domingo, 29 de abril de 2018

Resenha:Simon Vs A Agenda Homo Sapiens


Livro:Simon Vs.A Agenda Homo Sapiens
Autora:Becky Albertalli
Páginas:272
Editora:Intrínseca
Tradução:


Sinopse

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. 
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. 
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.


Oi gente!Tudo bom com vocês?Vamos com mais uma resenha hoje,o que acham?Resolvi escolher um livro que li recentemente e que tem gerado inúmeros comentários por conta da sua adaptação cinematográfica.Estou falando de Simon Vs a Agenda Homo Sapiens,ou como ficou agora,Com Amor,Simon, escrito pela Becky Albertalli e publicado aqui pela editora Intrínseca.


Nosso protagonista Simon,é um adolescente gay,mas que reluta em assumir publicamente.Ele se comunica através de e-mail com um rapaz misterioso chamado Blue que mexe com seus sentimentos.
Ele só não contava que alguém da escola fosse descobrir essa troca de e-mails e é exatamente isso que acontece.
Martin descobre e aproveita isso para fazer com que Simon o ajude a sair com a sua amiga Abby,utilizando os e-mails como forma de chantagem.Caso Simon não o ajude,Martin irá revelar o seu segredo para a escola inteira.
Será que Simon deve ceder as chantagens ou simplesmente ignorar e deixar que seu maior segredo seja exposto para as pessoas?O que será que Blue irá pensar sobre isso?


"Mas estou cansado de sair do armário.Tudo que eu faço é sair do armário.Tento não mudar,mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças.Arrumo uma namorada.Tomo uma cerveja.E,todas as vezes,preciso me reapresentar para o universo."


Resisti por muito tempo em comprar esse livro.Não pelo tema,nem nada,mas é que a sinopse não havia me chamado a atenção suficiente pra investir na leitura.Mas como houve tanto burburinho por conta da adaptação para os cinemas,fiquei curioso em conferir.E fiquei super feliz em conseguir adquirir em uma promoção incrível por apenas R$9,90.Era a oportunidade que eu esperava pra começar a ler esse livro.
Simon Vs a Agenda Homo Sapiens é um YA bem leve de ser lido.A autora lida com questionamentos da adolescência,aceitação,primeiro amor,sentimentos.sexualidade,sociedade,opiniões e o quanto essas opiniões podem ter impacto nas nossas escolhas.
Pouco a pouco vamos vendo o crescimento de Simon em busca de quem ele realmente é,de auto aceitação e libertação.E não só Simon,as pessoas ao redor dele vão crescendo também por tudo que vai acontecendo com ele ao longo da história.
Simon é muito inseguro no início e isso vai ficando bem evidente ao longo da história.Aos poucos essa insegurança vai dando lugar a outros sentimentos.


"Não faço ideia de quem ele seja.Não tenho pista nenhuma.
Mas acho que estou me apaixonando por ele de novo."


Simon é um adolescente,mas que vive com esse segredo,sem contar para as pessoas que é gay.Ele não sabe como contar isso para os amigos e principalmente para a família,com medo do que vão achar e de como irão tratá-lo depois que ele se assumir para as pessoas.
A autora conseguiu criar um personagem muito fofo e muito simples,que dá vontade da gente entrar no livro e ser amigo dele.Simon tem uma sensibilidade muito bonita,que encanta demais as pessoas que estão ao seu redor.Sem falar que ele gosta da simplicidade da vida,de boa música,de bons livros,poesias e claro,biscoito Oreo.Por ele tudo na vida teria Oreo nas suas receitas (sou obrigado a concordar um pouco com ele kkkkkkkkkkk)


"E não consigo parar de sorrir.Há momentos em que realmente dá mais trabalho não sorrir."


O mistério que a autora constrói em torno de Blue foi super leve,nada que o leitor fique insanamente querendo saber quem ele é.Bate a curiosidade natural de descobrir a identidade dele,mas não ficamos obcecados com isso.Preferimos muito mais acompanhar como se desenrola o relacionamento entre Blue e Simon que por sinal é algo muito bonitinho.A autora conseguiu transmitir aquele sentimento nostálgico do primeiro amor,as inseguranças e medos que uma relação inicial trás para qualquer pessoa.
A escrita da Becky é muito simples,o que torna o livro muito rápido de ser lido.Ótimo inclusive para sair de ressacas.Não esperem uma reviravolta tremenda.Esperem sim uma história de amor sendo contada,de uma forma muito bonita e leve,com uma abordagem muito direta para o leitor.Na minha opinião a Becky conseguiu mostrar muito bem os dilemas da adolescência,cada medo e principalmente a questão da sexualidade que ainda é encarada com medo e como um certo tabu ainda nos dias de hoje.Um adolescente ou uma adolescente se assumir homosexual ainda choca muita gente,infelizmente e a autora conseguiu captar muito bem isso.


"... as pessoas são mesmo como casas de quartos grandes e janelas pequenas.E talvez seja mesmo uma coisa boa que a gente nunca pare de surpreender os outros."


Pra finalizar gente,essa foi uma história que não me impressionou,mas que no final me fez ficar satisfeito com o que tinha lido.A autora foi muito fiel as suas convicções do início ao fim do livro.Acho sim que os temas que ela abordou são super importantes e merecem ser mais explorados,principalmente pra galera adolescente lidar com algumas situações que são normais da idade.
Se teve algo que não gostei foi o ritmo que a autora deu a narrativa em alguns momentos,quebrando o clima em várias partes.Outra coisa que não gostei é que achei que ela demorou um pouquinho a dar uma resolução para o mistério,mas só um pouquinho mesmo,mas no geral não influenciou no todo.
Acredito que mais pessoas precisam ler essa história.Apesar de não ser mirabolante,é uma trama com muitas mensagens importantes que merecem ser compartilhadas com todos.
Se procuram uma história que vai fazer vocês se apaixonarem pelos protagonistas,pelo romance,esse é um livro que com certeza é mais do que recomendado.



Então gente,gostaram da resenha de hoje?Essa foi uma leitura muito bonitinha que fiz,que conseguiu me trazer de volta para aquele ambiente escolar,mas que ao mesmo tempo mostra a questão do bullying e de como damos importância demais a opinião das pessoas.
Foi uma leitura que conseguiu me fazer rir bastante,me deixou com o coração leve.Uma história bem bonitinha,de verdade.Não vejo a hora de ver a adaptação para o cinema.
Galerinha por hoje é só,não esqueçam de comentar o que acharam!
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

5 comentários:

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Não vou mentir... esperava bem mais da história, mas no fim foi uma leitura bacaninha.
Beijos
Balaio de Babados

Tamara Mansur disse...

Olá Claudio! Tudo bem?
Estou bem curiosa também por causa do filme! Gostei da sua resenha, gosto de livros assim que são bonitinhos e nesse estilo mais leve, mas que trazem reflexões importantes como essas questões de sexualidade e bullying.
beeijo
https://lecaferouge.blogspot.com.br/

Nessa disse...

Oie
Faz tempo que li este livro e lembro que super curti o enredo. Estou curiosa pelo filme.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Caverna Literária disse...

Oi, Claudio!

Adorei a resenha! Parece ser um livro que trata bem dos dilemas adolescentes em ambiente escolar e tenho vontade de conferir também, mas acho que vou esperar pra ver o filme primeiro!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Olha confesso que não tinha me interessado muito pelo livro nem filme, masssss sua resenha me deixou curiosa.
Mensagens fofas, sensibilidade e simplicidade, além de um mistério sempre me deixam com vontade de conhecer a narrativa.
E o protagonista gosta de música, livros, poesia e ... Oreo!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Postar um comentário