

Bjokas

http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Walter Segundo disse...

Harry Potter marcou muito! Oi, conhecendo seu blog agora. Estou seguindo! Gostei ;)

Blog: O Planeta Alternativo

Caverna Literária disse...

Oi, Claudio!

Adoreei a resenha! Os melhores livros são esses onde a gente tem vontade de entrar na história e interagir com os personagens. HP é demais, preciso criar vergonha na cara logo e ler!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Oii!
Ahhh como estou ansiosa para ler esse! É o meu filme favorito e com certeza que mais quero ler ♥ E essa edição? Queeero!

bjs
https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Tenho um carinho muito grande por Harry Potter e O prisioneiro de Azkaban é o meu livro e filme favorito da série/franquia, então é uma coisa assim memória afetiva sabe?
Fiquei encantada com sua resenha vou até favoritar aqui para rever 😍😍
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Diane!
Como não amar né?
Fez parte da nossa adolescência e marca até hoje.
Que bom!A mesma nostalgia que eu sinto escrevendo e relendo os livros quero passar pra vocês! :D
Obrigado :)
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi!
Verdade,continua sendo muito atual e marcando bastante.
Obrigado,fique sempre à vontade por aqui :D
Abraços!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!
Ahhhhh que bom!!
Verdade,quando a gente fica preso naquele mundo,parece que fazemos parte dele kkkkkkkkk
Lê sim,é uma série incrível,você vai gostar!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carolina!
É um dos melhores da série,acho que meu preferido!
O filme com certeza é o melhor kkkkkkkk
Essa edição em capa dura que a Rocco lançou foi perfeita!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Te entendo,funcionou pra mim dessa maneira também.Sem falar na nostalgia,lembrei até de quando vi o filme pela primeira vez kkkkkkkkk
Ahhhh que bom!!Adorei escrever essa resenha.
Beijos!

Postar um comentário