quarta-feira, 13 de junho de 2018

Resenha:Hex


Livro:Hex
Autor:Thomas Olde Heuvelt
Páginas:368
Editora:Darkside
Tradução:Fábio Fernandes


Sinopse

Toda cidade pequena tem segredos. Mas nenhuma delas é como Black Spring, o pacato vilarejo que esconde uma bruxa de verdade do resto do mundo. Os moradores sabem que não se deve mexer com ela. Assim como aconteceu com as bruxas de Salem, Katherine Van Wyler foi condenada à fogueira. Mas a feiticeira sobreviveu e continua rondando a cidade, mais de trezentos anos depois. Seus olhos e sua boca foram costurados, para impedir que ela lance maldições fatais. 
Os habitantes de Black Spring controlam seu passos através do HEXApp, um aplicativo de celular, 24 horas por dia. A vigilância constante aumenta o clima de paranoia na cidade, enquanto um grupo de adolescentes desafia as regras e resolve zoar a bruxa para ver se ela é tão perigosa quanto dizem...


Oi gente!Tudo bom?Hoje é um dia especial e sabem por que?Thomas Olde Heuvelt está aqui no Rio de Janeiro para uma sessão de autógrafos e lógico que estarei lá e mais pra frente trago pra vocês tudo o que rolou.Pra ir entrando no clima,vamos conversar sobre o livro do autor,o Hex,publicado pela caveirinha mais amada desse Brasil,Darkside.


A cidade de Black Spring tinha tudo para ser a típica cidade de interior onde todos se conhecem.Mas a ligação entre os habitantes é muito maior e mais estranha que isso.
Katherine Van Wyler é uma bruxa e vaga pela cidade há muito tempo.Como ela não morreu na fogueira,a única maneira que acharam de se manter a salvo da bruxa foi costurar seus lábios e olhos.
A regra?Jamais mexa com a bruxa.E para melhor controlar seus passos,os moradores locais criaram o HexApp,um aplicativo que monitora a todo momento onde a bruxa está.
Só que um grupo de adolescentes está farto de viver com medo e preso dentro da cidade e estão dispostos a enfrentar a ira de Katherine para isso.
Tyler é um desses jovens.Extremamente incomodado com a situação,por mentir para as pessoas que ama,por se ver preso dentro dessa situação.E ele não perde a oportunidade de enfrentar seu pai Steve para que tomem uma providência.
O único problema é que qualquer atitude pode desencadear a ira da bruxa....ou de outros poderes.....


"Você se adapta e faz sacrifícios.Por seus filhos ou por amor.Por causa de doença ou de um acidente.Porque tem novos sonhos...e,às vezes,por causa de Black Spring."



Sabem aquele livro que você compra e começa a ler com a sensação de que vai gostar?Assim começou meu caso de amor por esse livro.
A ideia do autor de colocar um elemento mais antigo com a bruxa e suas tradições dentro de um mundo moderno dominado pela internet e pelos smartphones foi brilhante.Os dois elementos se combinam muito bem,se complementando o tempo inteiro.
Desde o início já ficamos na expectativa pelo aparecimento da bruxa.E ela nem demora a aparecer.Fiquei um pouco confuso no início até me adaptar a um ritmo mais lento,com mais preparação do ambiente.E esse ambiente mais denso e sombrio foi se desenhando desde a primeira página.


"As pessoas acham esperança,consolo ou confiança ao fazer o sinal da cruz ou não andar embaixo de escada,assim como você encontra esperança e confiança oferecendo uma flâmula para a bruxa.A magia existe na mente daqueles que acreditam nela,não em sua verdadeira influência sobre a realidade.Até mesmo meu filho de treze anos de idade,que precisa aceitar o fato de que a realidade em Black Spring é apenas um pouco diferente do que em outro lugar,parece entender isso.Quem pode afirmar que conhece os próprios filhos?"


Começamos a perceber que tem algo errado dentro da cidade.Algo que pode ameaçar os habitantes.Ou seja:já sabemos de cara que vai dar ruim kkkkkkkkkk
Só que o autor vai nos apresentando aos poucos tudo o que vai contribuir para que a cidade seja o que é.Pra isso ele recorre a tática conhecida dos livros de suspense de voltar um pouco ao passado.O interessante é que ele não precisou utilizar a todo instante esse recurso e sim em pequenos momentos.
As descrições dos cenários e das cenas pode ser chocante pra quem não está acostumado com livros desse gênero.Dá pra sentir um certo arrepio na espinha,principalmente quando Katherine aparece.
Os personagens...o que dizer deles,sem dar spoiler?Acho que vocês podem esperar pessoas que estão dispostas a muitas coisas para defender o que acreditam.Por esse motivo nem todos são quem imaginamos e nem tudo é exatamente do jeito que achamos.
E quando percebemos isso é exatamente o momento que a história vai se tornando mais interessante.


"...existiam momentos que ficavam com você para toda a sua vida,e quase sempre tinham a ver com vida e morte.Este era um desses momentos."


As primeiras cem páginas são bem lentas.Demorei a me situar dentro do contexto,me ambientar aos personagens e definição de tempo.Mas depois que passei por isso a história fluiu super bem.
O mais impressionante pra mim foi como o autor conseguiu introduzir uma personagem bruxa que não fala e não enxerga,mas que provoca terror e repulsa só com seu aparecimento.Esse sentimento de medo sentido nos personagens a cada nova aparição de Katherine reflete muito no leitor.
Dá pra classificar a história como um grande reality show de terror,acho que essa foi a melhor definição que encontrei.Isso porque temos os grupinhos formados entre os habitantes,temos segredos não revelados,passos sendo monitorados....e famílias que não vivem exatamente em harmonia.



Tyler é um garoto inteligente,conseguiu perceber algo a mais muito antes do seu pai e conforme ele vai descobrindo fica nítido o sentimento de pavor,por mais que ninguém acredite nele.Só achei o Tyler rebelde demais sem saber exatamente as consequências dos seus atos.Comum da idade talvez,mas dentro do contexto achei que o personagem foi muito de peito aberto pra situação.
Steve,seu pai,foi o oposto.Ele se recusou a acreditar no que estava acontecendo.Mas quando ele descobre.....
Os personagens secundários também tem enorme influência no desenvolvimento da história.Muitos atos e acontecimentos transcorrem por conta deles,inclusive alguns com consequências desastrosas.
E o final.O autor se arriscou demais com o final mais aberto,porém a mensagem que ele coloca no final dessa história é coisa de gênio e a gente fica se perguntando como não enxergamos o que estava acontecendo bem debaixo do nosso nariz?No final de tudo a história dá um ótimo paralelo com o nosso mundo e isso no fim de tudo acaba dando mais medo ainda


Pra finalizar,Hex é uma história que entrega suspense,terror,horror,thriller psicológico,mas principalmente:o desenvolvimento de uma sociedade e suas consequências.Thomas Olde Heuvelt acertou em cheio numa história que entre o que se propõe e mais,com um enredo que surpreende e envolve a cada página,Impossível não se sentir em Black Spring,que por sinal lembra demais aquelas cidades dos filmes de terror que estamos acostumado a acompanhar.
E a edição?Que capricho é esse,produção!Darkside mais uma vez se superando em gênero,número e grau!
Só digo uma coisa pra vocês:não mexam com a bruxa,ela pode estar muito mais perto do que imaginam :)


Galerinha,gostaram da resenha?Super recomendo essa leitura,mas estejam preparados para algumas descrições fortes capazes de surpreender.Não esperem uma história de bruxa tradicional,vai muito,mas muito além disso.Não esperem uma história de grande agilidade.A história é lenta,daquele tipo para ser apreciada aos poucos,absorvendo cada mínima parte do mistério.
Mal vejo a hora de conhecer o Thomas e falar o quanto esses livro me surpreendeu.Aguardem que se tudo der certo em breve mostro pra você como foi o evento e o encontro.
Pessoas,então é isso,espero demais que tenham gostado.Não deixem de comentar o que acharam,se já leram,querem ler.....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

4 comentários:

Na Nossa Estante disse...

Oi Claudio! Estou bem curiosa com esse livro, apesar de ser bem medrosa tb rsrsr Eu acho que algumas narrativas quando são lentas nos prepararam bem para ambientação e parece que foi realmente o caso! Que bom vc curtiu, espero gostar tb!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Estou curiosa com esse livro e fiquei ainda mais instigada depois da sua resenha!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Babi Bueno disse...

Olá Cláudio

Achei a resenha do livro bem interessante.Mas eu não sei se leria hehe,eu sou bem medrosa .

Beijão

https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

Espiral de Livros disse...

Oi Claudio, tudo bem?
Eu só posso dizer que fiquei babando nessa resenha. Sabe, eu não sou uma leitora de horror, terror, suspense, thriller psicológico, apesar de ter me aventurado em uma leitura desse gênero nesse ano. Eu sou MUITO MEDROSA, muito mesmo! Bruxas e espíritos são meu pavor master, mas fiquei muito curiosa pra saber o que acontece nesse livro.
Vou colocar na lista de leitura, mas acho que vou me preparar muito antes de ler, hehehe.
Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Postar um comentário